9/07/2010

Divulgar é preciso

Hoje a Filipa Pias, do Design é Preciso enviou um e-mail a todos os voluntários do projecto pedindo uma maior adesão. Se, por um lado, há pessoas que não conseguem ter tempo para responder aos desafios propostos, por outro lado, com certeza que quantas mais pessoas tiverem conhecimento do projecto, maior será o número de respostas aos desafios. Pedimos a quem nos ler que ajude a divulgar o Design é Preciso, que é uma iniciativa valiosa da Filipa Pias, e, já agora, que os professores dos cursos de design ajudem também à divulgação junto dos seus alunos.
Fica aqui a cópia do e-mail:

"Caros Designers,

É verdade que já somos 380 designers unidos nesta causa e raro é o dia que passa sem novos voluntários!
Mas as propostas que recebemos para os Desafios que estiveram on-line, contrastam com o número crescente de voluntários.
1 proposta para o CAT Tercena
1 proposta para o Banco de Bens Doados
2 propostas para Apoio Domiciliário
1 proposta para a Obra do Ardina
1 Proposta para Cozinha mais segura
Provavelmente a fraca adesão aos desafios que estão on-line relaciona-se com o facto de não existir nem proximidade geográfica, nem conhecimento público da instituição carenciada e por isso ser difícil o vosso envolvimento para uma causa que desconhecem e com quem na maioria das vezes não podem interagir por não ser perto da vossa área de residência.

O Design é preciso à tua volta tem como objectivo colmatar esta situação e dinamizar a vossa participação através da aplicação do processo de Design, ou seja convidamo-vos a observarem no âmbito do design, as carências de interesse social, que existem na vossa rua, bairro, cidade, em Portugal e desenvolverem e proporem-nos a solução.
(mais informação em www.designepreciso.pt)

Design é preciso contra o fogo
Todos os anos em Portugal os incêndios consomem muitos hectares de floresta, levando atrás de si vidas humanas, bens e espécies de animais e de vegetais.
Este desafio tem como intuito sensibilizar as pessoas para o flagelo que são os incêndios florestais em Portugal, utilizando para isso um suporte nobre que ao longo dos tempos tem promovido e divulgado informação, o Cartaz.
O que vos propomos é que desenvolvam cartazes para 3 temas: Heróis do Fogo, para lembrar os que perderam as suas vidas e os que lutaram com todas as suas forças contra uma arma destruidora; Património Perdido, para alertar para um património que é nosso, que cuida de nós e que se perdeu para sempre; Guarda Sem Fim, para promover o que cabe a todos nós assegurar, dando a conhecer o caminho para a preservação da floresta: o de tomar conta, o de limpar, cuidar e vigiar.
Se tivermos propostas suficientes para este desafio, estamos a estudar a viabilidade de fazer uma exposição com todos os cartazes recebidos e que estejam de acordo com o regulamento.
(mais informação em www.designepreciso.pt)

O Design é preciso é de todos e para todos os designers. Todos precisamos para que todos se apercebam de como o Design é necessário na sociedade, como o Design pode fazer a diferença e melhorar a nossa qualidade de vida.
2011 vai ser o Ano Europeu do Voluntário. Não seria fantástico se o Design é preciso, ou seja, todos vós que apoiam esta iniciativa, estivesse presente e desse o seu contributo para este evento.
Contamos com a vossa solidariedade e com a vossa vontade de criar bom Design.
Obrigada e até breve.

Filipa Pias


Design é preciso"