12/22/2008

Texto da U Aveiro

Caros colegas:
Recebi para divulgação o texto abaixo, da autoria do Francisco Providencia da Universidade de Aveiro, para o qual chamo a vossa atenção.Carlos Aguiar

.......................

Primeiro esboço do projecto cuja correcção se solicita a todos (nomeadamente nas partes em que aparecem referidos).Freancisco Providencia

Contexto:
O progressivo envelhecimento da população justifica o desenho de novos produtos dedicados à ajuda técnica para uma existência da 3ª idade mais confortável. A medicina geriatrica confronta-se com novas necessidades cada vez mais frequentes, para o apoio à orientação e localização de doentes com alzheimer, para a ajuda na autonomia motora á alimentação em doentes com parkinson, na ajuda à deslocação motora a pessoas com necessidades especiais provocadas por artroses ou outras lesões neurológicas, ósseas ou musculares.

A tradição protectora de um Estado Providência de afirmação democrática europeia emergente no pós-guerra, garante que hoje haja uma vasta população de reformados europeus com elevada capacidade de compra, quando comparada com a de outras classes como a dos jovens licenciados em inicio de actividade.
A elevado número de necessidades na assistência aos mais velhos aumentará, quer com a sua idade, quer com o tempo decorrido, garantindo-se assim a perspectiva do seu futuro. A construção de pequenos artefactos para ajuda motora como andarilhos, carros de rodas manuais ou motorizados, moletas ou bancos portáteis, ou para outras ajudas tecnicamente mais sofisticadas como a geo-referenciação digital ou a geo-condução por voz, ou ainda a concepção de novos artefactos domésticos adequados a pessoas com deformações ósseas ou descontrolo neuro-muscular, constituirão a tipologia de produção industrial mais adequada aos recursos industriais instalados nas pequenas e médias industrias nacionais.

O domínio da metalomecânica ligeira (corte, transformação, soldadura, pintura e montagem de estruturas metálicas), da injecção em plásticos, da criação de pequenos dispositivos electrónicos e respectivo software, e da investigação necessária à criação de novos materiais, são evidentes aptidões nacionais, nomeadamente da tão cadenciada região do norte.

Surge assim a oportunidade para cruzar interesses individuais e institucionais entre diferentes agentes, potenciais promotores de novas soluções materiais.

Se por um lado o empresário João Marques, com uma vasta experiência internacional no negócio da saúde através da assistência aos médicos e às farmácias, está hoje dedicado à representação nacional de marcas estrangeiras de artefactos de ajuda técnica à geriartria (andarilho norueguês), por outro o doutorando Renato Bispo desenvolve estudos de investigação conducentes ao grau de doutor, orientado por Vasco Branco para a resposta do design à máxima diversidade (numa óptica da acessibilidade), integrados na Unidade de Investigação em Design ID+.

Outros investigadores colaboradores com a Universidade de Aveiro e também integrados na ID+, manifestaram o seu interesse em contribuir nas suas áreas de especialidade, para o projecto colectivo de novos artefactos, dispositivos e serviços de ajuda técnica: o designer Rui Costa, no tratamento visual de todo o tipo de informações, adequando graficamente o seu desempenho nesta classe de consumidores e a designer Teresa Franqueira, investigadora em design no Politécnico de Milão onde está a terminar doutoramento dirigido ao design de serviços, promotor de uma sociedade urbana mais criativa e socialmente mais coesa, apesar da sua anterior experiência industrial.
O designer Rui Roda também investigador no Politécnico de Milão e docente na Universidade de Aveiro, apesar da parca disponibilidade de tempo poderá contribuir como consultor do projecto.

O Centro Português de Design, presidido pelo Designer Henrique Cayatte, é co-fundador do ID+, constituindo um importante parceiro de creditação da sua actividade; a sua adesão e apoio ao projecto estará implícita na presença institucional do ID+.

Os jovens licenciados no DeCA Lina Letra (que ainda durante a sua formação já se mostrava interessada na presente temática), Guy Oliveira e Eduardo Noronha(designer com particular interesse quer pela capacidade criativa, quer pelo domínio técnico de ferramentas de modulação, quer ainda pela vasta experiência anteriormente adquirida em ambiente industrial de produção de mobiliário metálico), estariam disponíveis para desenvolver o projecto, sob orientação dos investigadores e antigos docentes.

O mestrado em Design no DeCA / UA (de que sou actual director), tem privilegiado o desenvolvimento de projectos de natureza estratégica para o desenvolvimento económico da região (através das empresas locais), que contribuam para uma maior qualidade de vida de todos e para a sustentabilidade do ambiente.Pelas privilegiadas condições universitárias, promove-se a integração nos projectos de novas tecnologias que o possam valorizar. Os alunos de mestrado têm, ao longo do seu 2º ciclo de estudos, duas disciplinas semestrais de projecto que também poderão dedicar-se ao presente tema.

A falta de um conhecimento tecnológico específico e a especialização da formação em design no desenho mais cultural das interfaces, obriga a que a sua formação seja mais carênciada em recursos técnicos tanto construtivos, como produtivos, para além de uma total inexistência de competências no cálculo da resistência dos materiais, ou na concepção de produtos digitais.

