7/27/2009

Concurso Gulbenkian: "Promover a Mobilidade Sustentável"

A Fundação Calouste Gulbenkian abriu o concurso “Promover a Mobilidade Sustentável”, cujo objectivo é incentivar novas políticas públicas, a nível municipal, intermunicipal, ou em áreas metropolitanas, e contribuir para uma melhor acessibilidade dos cidadãos aos seus locais de habitação, trabalho e lazer em condições de equidade e segurança.
Entidades beneficiárias: entidades sem fins lucrativos, legalmente reconhecidas, eventualmente em parceria com entidades públicas com intervenção aos níveis municipal, intermunicipal ou metropolitano, devendo a entidade beneficiária indicar o responsável pela execução do projecto. Projectos elegíveis:
Os projectos de “investigação e desenvolvimento” que tenham por objectivo contribuir para o desenvolvimento humano e bem-estar tanto a nível social (cidadania, responsabilidade, justiça, transparência, participação) como a nível pessoal (promoção da acessibilidade e prevenção de situações de exclusão) na área dos transportes.
Os projectos devem ser inovadores, promover uma abordagem integrada da complexidade dos sistemas de transportes, ser indutores de aperfeiçoamento de políticas públicas e de alterações comportamentais, e explicitar de que forma poderão ser futuramente replicados, contribuindo, assim, para a generalização a nível nacional da implementação de políticas de mobilidade sustentável.

Despesas elegíveis:
Aquisições de serviços externos à entidade beneficiária;
Deslocações, no País e no estrangeiro, dos elementos da equipa envolvidos no projecto, desde que previamente explicitadas no orçamento do projecto;
Aquisições de materiais consumíveis e outras despesas correntes indispensáveis ao projecto;
“Overheads” até 5%.

Apoio financeiro:
Poderá atingir os 80% do custo global do projecto, não podendo ultrapassar na totalidade os 40000 Euros.

Apresentação e prazo de candidaturas:
As candidaturas a este concurso devem ser submetidas exclusivamente por via electrónica, através do boletim de candidatura entre o dia 27 de Julho e 30 de Setembro de 2009.

Poderá consultar o Regulamento Concurso 2009.

Para mais informações:
Programa Gulbenkian Ambiente
Fundação Calouste Gulbenkian
Avenida de Berna, 45-A
1067-001 LISBOA
Tel: 217 823 237
Email: pgambiente@gulbenkian.pt

7/25/2009

Relatório sobre o ensino artístico em Portugal

Foi apresentado no passado dia 21 de Julho, na Casa da Música, no Porto, o relatório de avaliação ao ensino superior artístico em Portugal.
"(...) O relatório, realizado por um painel internacional de peritos a pedido do Governo português, vem informar o processo de preparação de futuras acções de política nesta área, designadamente como previsto no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), sendo agora colocado em consulta pública.
Inclui um conjunto de recomendações que visam expandir o ensino superior artístico em Portugal, nomeadamente ao nível da reestruturação das qualificações nas artes, da atracção e desenvolvimento de professores, da melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, do reforço de investigação de qualidade, da promoção de uma oferta eficiente e efectiva de cursos, do reforço das ligações com a economia e a sociedade, e do estabelecimento de um alinhamento estratégico para o sector. (...)"
O relatório está disponível para consulta pública aqui e os comentários ao relatório, abertos até 10 de Setembro, devem ser enviados ao Gabinete do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior:
Estrada das laranjeiras 205, 1649-018 Lisboa

Disability & International Development

Vai ser lançado em Agosto próximo o livro "Disability & International Development: Towards Inclusive Global Health", de MacLachlan e Swartz. É um livro sobre o estado da saúde nos países sub-desenvolvidos, abarcando temas como a deficiência e o uso de ajudas técnicas. Mostra um retrato de vários países, discutindo políticas de intervenção numa perspectiva integrada.
A seguir, fica um excerto da introdução ao capítulo 10 do livro, com o título "Assistive Technology in Low-Income Countries", feita por Arne H. Eide e Tone Øderud, do SINTEF Health Research:
"World Health Organization (WHO) has estimated that 10% of the global population has a disability, with social educational and/or economical consequences. Although such estimates have a weak basis (Metts, 2000; Eide and Loeb, 2006a) it might be about 600 million people around the world with special needs in terms of health care, education, rehabilitation, appropriate assistive devices and social support. Furthermore it is indicated that 80% of people with disabilities live in low-income countries and also in very poor life conditions with limited access to health care services, rehabilitation and assistive devices. Case studies in developing countries show that higher disability rates are associated with higher rates of illiteracy, poor nutritional status, lower immunization coverage, lower birth weight, higher rates of unemployment and underemployment, and lower occupational mobility (Elwan, 1999). Disability can cause poverty by preventing the full participation of persons with disabilities in the economic and social life of their communities, especially if the appropriate supports and accommodations are not available. This chapter draws on results from recent studies on living conditions among people with disabilities in southern Africa (Eide et al. 2003a, b; Loeb and Eide, 2004; Eide and Loeb, 2006b) and aims at describing the situation for disabled people in low-income contexts with regards to assistive technology." (clicar sobre o texto para a ligação)
Apesar de ainda não ter sido lançado, o livro já está disponível para compra na Amazon (sim, já se têm visto livros mais baratos, mas há uma outras opções, como a Barnes&Noble, onde o preço é mais convidativo).
De qualquer forma, para uma ideia do que se pode ler no livro, aqui estão disponíveis vários excertos dos capítulos.

