1/29/2009

Artigos Renato Bispo

Design Out Stigma - The role of objects

Designing out stigma – The potential of contradictory symbols

Congresso Internacional sobre a Deficiência

A WeAdapt, spin-off da Universidade do Minho, tem a honra de convidar a Academia a assistir à pré-apresentação da colecção de moda Primavera/Verão 2009, dirigida a utilizadores de cadeiras de rodas no âmbito do I Congresso Internacional sobre a Deficiência (http://www.congressointdeficiencia.com/).
Este evento realizar-se-á no próximo dia 31 de Janeiro, pelas 16.00 horas, no Grande Auditório do Parque de Exposições de Braga.
O ingresso gratuito requer uma pré-inscrição, que consiste no envio de um e-mail com o nome, instituição e contacto do participante para o seguinte endereço: info@weadapt.eu

WeAdapt – Inclusive Design and Engineering Solutions
SPINPARK – Centro de Incubação de Base Tecnológica
AVEPARK – Zona Industrial da Gandra
Apartado 4152
4806-909 Caldas das Taipas
Guimarães
www.weadapt.eu
info@weadapt.eu

1/26/2009

Juan Pablo Yakubiuk

Blog que descobri recentemente, dum arquitecto argentino, Juan Pablo Yakubiuk de Pablo
residente em Espanha, com esquissos, desenhos e projectos. Para os interessados ver aqui

DESIGN PLUS MATERIAL VISION



In 2009 Messe Frankfurt and the German Design Council (Rat for Formgebung) are once again holding the Design Plus competition on the occasion of the international M aterial Vision trade fair. Internationally oriented, the competition is open to manufacturers, designers and architects with material applications or products (hat have been made using innovative materials or manufacmring processes. This Design Plus competition is not restricted to companies raking parr in the Material Vision 2009 trade fair or conference.
The Design Plus Award is given for outstanding and particularly innovative design. For manufacturers and designers, the Design Plus Award represents an excellent marketing tool while, for consumers, it is a sign of very high product quality.
Weenclose information abouttheDesignPlus competition. The deadline for receipt of entries is 31 March 2009.
Theprize-winningproductswill be presentedtoparticipantsin thefair andconferencewithinthe frameworkofaspecialshow. Theaccompanying publicationand theinrernarional public-relations measureswillensurethe presenceofalarge numberofdesign-oriented representatives ofthemedia. The registration of submissions is only possible via the interneeat www.material-vision.com, For further details, please see the enclosed information material.
We wish you every success for your participation in the Design Plus competition on the occasion of M aterial Vision 2009.

1/18/2009

Sustainable environments


Gehl Architects’ vision is to create better cities. We aspire to create cities that are lively, healthy, diverse and safe - and thereby improve people’s quality of life.

At Gehl Architects we firmly believe that a good city is a city where the human scale in city planning is looked well after. By allowing the aspirations for the public realm to drive the design process, the public spaces can serve as a place for all, while embracing the unique qualities and amenities of the specific urban context: A city should open up, invite and include people, having different activities and possibilities and thereby ensuring multiplicity and diversity.

Gehl Architects work to create sustainable environments and promote a holistic lifestyle. Our approach to design extends beyond the use of sustainable materials and advocating walking, cycling and alternative transport.

Click here

2ª Edição CONCURSO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO COM MATERIAIS RECICLADOS


ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR . SEMINÁRIO 26 DE JANEIRO

A Caixa desafia o teu talento para a concepção e criação de um projecto de design de equipamento, com materiais reciclados, provenientes das Fileiras de Reciclagem. O teu contributo é importante. Participa nesta jornada eticamente responsável, fomentando a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.
Tendo em vista a melhor preparação dos candidatos, a Caixa vai organizar, nas instalações do Edifício Sede, em Lisboa, no Auditório da Culturgest, um Seminário sobre as temáticas do Concurso de Design de Mobiliário com Materiais Reciclados que terá lugar no dia 26 de Janeiro (manhã e tarde, início 10h).
Dado o êxito alcançado pelo CONCURSO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO COM MATERIAIS RECICLADOS, que teve lugar no ano passado, a CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS vem, de novo, lançar o desafio aos estudantes do Ensino Superior das áreas de Arquitectura e Design, para a 2ª Edição deste Concurso.
O conceito do Concurso, “Transformar o Velho em Novo”, assenta na necessidade de preservar os recursos naturais, através da utilização de materiais reciclados e recicláveis e da promoção e viabilização de alternativas de concepção e produção de Eco Design. O Concurso insere-se no Caixa Carbono Zero 2010, o Programa que concretiza a estratégia da Caixa Geral de Depósitos para as Alterações Climáticas.
O combate às Alterações Climáticas é uma prioridade do século XXI e, com este Programa, a Caixa afirma-se como parte activa da solução.
Ao desafiar os alunos para a concepção de um projecto de mobiliário de interior com materiais reciclados, a Caixa pretende contribuir para uma maior informação e sensibilização dos jovens, mobilizando esforços e vontades na procura e implementação de soluções em defesa do Planeta.

Para inscrição click aqui

1/14/2009

Workshop – From Technology to Business

Friday, 13 February 2009 - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

É com grande prazer que o/a convidamos a participar no Workshop "From Technology to Business", que se realizará na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na manhã do dia 13 de Fevereiro de 2009.

Esta é uma iniciativa da Divisão de Cooperação da FEUP, em cooperação com a University Technology Enterprise Network (UTEN), que visa promover o conhecimento na área da transferência de tecnologia, através da discussão, troca de ideias e cooperação com especialistas americanos de renome internacional, parceiros da UTEN.
A rede UTEN, criada no âmbito das parcerias internacionais em Ciência e Tecnologia, tem como objectivo desenvolver e reforçar competências em transferência de tecnologia, bem como facilitar o acesso de projectos empresariais de base tecnológica a mercados emergentes, nomeadamente através da colaboração com a Universidade do Texas em Austin.

Neste evento iremos contar com as seguintes apresentações:
Bringing research from idea to marketable product
(Dr. Steve Nichols - Professor of the College of Engineering. Former Associate Vice President of Research at UT-Austin as well as founder and director of the Idea2Product Competition held annually at UT-Austin and focused on getting technology out of the idea phase and into a sellable, valuable product)

Action Business Planning
(Darius Mahjoubi - Adjunct Professor of Entrepreneurship and Innovation at UT-Dallas and at the St Edwards University in Austin, and a research associate at the IC2 Institute)

The formation of capital
(Laura Kilcrease - Founding Director of Austin Technology Incubator, successful entrepreneur, and current Managing Director of Triton Ventures, a VC firm specialized in enterprise software, ICT and advanced materials)

Contaremos também com a participação do Prof. José Manuel Mendonça (Director da UTEN Portugal) e de Eli Mercer (Consultor UTEN Austin).

Para mais informações queira, por favor, consultar a brochura do evento que enviamos em anexo.
Esperamos poder contar com a sua participação. Agradecemos que proceda à sua inscrição enviando-nos para tal uma mensagem para o endereço idi@fe.up.pt.

1/10/2009

Papagaios

Ana Correia de Barros

(.../...) Descobri recentemente um blogue do Design Studio FEUP e um outro sobre design de ajudas técnicas e a razão pela qual escrevo é que há uma enorme ligação entre aquilo que eu estou a estudar enquanto doutoranda da UTAD / UNIDCOM/IADE e as propostas que vi apresentadas nos blogues. A minha tese versa sobre a relação emocional que as pessoas estabelecem com as ajudas técnicas. Em concreto, estou a estudar vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais. O doutoramento iniciou-se há um ano e tenho já alguns resultados curiosos que obtive a partir do contacto directo com os doentes (estou no momento em fase de recolha de dados junto dos doentes sob a forma de entrevistas semi-estruturadas). Parece-me que seria enfadonho estar agora a descrever todo o plano de trabalhos, metodologias e objectivos, mas achei por bem escrever, não só para dizer que estou disponível para partilhar conhecimentos que a minha investigação trouxe até agora como para saber se estarão interessados numa troca de informação. Se for esse o caso, terei todo o prazer em mostrar com detalhe o que tenho feito e o que me proponho atingir. Este meu percurso não tem sido nada fácil, uma vez que actuo praticamente sozinha, mas consegui cativar o interesse do Hospital de São João, várias clínicas de fisioterapia, uma associação de doentes de AVC e estou no momento a tentar uma colaboração com o Hospital de Santo António e outra com o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. O meu argumento é sempre o mesmo: que devemos, nós designers, colaborar e solicitar a colaboração de profissionais de todas as áreas que integrem o estudo das pessoas com deficiências ou incapacidades. A meu ver, de todas, esta área do design de ajudas técnicas será talvez a que mais requer que todos trabalhem em conjunto para o mesmo fim. Estarei, por isso, disponível se houver lugar à partilha que sugeri.

