12/16/2008

Ajudas técnicas - proposta de tema estruturante

Na sequência de anterior reunião do passado dia 3 (estiveram presentes pela UA - Vasco Branco e Francisco Providencia e pela FEUP - Carlos Aguiar, Xavier Carvalho e António Torres Marques), sugiro que o DESIGNstudioFEUP assuma o papel de dinamizador da articulação da FEUP com o do Curso de Design do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro em torno de um projecto integrado de Desenvolvimento de Produto sob o tema “ajudas técnicas”.

Este email destina-se a propor algumas linhas mestras para esta iniciativa e a tentar congregar a colaboração de outros colegas que entendam poder juntar-se ao mesmo. Este projecto pode estruturar-se em torno de 3 vectores:

A) Ensino
B) Investigação
C) Ligação ao tecido industrial

Estas 3 vertentes podem ser abordadas com alguma independência mas permitirão criar entre si sinergias e completam-se numa área de intervenção que assim se reforça.

Espera-se ainda que o projecto permita uma reflexão sobre as fronteiras territoriais do Design e do Desenvolvimento de Produtos nas duas áreas científicas da Engenharia e do Design. Nesta vertente serviria de trabalho de campo na recolha de informação e de resultados com vista à elaboração conjunta de uma comunicação sobre didáctica do DP subscrita pelos docentes envolvidos.

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Na vertente ensino (A) proponho que o projecto se estenda por dois períodos com uma primeira fase no próximo semestre e uma segunda fase no ano 2009/2010

Fase A1 - Para o ano 2008/2009 (2º semestre)

A1a) a UA lance o tema “ajudas técnicas” como objectivo de projecto no 2º Semestre do 3ª ano (com inicio no fim de Janeiro de 2009) Compromisso já assumido pelo FP (Francisco Providencia) por parte da UA
A1b) a FEUP lance o tema “ajudas técnicas” como objectivo de projecto no 2º Semestre do ano lectivo 2008/2009 em disciplina que entenda conveniente. (qual e quem?)
A1c) que tentemos estabelecer um contacto com a firma INVACARE (S. Mamede, instalações da antiga Esmaltal ver: http://www.invacare.pt/ ) para que esta assuma o papel de interlocutor industrial/comercial para contextualização do projecto.

Nesta primeira vertente o DESIGNstudioFEUP (na medida das suas possibilidades de intervenção actuais, por agora praticamente limitadas à minha colaboração e ao apoio de secretariado da Carla Monteiro) poderá desempenhar o papel de elo de ligação e apoio aos dois universos de ensino.

Sugere-se que o projecto se inicie com uma sessão de imersão a cargo da INVACARE , dos dois corpos docentes e do DESIGNstudioFEUP a que assistirão os dois grupos de alunos
Esta imersão poderá ser completada com uma visita a uma unidade comercial da área, uma local de observação e entrevista de utilizadores (unidade hospitalar, fisioterapia, 3ª idade) e ainda uma visita a instalações fabris relevantes (se possível)

Nesta fase inicial seria ainda interessante que as escolas se dispusessem a trocar uma aula aberta aos alunos de ambas. ( Uma possibilidade seria a FEUP abordar um tema em terno de tecnologia e processos de fabrico e Aveiro acerca dos valores emocionais dos objectos, ou outros quaisquer assuntos que entendam relevantes)

Seguidamente cada escola desenvolverá o trabalho seguindo a sua metodologia própria.

Sensivelmente a meio do semestre seria feita uma sessão plenária de apresentação das propostas em desenvolvimento com intervenção e crítica por parte das dos dois corpos docentes e da INVACARE.

No fim do semestre seria feita nova sessão plenária para a presentação dos resultados.
Das suas conclusões os dois corpos docentes planeariam a fase A2.

Fase A2 - Para o ano 2009/20010 (1º ou 2º semestre)

Nesta fase o projecto seria lançado verdadeiramente em conjunto, articulando a complementaridade das duas áreas científicas com uma fase de arranque, análise e proposta de soluções conceptuais em comum, seguida de desenvolvimento cabendo mais aos Engenheiros o desenvolvimento técnico produtivo e aos Designers os aspectos de optimização das estratégias de interface, da carga simbólica do artefacto e da estratégia de comunicação do projecto.

Nota: A possibilidade de fundir desde já no próximo semestre as fases 1 e 2 poderá ser equacionada pelos corpos docentes responsáveis, se estes julgarem viável fazer desde já o seu planeamento.

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Na vertente (B) Investigação ( e tendo também como objectivo dotar o id+ (www.idmais.org ) de uma área de investigação em DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, proponho que se promova com a possível brevidade (nas férias de Natal ou no mais tardar o inicio de Janeiro por forma a dar resposta ao presente “call” ) um reunião restrita para esboçar as linhas mestras de um projecto a candidatar à FCT congregando as duas escolas DEMEGI e DECA, porventura o INEGI e a Faculdade de Motricidade Humana? – Aceitam-se e solicitam-se sugestões e declarações de interesse pelo projecto.

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A vertente ( C) ligação ao tecido industrial já aflorada em A e possivelmente em B (se for possível cativar e envolver um parceiro no projecto) poderá alargar-se com a criação de um “centro de competência” na área capaz de dinamizar a indústria exportadora nas empresas existentes ou pela criação de novas unidades decorrentes de projectos de sucesso decorrentes das abordagens A e B.

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Se os responsáveis do MIT PT entenderem que este projecto possa ter algum interesse para o EDAM na vertente PD (Product Development) poderemos estudar uma forma de o articular com aquela iniciativa.

Agradecia que os colegas que se sintam motivados por este desafio se façam conhecer e/ou que me sugiram nomes de potencias parceiros que julguem possam estar, ou vir a estar, interessados em nele participar.

Um abraço

Carlos Aguiar