12/08/2011

Ainda o post do dia 3 de Dezembro



Um blog é um espaço de publicação de opiniões pessoais e conteúdos seleccionados. Mantenho este há um par de anos e nele faço divulgação de informações, sobretudo acerca de design industrial, do seu ensino e projectos na área. O universo de leitores do DESIGNstudioFEUP sempre teve um carácter algo paroquial, muito centrado no pequeno grupo de alunos para quem foi inicialmente criado (julgo eu, porque geralmente ninguém participa ou comenta o que quer que seja). 
De um numero de acessos limitado (50 a 100 por dia) saltou de repente para mais de 1200 no dia 6 fruto de referencias cruzadas no espaço Web (Ressabiator do Mário Moura http://ressabiator.wordpress.com/2011/12/07/design-de-luxo/#more-5751) e de reacções de alguns leitores face a um post em que expressei uma opinião critica acerca dos valores do design subjacentes ao  discurso promocional divulgado numa newsletter de um empresa nacional.
Sou de opinião que o que havia a dizer sobre o assunto está, no essencial dito de parte a parte. Recebi um email directo da responsável da empresa no qual, com correcção, me expôs a sua opinião e ao qual dei resposta, tendo as nossas posições ficado claras, se bem que naturalmente não coincidentes.
Entendo que o restante conjunto de comentários contribuiu para lançar um debate que apesar da sua pertinência, pela sua forma nalguns casos naturalmente mais empolgada fruto da paixão dos argumentos, corre o risco de ter leituras enviesadas e não se enquadra na vocação e tradição deste espaço.
Sem me furtar a quaisquer outros debates sobre o tema, em sedes mais vocacionadas para esse tipo de discussões, entendo ser conveniente colocar aqui um ponto final juntamente com este esclarecimento que permita aos leitores compreenderam a razão porque não irei responder a mais comentários sobre este assunto.
Gostaria ainda de ter uma palavra de agradecimento dos testemunhos que, ao longo do tempo, tem sido feitos por leitores ratificando o interesse dos conteúdos que aqui costumo ir colocando.
Carlos Aguiar