Melhores cumprimentos, Ana Correia de Barros

Low cost solar heating and distillation systems

A college-based grass-roots project has been created to design and construct low cost solar heating and distillation systems for impoverished communities. The project (announced on October 9, 2008 at http://wiki.arialhome.org/College_Engineering_Challenge ) offers college teams $1,000 cash awards for proven ideas which improve living conditions for poor families in developing countries. There is no limit to the number of Awards, and all ideas that end up in a production product will be rewarded.
Teams must complete an application form by December 15, 2008 and submit all product ideas by June 1, 2009. Up to $500 in materials cost reimbursement will be available to the first 50 applicants whose idea submission is approved. Additional details on the competition are posted at the competition wiki site.
The solar powered heating and distillation projects are one component of the Arial Home Initiative which is sponsored by the Arial Foundation. The goal of this organization is to offer a low cost, panel manufacturing "factory-in-a-box" to any philanthropic or government organization in the world that is building schools, clinics, or homes for poor families. The metal insulated panels would be manufactured locally by unskilled workers and would enable classrooms, clinics or homes to be field assembled in one day with a small team of volunteers. Units have already been constructed in the United States and Ensenada, Mexico where a "proof of concept" production facility to manufacture the housing has been in operation for the past year.
This low-cost project is one that can achieved by any number of Mechanical Engineering students, as a class project, capstone design challenge, ASME Student Section activity, or as an engineering outreach program.
Vince Wilczynski
Head, Department of Engineering
U.S. Coast Guard Academy
Vice President, ASME Board on Public Awareness

“Seminário de Gestão de Projectos”.

Informamos que estão abertas as inscrições para a acção de formação “Seminário de Gestão de Projectos”.
Esta acção de formação tem a duração de 12 horas, será ministrada pelo Dr. Victor Ávila da Empresa Victor Ávila Associados e irá decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Janeiro de 2009 no horário das 9h00 às 13h00 nas instalações da FEUP.
Nesta acção de formação serão abordados os seguintes tópicos:
• O que é um projecto;
• O que é a gestão de projectos;
• Funções da gestão de projectos;
• A estrutura da gestão de projectos;
• Áreas de conhecimento da gestão de projectos;
• Os grupos de processos da gestão de projectos;
• Relacionamento com outras áreas de gestão;
• Plano estratégico, programas, projectos e sub-projectos;
• Fases do projecto e ciclo de vida;
• As partes interessadas no projecto;
• O organigrama da organização e a gestão de projectos;
• Liderança, comunicação, negociação e resolução de problemas;
• Mapa global dos processos para uma gestão de projectos eficaz.

Caso esta acção de formação tenha suscitado interesse poderá proceder à inscrição no SIFEUP - na sua página pessoal – Formação Contínua – Pedir Nova Acção – Acção de formação Seminário de Gestão de Projectos – submeter o pedido.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, queira por favor contactar-nos
.

