5/13/2011

USERfit tool


Para quem está ligado ao design inclusivo o USERfit não é novidade nenhuma. Em poucas palavras, o USERfit é uma compilação de metodologias para levar a cabo projectos sob a abordagem do chamado "participatory design".
O que menos gente sabe é que há uma versão disponível para descarga na internet que nos poupa a impressão daquelas páginas todas vezes sem conta, facilitando o trabalho e permitindo também o trabalho em equipa à distância. É verdade que podia ter uma apresentação mais cuidada, mas é mais eficiente que a versão impressa.
Este software, o USERfit Tool, foi criado por Abascal e colaboradores (2003) e pode ser descarregado daqui (canto inferior esquerdo da página).

Referências:
Abascal J., Arrue M., Garay N., Tomás J. (2003) USERfit Tool. A tool to facilitate Design for All. In N. Carbonell, Stephanidis (eds.) Universal Access: Theoretical Perspectives, Practice, and Experience. LNCS. Springer, Berlin 2003. http://www.springer.de/cgi/svcat/search_book.pl?isbn=3-540-00855-1.

Poulson D., Ashby M., Richardson S. (1996). USERfit: A practical handbook on user centred design for assistive technology. ECSC-EC-EAEC, Brussels-Luxembourg.