5/15/2009

plano b


Editada originalmente pelo MIT Press em 2005, com o titulo: “In the Bubble – Designing in a Complex World”, a obra de John Thackara foi lançada no Brasil recentemente sob o título “Plano B – O Design e as Alternativas Viáveis em um Mundo Complexo”.

Porquê Plano B ?

Pois o Plano A já conhecemos. Agora necessitamos de uma proposta alternativa ao sistema económico, político, social e produtivo que nos trouxe até aqui. Abordando temas como Leveza, Velocidade, Mobilidade, Local, Presença, entre outros, Thackara mostra porque o papel do design é tão importante, facilitando mudanças na sociedade, desde projectos de ponta a pequenas experiências conduzidas por cidadãos comuns. A partir do quotidiano e das iniciativas locais é que encontramos as melhores ideias de design para uma sociedade mais sustentável.

A inteligência dos produtos e serviços não está somente na tecnologia utilizada, mas sim em entender os complexos sistemas e como a nossa sociedade funciona, dos meios de transportes e comunicação ao abastecimento de alimentos nas grandes cidades. E principalmente, em privilegiar as pessoas, antes de qualquer recurso tecnológico de última geração, nas decisões de design.