EUROPEAN YEAR OF CREATIVITY AND INNOVATION 2009


05 January 2009 OFFICIAL LAUNCH OF THE EUROPEAN YEAR OF CREATIVITY AND INNOVATION 2009 Brussels (Belgium) - The Czech Presidency of the EU and European Commission will officially launch the European Year of Creativity and Innovation 2009 on Wednesday 7 January with the slogan "Imagine. Create. Innovate". The aim of the Year is to promote creative and innovative approaches in different sectors of human activity and help equip the European Union for the challenges ahead in a globalised world. The European Year will be launched in Prague in a conference attended by a host of personalities including high representatives of EU member states, Commissioners, members of the Czech government and several Ambassadors of the Year. The Conference will run in parallel to the meeting between the Commission and the Czech Government. After that, during a ceremony in the National Theatre in Prague, the launch of the Year will be announced by the Czech Prime Minister, Mirek Topolánek, and Commission President Jose Manuel Barroso, simultaneously with the inauguration of the Czech Presidency. The Prague conference will be preceded in the morning of the 7 January by a round table attended by a dozen Ambassadors of the Year and presided by Esko Aho, Executive Vice President Nokia, and Former Prime Minister of Finland. These eminent personalities will adopt a set of recommendations for EU governments and institutions which will be presented by Mr Aho at the afternoon conference. German inventor Mr. Karlheinz Brandenburg, French researcher Dominique Langevin, Hungarian creator Erno Rubik or Romanian film director Radu Mihaileanu will be among the participants, together with top businessmen, artists and designers.

DO GOOD DESIGN


07 January 2009 - DO GOOD DESIGN: A CALL TO ACTION Berkeley (United States) - On 2 January 2009, Peachpit announced the publication of Do Good Design: How Designers Can Change the World, a provocative book that explains why the largest crises we are facing today have design at their core. Author and Icograda Treasurer David B. Berman offers a powerful and hopeful message that will inspire readers to do good design in 2009 and beyond. Designers create so much of what we see, what we use, and what we experience. How did design help choose a president? Why are people buying houses they cannot afford? Why do U.S. automakers now struggle to compete? Why do we really have an environmental crisis? Design matters. Like never before. Do Good Design is a call to action: It alerts designers to the role they play in persuading global audiences to fulfill invented needs. Berman outlines a more sustainable approach to both the practice and the consumption of design. All professionals will be inspired by the message of how one industry can feel better about itself by holding onto its principles. Today, everyone is a designer. And the future of civilisation is our common design project. In this time of unprecedented environmental, social, and economic crises, designers can choose what their profession will be about: inventing deceptions that encourage more consumption - or helping repair the world. An AIGA Design Press book, Do Good Design is published under Peachpit's New Riders imprint in partnership with AIGA. Readers can become involved in the Do Good movement, take the online pledge, and learn more by visiting www.davidberman.com/dogood. Do Good Design is now available at Peachpit.com, amazon.com, as an ebook via Safari Books Online, and at other retailers nationwide.

“Empreenda’ 09”

Acreditando que poderá ser do vosso interesse, reencaminhamos informação veiculada pela UPIN - Universidade do Porto Inovação relativa ao “Empreenda’ 09” – Feira de Ideias e Financiamento, que decorrerá ainda durante o primeiro trimestre do ano, assumindo-se como o maior evento nacional de ligação a entidades financiadoras, de capital de risco, banca e outras. Esta é uma iniciativa promovida pelo IAPMEI, a desenvolver no âmbito da dinamização empresarial, que visa pôr em contacto empreendedores que apresentem projectos de negócio inovadores, e financiadores, especialmente vocacionados para o apoio a empresas nascentes. Poderá também vir a funcionar como uma espécie de rampa de lançamento para a eventual realização de um Iberian Venture Fórum, em parceria com a E-Unlimited, que permitirá atrair investidores estrangeiros para apresentação de projectos nacionais. Dois dos segmentos a ser tratados e discutidos são:

- Ideias de negócios, projecto empresarial emergente ou em fase de arranque à procura de parceria, financiamento ou reforço de gestão por Business Angel.

- Projectos empresariais inovadores e/ou de base tecnológica a necessitarem de financiamento, independentemente da fase do ciclo de vida em que se encontram as empresas.

Para além desses, apostará também no segmento de sequenciação de financiamento, que tem vindo a ser um “calcanhar de Aquiles” para muitas empresas de base tecnológica. Uns e outros serão tratados de forma diferenciada na iniciativa e na relação com os financiadores.

