12/04/2008

Informação a alunos e docentes

DESIGNstudioFEUP info #1; [2 Dezembro 2008]

Ao criar o DESIGNSTUDIOFEUP, a Faculdade de Engenharia estabelece condições para que, em ambiente integrado, alunos e docentes possam desenvolver projectos de índole pluridisciplinar, colocando à sua disposição, não só espaço e equipamento informático, a nível de hardware e software, como capacidade de mediação para que, quando solicitado, os alunos envolvidos nos projectos tenham acesso às estruturas da FEUP e dos Institutos ligados à FEUP, no que diz respeito a Laboratórios e Oficinas.

Pretende-se deste modo fomentar a experimentação, permitindo o teste de soluções, o desenvolvimento de protótipos e a apresentação de resultados, sem prejuízo da total independência das unidades referidas e do que for decidido pelas respectivas tutelas.
O DESIGNSTUDIOFEUP disponibilizará ainda apoio em Design Industrial para projectos que envolvam desenvolvimento de produto, completando as valências científicas até agora existentes nas áreas da Engenharia e Gestão.

A aprendizagem baseada no projecto (PBL – Project or Product Based Learning) constitui uma mais-valia que os alunos da FEUP poderão ter ao seu dispor nesta nova estrutura, estudando em equipa problemas do mundo real, partilhando e discutindo conhecimentos, descobrindo novas necessidades e apoiando, com soluções inovadoras, não só a indústria nacional, como a sociedade em geral.

Serão de importância decisiva neste tipo de abordagem as capacidades de empreendedorismo, responsabilidade e autogestão, características centrais do sucesso profissional.

A motivação que se prevê criar nas equipas envolvidas nos projectos deverá permitir, não só o desenvolvimento contínuo do modo de projectar, como um incremento importante na capacidade de investigar e, como resultado disso, a melhoria do desempenho do próprio DESIGNSTUDIOFEUP.

Ao DESIGNSTUDIOFEUP deverá ficar ligada uma marca que venha a ser reconhecida e associada ao modo de aprender e de projectar na FEUP, o que com certeza criará uma maior ligação ao meio empresarial e à sociedade, valorizando os alunos envolvidos.

O REGULAMENTO do DESIGNstudioFEUP está publicado em entrada anterior deste blog (ver abaixo)

Para mais informações pode contactar dstudio@fe.up.pt