12/07/2011

Resposta a André S.


O presente post visa dar resposta (a cinza) aos comentários publicados pelo leitor André S. no post "O visão do Design de que não precisamos". Sou obrigado a coloca-lo aqui porque o blogger não aceita a publicação deste número de caracteres como comentário. 

ADORAVA ASSISTIR A UMA AULA DESTE SENHOR "CARLOS AGUIAR" E VER AO VIVO TAL BARBARIDADE. É DE RIR A TUA VISÃO!
Respeita-se a opinião do comentador, mas posso informa-lo que também tenho constatado outras reacções nas minhas aulas. Como compreende nem toda a gente é igual nem reage da mesma maneira.

CARLOS! PELO QUE ESCREVES!? ESTÁS COMPLETAMENTE FORA DE PRAZO. A TEORIA QUE TENS PARA O DESIGN É A MESMA QUE TINHAS À 15 ANOS ATRÁS?
Não, não é. De facto uma prática profissional continuada ao longo dos últimos 15 anos (por acaso foram mais, mas 15 chegavam bem), associada à docência, ao estudo e investigação, permitem-me ter hoje em dia uma visão diferente da que tinha à 15 anos, sem que para isso tenha de fazer tábua rasa de determinados valores humanos.

A SOCIEDADE MUDA, TU NÃO QUERES MUDAR?
Depende. Gostava de lhe contar uma pequena história:
QUANDO LHE PERGUNTARAM: “ PRETENDE DETER O PROGRESSO ? ”
HOWARD RHEINGOLD REPLICOU: “ O PROGRESSO PARA ONDE ? ”
(http://en.wikipedia.org/wiki/Howard_Rheingold)......

DESIGN É PARA... ??? PARA QUEM ???

PESSOAS MUITO DIFERENTES!?

OU HAVERÁ UMA TABELA QUE GERA A PESSOA TIPO QUE REPRESENTE O UNIVERSO NA SUA TOTALIDADE?

UOW!!

TENS DE SEGMENTAR! ENSINA ISSO AOS TEUS ALUNOS!
 Não sei de onde me conhece pessoalmente para utilizar o tratamento por tu, mas posso perceber que essa situação decorre do seu empenhamento na argumentação tão vivamente aduzida.

FAZ COM QUE ELES CRIEM NEGÓCIOS E TENHAM A NOÇÃO QUE NO MERCADO É TUDO DIFERENTE.
Por acaso as questões da segmentação dos mercados e do empreendedorismo são tratadas genéricamente nas minhas aulas (existem unidades curriculares especificas dessas matérias) como poderá confirmar qualquer pessoa que tenha assistido a elas  - julgo não ser o seu caso?.

POR ISSO FAZ SENTIDO PRODUTOS MUITO DIFERENTES E SEGMENTADOS! COM COMUNICAÇÃO DIRECCIONADA.
Naturalmente que faz todo o sentido, mas isso não contradiz a possibilidade de essa comunicação ser feita de várias maneiras, uma das quais será a que usa a Munna, assentado num discurso e em argumentos que não subscrevo.

O QUE ASSISTO AQUI!!!! É RISONHO!
COMO É QUE ALGUÉM TEM UM PENSAMENTO TÃO PEQUENO E FECHADO??? E NÃO PERCEBE O QUE ESTÁ À VOLTA.
Naturalmente que essa pode ser a sua opinião e tem todo o direito de a ter e de a exprimir, mas não posso concordar com ela porque não identifico no meu discurso os traços típicos de um pensamento fechado. Costumo debater os assuntos sobre os quais me debruço e apresentar as razões das minhas ideias e tomadas de posição. Por certo aceita que num pais livre se possa exprimir uma opinião diferente da sua?

É O MAL DE MUITOS PROFESSORES QUE PASSAM A VIDA A DESENVOLVER TEORIAS E NÃO ACOMPANHAM NO TERRENO!
Não compreendo a afirmação dado que, como professor convidado a tempo parcial sem exclusividade sempre vivi, ao longo de toda a minha carreira profissional, da prestações de serviços de design no mercado real e não de uma carreira académica teórica. Infelizmente para a sua afirmação tenho no curriculo a colaboração com três instituições de ensino superior (uma de cada vez) para as quais fui contratado exactamente como especialista por força da minha experiencia profissional.

NO TERRENO!!!!! A REALIDADE DO MERCADO

SAI DO SÉCULO PASSADO E VEM TER CONNOSCO AO SÉCULO XXI.

O DESIGN NÃO É A TUA VISÃO!

Afirmação, opinativa e não sustentada mas que se naturalmente respeito, muito especialmente por ser diferente da minha. Poderemos conversar sobre o assunto com mais calma e de viva voz que a escrita destes comentários leva imenso tempo.
PORTUGAL NÃO PRECISA DE GAJOS QUE SEJAM SÓ BLA BLA BLA E TEORIA NO PAPEL.
Não compreendo, mais uma vez, a afirmação dado que, como professor convidado a tempo parcial sem exclusividade sempre tive uma carreira profissional simultânea e em nenhuma época me dediquei apenas à carreira académica.

PRECISA DE GAJOS QUE FAÇAM O QUE A MUNNA FAZ E VAI CONTINUAR A FAZER! ESPERO!
Se se refere à capacidade de empreendedorismo e criação de postos de trabalho estou totalmente de acordo consigo, se se refere ao discurso sobre os valores do design para o luxo subjacentes à newsletter tenho sobre o assunto uma opinião diferente da sua, como julgo já ter expresso anteriormente.

PARABÉNS MUNNA