9/05/2010

FBAUP

Com a colaboração da FEUP, a Faculdade de Belas Artes da UP lança uma pós graduação em Design de Produto de contornos distintos da oferta em Design e Desenvolvimento de Produto dinamizada pelo Design Studio FEUP.
Carlos Aguiar

Os objectivos do curso estão centrados na formação especializada, ao nível pós-graduado, na área de design de produto, com aplicação em sectores muito transversais do tecido produtivo. Mas tendo como matriz que a formação é dirigida a especialistas nos sectores que pretendem aumentar a exportação e consolidar a internacionalização no domínio dos “bens físicos transaccionáveis”. Em suma: O grande objectivo é, mais do que ajudar a formar pessoas para a área da prestação de serviços, criar competências na área da produção de artefactos. Integrar, temporariamente, um grupo de criadores no tecido empresarial com reais capacidades para participarem na projectação de artefactos a partir das potencialidades dos materiais e processos das empresas onde iremos desenvolver o nosso trabalho.
Há uma oportunidade de mercado específica, ligada ao design de produto, a disponibilidade de um território que pode funcionar com verdadeiro “laboratório de incubação de ideias de projecto” e o desejo da Universidade do Porto de reforçar a sua terceira dimensão de intervenção através de formação específica dirigida à valorização da actividade económica existente.
Entendemos que as características sócio-económicas e culturais de cada lugar podem, ou tendem a, imprimir uma personalidade distinta aos profissionais ligados a esta área.
Entendemos também que a formação de origem dos futuros profissionais pode propor abordagens distintas na projectação dos seus artefactos.
Procuraremos ocupar o espaço do Design de Autor com tiragens limitadas, procuramos nichos de mercado com características específicas. Procuraremos recuperar desperdícios. Optimizar recursos.