12/03/2011

O visão do Design de que não precisamos

Recebi o seguinte email que passo a transcrever


Pela primeira vez, a MUNNA irá participar na exposição MILLIONAlRE FAIR em Amesterdão, um dos eventos mais exclusivos e dominantes do sector do luxo.
Personalidades de todo o mundo como Anna Kournikova, Elizabeth Hurley e Sarah Fergunson marcam presença na Millionaire Fair.
A marca foi seleccionada para expor na Millionaire Gatlery, juntamente com algumas das mais conceituadas marcas de design mundiais, a poltrona Heritage Revisited, da colecção Dress Me, uma colecção destinada a coleccionadores, e limitada a 12 exemplares desenhados por sete talentos nacionais.
A Heritage foi revisitada pela designer de joallharia Susana Martins, que a revestiu a prata num trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequenos designados de filigrana. Juntamente com a designer, a MUNNA pretende fazer uma homenagem à arte Portuguesa, Eloquente em referências históricas, é a poltrona ideal para ambientes marcantes, exclusivos e para pessoas autênticas.

Em Dezembro , junte·se a nós em Amesterdão. “ Afinal, tudo se resume a emoção”

.................

O texto acima é um dos melhores exemplos de um tipo de postura para o Design que eu sempre combati, mas infelizmente os meios de comunicação social adoram.
Anna Kournikova, Elizabeth Hurley Sarah Fergunson não são propriamente referencias na área, e por outro lado, infelizmente, nem tudo se resume à emoção. Para as pessoas normais também é preciso pagar ao merceeiro ao fim do mês, mas entendo que para os "colecionadores" essa não seja propriamente uma preocupação. Quem escreve isto pensa que o ideal de sociedade seria irmos todos para Amsterdão emocionarmo-nos com o luxo de uma dúzia de milionários cada vez mais ricos que vão comprar estas belas cadeiras enquanto cada vez mais gente não tem onde se sentar. Num país onde se prevê, para o ano, uma taxa de desemprego de 14% e onde os ricos são cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, era altura de começar a haver um discurso mais ético e solidário sobre o design.
Carlos Aguiar