12/25/2008

Entrevista Revista País Positivo

Em prol da mobilidade da terceira idade

A grande diversidade de equipamento de ajuda domiciliária e de mobilidade para os idosos faz com que os próprios e as famílias tenham dificuldade em aliar o preço à qualidade. Em conversa com a País Positivo, Maria José Soveral, directora-geral da Invacare, líder mundial na comercialização deste tipo de produtos, alerta que “o custo é sempre um obstáculo se se comprar mal um determinado produto”, por isso aconselha as pessoas a serem exigentes naquilo que pretendem adquirir, na sua qualidade, na assistência do mesmo e também “ao nível de conhecimento das pessoas que nos vendem esses produtos”.A idade leva, por vezes, a que as pessoas precisem de equipamentos médicos nos seus domicílios que lhes dê alguma mobilidade, para voltarem a ter um estilo mais activo.
Em que sentido a Invacare pode ajudar?
A Invacare, como líder mundial na comercialização de produtos de ajuda domiciliária e mobilidade, tem toda uma gama disponível de artigos para ajudar na prevenção, actividade e conforto, adaptada a cada situação específica. Equipes técnicas especializadas desenvolvem produtos apoiadas nas necessidades dos utilizadores garantindo na diversidade da nossa gama (todo tipo de cadeiras de rodas, camas articuladas para uso domiciliário, ajudas de marcha, material anti-escaras, material de desporto adaptado, etc.) que cada produto é adaptado a cada necessidade específica. Em Portugal temos uma estrutura local adaptada ao nosso mercado, que tem como principal objectivo garantir um devido aconselhamento aos utilizadores. No nosso Departamentode Formação apresentamos e formamos nas novas tecnologias/ produtos, manuseamento e especificidades por forma a garantir que os nossos clientes, mais perto dos utilizadores, estejam devidamente formados para um perfeito aconselhamento em cada caso.
De que forma a inovação e a qualidade dos produtos é uma prioridade?
A Invacare prima pela qualidade e inovação em todos os seus produtos. Sendo, nós, uma multinacional temos várias fábricas espalhadas pela Europa. Cada fábrica tem um centro de excelência num determinado produto, o que quer dizer que em cada centro de excelência existe uma equipe altamente profissionalizada na investigação e concepção de novos produtos consoante as necessidades dos diversos utilizadores e/ou mercados. A apresentação de novos e mais eficientes produtos é uma prerrogativa da Invacare. Temos, inclusivamente, variadíssimos prémios atribuídos a vários produtos quer a nível de Design, Qualidade e Inovação. Podemos dizer que a Invacare “faz a moda” no que diz respeito a produtos médicos para a ajuda à mobilidade.
Que garantia é dada em termos de qualidade?
Como já referi, em cada centro de excelência nas nossas fábricas temos as equipes de desenvolvimento que trabalham em conjunto com o Departamento de Qualidade de maneira a que cada pequeno pormenor em cada produto seja testado e retestado até que a perfeição seja atingida. Convém também referir que todos os nossos produtos passaram todos os grandes testes de qualidade que são obrigatórios para que um determinado produto seja comercializado em todos os países europeus. Só para referir alguns CE, TUV, CERAM. Não nos podemos esquecer que todos nós vamos ser idosos um dia e grande parte dos produtos (para a Geriatria) podem e devem ser usados na prevenção e não devem ser encarados como produtos para deficientes