As candidaturas são efectuadas através de formulário próprio disponível em www.finicia.pt ou a www.iapmei.pt até ao próximo dia 30 de Janeiro.

1/06/2009

A não perder




















Click aqui

Novos links em D2D

Ver na coluna da direita (ao fundo) novos links sobre o movimento Change, Social enterpreneurship and o último livro de Paul Polak - Out of poverty

We can change....

Hello Carlos,

We're excited to let you know that this morning we opened voting for the final round of the Ideas for Change in America competition at www.change.org/ideas.

As you may know, we launched the competition back in November with MySpace and more than 50 nonprofit partners in response to Barack Obama's call for citizen involvement in government. First round voting ended on December 31, and the top rated ideas from a diverse range of 7,783 submissions have qualified for the final round.

The final round of voting ends on January 15, and the following day we are co-hosting an event at the National Press Club with the Case Foundation to announce the top 10 rated ideas and present them to the Obama administration. We will then launch a national campaign in coordination with our nonprofit partners to ensure that each idea gets the full consideration of the administration and 111th Congress.

To select your "Top 10 Ideas for America," go to our site and become a part of the people-powered movement leading the call for change in America.

1/05/2009

Conhecem ?

A UTAD tem um Centro e uma licenciatura ligados à Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade.
Centram-se em "em áreas como o acesso a tecnologias de informação, comunicação e mobilidade."

Nota sobre a velhice

Jornal de Notícias / Domingo 4 de Janeiro 2009 (reportagem de domingo, p.3)
Por Helena Norte

Os cidadãos portugueses com mais de 80 anos são hoje cerca de 450.000, mas até 2006 o número deverá triplicar para 13% da população. O Eurostat (gabinete de estatística da União Europeia) prevê que em 2060 a percentagem dos maiores de 80 anos triplique. Portugal acompanha a Europa na tendência de envelhecimento populacional por duas vias: baixa fecundidade e aumento de longevidade.

sobre o Projecto Ajudas Técnicas

O texto que se segue foi-me enviado pelo Francisco Providência numa tentativade traçar um enquadramento do projecto a candidatar à FCT
(Vasco Branco)


Contexto de partida: admitindo que grande parte dos equipamentos e ambientes contemporâneos estão preparados para uma certa padronização de utentes (adultos com toda a capacidade de autonomia motora e intelectual), parece necessária a criação de meios técnicos para responder às Pessoas com necessidades especiais, como os cidadãos infantis, da terceira idade e outras pessoas com doenças do foro neuromotor, perda súbita ou progressiva de memória ou outras manifestações degenerativas ligas à perda de autonomia de locomoção.

Objectivo: responder às pessoas cujas necessidades especiais as tornam um grupo social discriminado, pela padronização moderna e universal das estruturas urbanas modeladas pelo cidadão adulto produtivo.

Metodologia: a resposta a estes cidadãos pode ser de três tipos:
Ambiental, quando se alteram as condições de vida e acesso das pessoas, pelas transformações nos equipamentos que nos rodeiam ‹ por exemplo substituição de escadas por rampas, utilização simultânea de sinalização visual, auditiva e sensitiva, aumento da dimensão e contraste de letreiros, colocação de guardas de segurança e corrimãos, etc;
Instrumental, sempre que se trata da aquisição de equipamentos individuais de uso, contribuintes para um melhor desempenho dos indivíduos através da sua orientação, autonomia de deslocação, autonomia de alimentação e sobrevivência doméstica ‹ por exemplo todo o tipo de bengalas, muletas, cadeiras de rodas, andarilhos, mas também óculos ou talheres especiais;
Protésica, quando a instrumentalidade e eficácia dos artefactos depende da sua fusão com o corpo necessitado, assim constituindo exemplo de simbiose na relação homem-máquina, como solução limite de resposta à precariedade da sobrevivência natural ‹ por exemplo todo o tipo de dispositivos cirúrgicos como estimuladores electro-cardíacos, válvulas arteriais, cabeças de fémur em platina, próteses dentárias em cerâmica, etc.;

