12/17/2008

Projectos para a "call" da FCT

Como base de reflexão sobre as iniciativas a candidatar a apoio da FCT gostava de avançar com duas grandes linhas já discutidas com a UA e o id+ e que poderiam ter a participação de investigadores de várias instituições e do DESIGNSTUDIOFEUP como infreaestrutura pivot.

Linha A - Projecto de investigação pluridisciplinar em Design de Ajudas Técnicas

Linha B - Investigação sobre "Metodologias de Projecto Cooperativo" em Design

Espera-se que primeira linha consiga congregar participantes da FEUP, UA, IST, CRPG, e se possivel uma empresa da área (Invacare?)em torne de uma projecto de investigação aplicada sobre um tema/produto de interesse no tocante ao desenvolvimento e fortelecimento da competitividade da indusstria nacional do sector.

A segunda linha visa abordar, questionar e optimizar os processos cooerativos de projecto, nomeadamente com a exploração de ferramentas de tele trabalho e comunicação simultanea em suportes electrónicos em equipas pluridisciplinares. Este projecto poderá debruçar-se, em teremos de recolha de material base para o estudo, sobre os resulstadso e processos aplicados no primeiro.

Dado que as duas semanas de aulas do Programa MIT PT na U Minho se iniciam a 5 de Janeiro, parece que os dias 29, 30 e 31 seriam fundamentais para agendar um encontro que permitisse "partir alguma pedra" sobre estas hipóteses.

Quem quer e pode participar?

Obrigado

Carlos Aguiar