5/08/2011

PROPOSTA DE TRABALHO EM ESTUDO


A experiencia deste primeiro ano de funcionamento do Curso de Especialização em Design e Desenvolvimento de Produto mostrou que apesar da estrutura geral do projecto ter sido bem aceite pelos alunos e de ter gerado resultados apreciáveis, poderão ser consideradas várias melhorias num futuro programa de Especialização / Mestrado nomeadamente ao nível de:
a) compactação de horário de funcionamento com diminuição das horas de contacto no 3º e 4º semestres
b) correcção dos ECTS das UCs para os aproximar mais do esforço exigido aos alunos e reflectir melhor o peso das respectivas classificações na média final do ciclo de estudos. A parte projectual passa a representar 50% do 1º, 2º e 3º semestres e 100% do 4º. As horas de contacto das restantes disciplinas forma ajustadas de acordo com as realmente despendidas na leccionação das matérias na 1ª edição.
c) integração dos ciclos de palestras complementares realizados na UC de Lab Pro por forma a reforçar a abordagem convergente das matérias
d) eliminação da existência de ramos no 2º ano (logisticamente muito difícil com o numero de alunos envolvido) centrando a oferta, ao nível do 3º semestre, num perfil mais identitário da proposta e numa abordagem ainda inexistente em Portugal.
e) reforço das sinergias a nível da Universidade do Porto por uma cooperação mais estreita com a FBAUP desde logo ao nível das formações intensivas prévias (cursos intensivos de desenho e CAD), de partilha de disciplinas / docentes ao nível de um tronco comum e de leccionação cruzada ao nível das UC mais directamente ligadas a cada área científica.
f) adopção uma designação mais específica do tipo: "Engenharia do Design Industrial e Desenvolvimento de Produto" que permita perceber a diferente abordagem que aqui se pratica em relação a outras escolas de design de cariz mais teórico a abstracto.

A estrutura que se apresenta é uma MERA PROPOSTA DE TRABALHO que se desenvolveu no sentido de permitir uma possível melhoria contínua da oferta da FEUP e com a qual esperamos recolher comentários que permitam a sua validação ou melhoria. Obrigado