Se as intervenções de tipo ambiental se processam sobretudo ao nível da escala da cidade, correspondendo necessariamente à prática de arquitectos, urbanistas, engenheiros de trânsito, paisagistas e designers de equipamento urbano, as de tipo instrumental correspondem claramente à prática tradicional do design industrial ou de equipamento, distanciando-se das terceiras de tipo Protésico, que pela sua natureza limite têm um desenho exclusivamente limitado pela funcionalidade orgânica do corpo do utente (por exemplo no caso das próteses dentárias o desenho é produzido por decalque directo do órgão a ajudar.
Entende-se por objecto deste estudo e em exclusivo, os dispositivos de ajuda técnica de tipo instrumental e consequentemente aqueles que visam uma utilização individual e exterior dos artefactos, estabelecendo com eles uma relação de uso que poderá ser de identidade e pertença. São por isso objectos de ajuda exteriores ao corpo que, por isso, poderão estigmatizar socialmente os seus utentes na medida em que evidenciam a percepção do estado da sua dependência em consequência de doença, envelhecimento, má formação de nascença ou outra forma de incapacitação dos indivíduos.
Esta será porventura a máxima pertinência do Design enquanto disciplina, já que se aspira a um desenho que supere pela comunicação e retórica, os estigmas simbólicos atribuídos a este tipo de artefactos.

Pretende-se igualmente que o desenho destes novos equipamentos de ajuda técnica, incorporam maximamente alta tecnologia de apoio, dotando-os de novos e melhores desempenhos, assim constituindo mais valor de diferenciação pela inovação.

A enorme dimensão da área de intervenção, obrigará a que a selecção e endereçamento de projectos seja objecto de estudo e decisão apoiada em estudos médicos actualizados sobre as principais carências ditadas pela saúde pública ‹ nomeadamente através dos relatórios nacionais de saúde‹, onde se deverá deduzir as áreas de maior necessidade, ou de resposta carenciada pelo mercado.

Não se tratará portanto de desenhar apenas mais uma cadeira de rodas, mas antes de investigar o processo da sua evolução tendo em conta os seus pressupostos ergonómicos, simbólicos, estéticos e funcionais. A totalidade da investigação deverá encontrar no estudo dos meios de construção, uma resposta que a partir de novos materiais, possa constituir uma alternativa mais leve, mais resistente, mais orgânica, mais simpática e de produção mais sustentável, à actual oferta do mercado. A exploração de novos polímeros e resinas, parece poder constituir uma oportunidade de êxito.

O estudo sobre a tipologia de usos e consequente indicador da forma dos objectos, deverá ter em atenção a vida comum dos potenciais utilizadores, numa perspectiva tão polivalente quanto possível. Não se deverá centrar apenas na ergonomia, mas tratar a percepção psíquica e social do objecto, convergindo num programa o mais polivalente e abrangente possível. O hibridismo funcional dos objectos poderá constituir grande vantagem na avaliação final do seu desempenho. Por exemplo, um carrinho de compras poderá resultar num andarilho dissimulado e assim cumprir a função de apoio à locomoção, evidenciando no entanto o aspecto de um carro de compras.

Deste estudo deverá resultar um conjunto excêntrico de potenciais argumentos de projecto, respondendo tanto a constrangimentos técnicos (por exemplo a dificuldade que doentes de artrose sofrem em produzir movimentos de rotação das articulações), como a necessidades psíquicas de representação social, ou condicionalismos produtivos. Da reunião dos mais diversos contributos de projecto em confronto com a recolha e classificação dos produtos existentes no mercado, deverá surgir um programa detalhado e síntese do conhecimento actual sobre a matéria.



Francisco Providência 3.01.09

1/02/2009

Jacket insulated with newspapers


A Canadian Ad Agency, Taxi, has developed a jacket insulated with newspapers designed for homeless people who suffer through brutally cold winter weather. Steve Mykolyn, Taxi's executive creative director, tested the jacket by standing in an industrial freezer for eight hours. This year, in lieu of holiday gifts for staff, clients, and suppliers, Taxi is working with the Salvation Army to distribute 3,000 jackets. Some of the costs are being paid for by an auction which sold celebrity-signed jackets, but they are still looking for corporate sponsors to scale the program