5/31/2011

Evento inédito em Portugal decorre nos dias 3 e 4 de Junho, em Gaia


Design Studio FEUP e Royal College of Art organizam 24Hrs Inclusive Design Challenge

Inédito em Portugal, o 24Hrs Inclusive Design Challenge vai decorrer nos dias 3 e 4 de Junho, em Gaia. Organizado pelo Design Studio com a orientação de Julia Cassim, considerada uma das 50 personalidades mundiais mais relevantes na área do Design Inclusivo, esta iniciativa propõe, em apenas 24 horas, a criação de uma solução de design inclusivo, passível de ser utilizada por qualquer um, independentemente da idade, condições físicas, etc.
Porto, 31 de Maio de 2011 - O Design Studio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Royal College of Art de Londres vão organizar nos dias 3 e 4 de Junho um Workshop - 24hrs Inclusive Design Challenge sobre o tema “Cidade Inclusiva”.
Trata-se de uma iniciativa que, na prática, vai constituir um concurso entre 5 equipas que vão, perante um desafio, propor, em apenas 24 horas, uma solução de design inclusivo, isto é, passível de ser utilizada por qualquer um, independentemente da idade, condições físicas, etc.
Esta iniciativa, inédita em Portugal, conta com a orientação da Professora Julia Cassim do Helen Hamlyn Centre (RCA) do Royal College of Art de Londres, à semelhança das que tem vindo a organizar desde 2000, em diversas cidades do mundo.
Considerada uma das 50 personalidades mundiais mais relevantes na área do Design Inclusivo, Júlia Cassim vai orientar 5 equipas multidisciplinares constituídas por Designers de produto, Designers de comunicação, Engenheiros, Arquitectos, Técnicos de planeamento Autárquico, representantes de associações relevantes da área da reabilitação, integração social, etc, estudantes de design de 2º ciclo e “Design Advisers”  utentes com necessidades especiais, sejam elas motoras, visuais, decorrentes de barreiras cognitivas ou culturais).
O objectivo é que cada equipa consiga apresentar no segundo dia de trabalho (sábado) propostas de soluções concretas para os problemas identificados. O espaço do Convento Corpus Christi, cedido pela Câmara Municipal de Gaia, irá acolher a sessão de abertura (na manhã de sexta-feira) e as apresentações dos grupos (no Sábado à tarde). Durante as 24 horas do desafio, o trabalho dos grupos decorrerá nas instalações da Gaiurb.

Sobre Julia Cassim:
Senior Research Fellow do Royal College of Art (UK), Julia Cassim foi considerada, na Design Week's 2010, como "Hot 50 list of people, organisations and movements that have influenced the design world”. Organizando DBA Inclusive Design Challenge em todo o mundo desde 2000, o foco principal da pesquisa Julia Cassim é o desenvolvimento de parcerias criativas entre as pessoas com deficiência e os designers, investigando maneiras de os envolver no processo de criação do projecto para incentivar o pensamento inclusivo de forma inovadora, bem como a elaboração de produtos tradicionais, serviços, comunicações e ambientes que funcionam melhor para todos.