12/05/2008

DESIGN STUDIO FEUP na U Aveiro

Conforme acordado desloquei-me hoje ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro para apresentar o EDAM do MIT PT e o DESIGN Studio FEUP aos alunos finalistas do 1º ciclo e alunos do 2º ciclo dos cursos de Design.

Na sequencia dessa apresentação ficou acordado com os docentes responsáveis que, como alicerce de plataforma de construção de possíveis cooperações futuras (quer inter alunos em projectos de iniciativa espontânea, quer em teses de mestrado ou doutoramento) o tema estruturante das “ajudas técnicas” seria utilizado no próximo Semestre para as disciplinas de Projecto em Design.

Esta iniciativa irá permitir o aparecimento de um considerável número de propostas, que oportunamente serão divulgadas na FEUP, com vista á identificação do potencial interesse de parcerias com alunos de Mecânica que queiram cooperar na vertente técnica e produtiva dos projectos.

Algumas dessas equipas (em função do seu dinamismo, empenhamento e oportunidade) poderão vir a serem aceites no quadro do Design Studio.

Espera-se que o abraçar de um tema estruturante permita, ao nível dos 2ºs ciclos, encontrar co-orientações cruzadas entre alunos e docentes das duas instituições que reforcem os resultados práticos do projecto.

…………………..

A outro nível foi reafirmado o interesse da U Aveiro estabelecer parcerias com a FEUP, em sede da unidade de investigação id+, no qual a UP já participa através do FBAUP (design de comunicação) e no seio da qual se poderá criar e desenvolver uma vertente de DP (design e desenvolvimento de produto) onde convirjam esforços de ambas as escolas.

Julgo que está agora nas nossas mãos dar corpo a acções concretas que alimentem e mantenham viva a chama que agora se acende.

Carlos Aguiar