A associação do Design Studio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Universidade co-fundadora com Aveiro na criação do ID+), constituirá um determinante recurso para o êxito futuro deste projecto, se conseguir persuadir discentes e docentes de engenharia a colaborar.

A participação nas suas actividades do Designer Carlos Aguiar, constituirá uma importante ajuda na relação entre estas duas culturas tão distintas como são a Engenharia e o Design, gozando uma importante visão holística sobre a totalidade, já que foi durante 10 anos docente na Universidade de Aveiro, tendo contribuindo decisivamente para a sua actual cultura disciplinar e desenho curricular.

Parecem assim estar criadas as condições que justificam uma candidatura ao financiamento da investigação pela FCT através do ID+, como poderia ter cabimento uma outra candidatura simultânea ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007 – 2013), por poder contribuir para a política comunitária de coesão económica e social.

A experiência e talento recentemente confirmados pelo Governo Português, pela CCDR, Fundação de Serralves, e pela autarquia de Guimarães, do licenciado em Gestão Carlos Martins, Sócio-gerente da empresa de gestão de conteúdos culturais e turísticos Opium, faz da sua adesão a este projecto uma importante oportunidade quer para o seu financiamento pela comunidade europeia, quer para a sua aplicação experimental ao território de Guimarães na sua qualidade de capital europeia de cultura (2012), extraordinário veículo de comunicação internacional; Carlos Martins foi autor do estudo Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas na Região Norte (impulsionado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) e coordenado pelo especialista britânico Tom Fleming, que tem como objectivo a revitalização económica do Porto através da industrialização da criatividade como Sheffield, Amesterdão ou Barcelona.

Para fortalecer este projecto, faltará encontrar outras empresas parceiras para a industrialização dos produtos daqui resultantes. A empresa Rodi (distrito de Aveiro), com quem a licenciatura em design da UA tem colaborado, produz lava louças e jantes para bicicletas em aço inox, estando interessados em explorar o recurso a carbono como material de produção, o que poderia contribuir para uma maior leveza e resistência dos artefactos de mobilidade.

Docentes, investigadores, académicos e convidados que demonstraram interesse no projecto:
Carlos Martins Consultor e formador nas áreas de Gestão, Estratégia, Programação Cultural de Cidades, Dinamização Turística e Mudança Organizacional; Sócio-gerente da Opium, empresa de gestão de conteúdos culturais e turísticos; Autor do estudo Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas na Região Norte (CCDRN), com Tom Fleming; Doutorando em gestão cultural (?);

Designers licenciados no DeCA / Universidade de Aveiro, potencialmente interessados em participar no desenvolvimento dos artefactos: Lina Letra (tel. 939598395) Eduardo Noronha (tel. 914711936) Guy Oliveira

Francisco Providência (tel. 937570713) Consultor e formador nas áreas de Design de comunicação, ambientes e produto, Design estratégico e gestão do Design, consultor do Centro Português de Design; Professor Associado Convidado em Design e Director dos Mestrados em Design no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; Sócio-gerente da Providência design, empresa de design global, produção de conteúdos culturais e museografia;

Heitor Alvelos, Designer, doutorado em design e comunicação pela Royal College of Art (UK) e investigador em Design; Professor Associado em Design no Departamento de Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Avaliador nacional do ensino do Design e formador de Design ao nível do 2º e 3º ciclos. Director co-fundador da Unidade de Investigação ID+, creditada pela FCT;

Henrique Cayatte Designer diversas vezes premiado internacionalmente pela qualidade da sua obra; Co-autor e primeiro designer do jornal Público, e designer da última versão do Diário de Notícias e Jornal Jogo; Prémio Nacional de Design, CPD; Presidente do CPD - Centro Português de Design Professor Auxiliar Convidado no Mestrado de design, no DeCA / UA e investigador do ID+; Co-fundador do ID+, na qualidade de Presidente do CPD;

João Marques (tel. 969211120) Representante comercial da indústria farmacêutica com ampla experiência nacional e acompanhamento técnico internacional em congressos e conferências de saúde. Desenvolvimento de diversos projectos internacionais de comercio de produtos para a saúde. Representante nacional da marca Topro (Norueguesa) de andarilhos de apoio geriátrico.

Renato Bispo (tel. 962467693) Designer e docente de design no Politécnico das Caldas da Rainha; Doutorando em Design orientado por Vasco Branco, focalizado no desenho para a diversidade humana; Investigador e conferencista em Design universal e acessibilidade através do Design; Investigador do ID+;

Rui Costa Designer e docente de design no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; Director executivo do Mestrado em Design do DeCA / UA; Doutorando em Design orientado por Anna Calvera da Universidade de Barcelona, focalizado no Design de Informação;Investigador e conferencista do ID+;

Vasco Branco (tel….) Doutorado em Engenharia Electrotécnica com tese sobre interfaces gráficas de manipulação directa em ambiente virtual; Avaliador nacional das estruturas de ensino do Design e formador de Design ao nível do 3º ciclo. Professor Associado em Design, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; Director co-fundador da Unidade de Investigação ID+, creditada pela FCT;

Teresa Franqueira Designer e docente de Design no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; Doutoranda em Design orientado por Ezio Manzini do Politécnico de Milão, focalizado no Design de novas estruturas criativas e participativas nas
cidades colaborativas; Investigador e conferencista do ID+;