7/24/2009

Informações da DesignList Newsletter do CPD

e-design
Visões para o Ensino na Europa nos Novos Contextos Ambientais e Económicos
O e-design Congresso do Ensino Superior de Design, no âmbito do Projecto do Observatório do Ensino Superior de Design, decorrerá nos dias 6 e 7 de Novembro próximo, nas instalações da Culturgest.
O Congresso conta com o endorsement do BEDA The Bureau of European Design Associations.
A iniciativa tem por objectivo reflectir sobre o ensino desta área científica em Portugal e na Europa (1º, 2º e 3º ciclos), o impacto de Bolonha e da profissão no mercado.
O Congresso tem como destinatários as Unidades de Ensino Superior que leccionam Design, as Unidades de Investigação em Design, directores/coordenadores de cursos, professores e investigadores.
Conta já com um vasto painel de oradores confirmados.
Mais informação no micro-site: www.congressoe-design.eu


Associação PIN | Petição online
Foi criada e colocada online uma petição ‘Joalharia Contemporânea em Risco’. A Associação acredita poderem ser assim reunidas as condições necessárias à reformulação da legislação da Contrastaria em Portugal.
www.pin.pt/pin2
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N269


Exposição ‘Ícones do Design’ da Colecção Paulo Parra
A Câmara Municipal de Évora inaugurou no passado dia 11, na Igreja de S. Vicente, a exposição ‘Ícones do Design’, da colecção Paulo Parra.
Objectos utilitários, criados no século XX, considerados ícones do design. Muitos dos quais também constam de outras colecções como a do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, do Design Museum de Londres, do Centre Georges Pompidou de Paris, ou do MUDE de Lisboa.
Estão expostos objectos de Peter Beherens, Wilhelm Wagenfeld, Henry Dreyfruss, Walter Dorwin Teague, Mario Bellini, Jacob Jensen ou Philipe Stark. ‘A estes nomes, protagonistas no processo de humanização dos sistemas tecnológicos, é atribuída a autoria de algumas das peças mais importantes da história do design industrial.’
Algumas peças tivemos ou temos em nossas casas, outras gostaríamos muito de as ter.
A mostra estará patente ao público até dia 30 de Setembro.
www.cm-evora.pt | http://ppdesign.tripod.com


Ambientes, Esboços e Int(erv)enções. Propostas | IPVC
O Curso de Design de Ambientes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo promove uma exposição de trabalhos académicos em Viana Castelo. O âmbito desta exposição assume um conteúdo de trabalhos com o intuito de projectar para a comunidade parte da produção que a equipa docente e os alunos concebem e realizam. O título desta iniciativa encerra um quadro amplo de ideias e de actos desenvolvidos durante o corrente ano lectivo.
A exposição estará aberta de 17 a 26 de Julho, no Posto de Turismo de Viana do Castelo.
anacurralo@estg.ipvc.pt | http://portal.ipvc.pt


Finalistas de Design do Produto dão resposta à crise dos sectores da filigrana e da cerâmica com o projecto Luxtiles | IPVC
O curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo afirma-se, há mais de uma década, como uma referência do ensino em design no Norte de Portugal. Uma das motivações do curso é fortalecer as ligações com o mundo empresarial enquanto futuro cenário de trabalho para os alunos formados.
Os futuros designers do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram um projecto inovador, o ‘Luxtiles’ cruzando a filigrana dos ourives da Póvoa de Lanhoso com os materiais cerâmicos de alta tecnologia, apresentado à imprensa no passado dia 16, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pelo Museu do Ouro de Travassos.
A exposição está patente ao público até 31 de Agosto, na Oficina Cultural do IPVC.
aparo@estg.ipvc.pt


‘Duas Estradas’ e ‘Andar por aí’, dois novos livros do Planeta Tangerina
No passado dia 16, no Mercado de Oeiras, o Planeta Tangerina surpreendeu os já habituais leitores com o lançamento de dois novos livros ‘Duas Estradas’ e ‘Andar por aí’. Lembramos que os livros podem ser adquiridos em várias lojas e livrarias e encomendados por e-mail.
editora@planetatangerina.com www.planetatangerina.com
http://www.youtube.com

Pós-Graduação em Design e Desenvolvimento de Produto | EST IPCA

Estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Design e Desenvolvimento de Produto, promovida pela Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). As candidaturas decorrem até 31 de Julho de 2009.
Com início a 2 de Outubro de 2009, esta pós-graduação tem a duração de 2 semestres.
Para mais informações: rsimoes@ipca.pt www.ipca.pt/designproduto

Ambientes, Esboços e Int(erv)enções. Propostas | IPVC

O Curso de Design de Ambientes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo promove uma exposição de trabalhos académicos em Viana Castelo. O âmbito desta exposição assume um conteúdo de trabalhos com o intuito de projectar para a comunidade parte da produção que a equipa docente e os alunos concebem e realizam. O título desta iniciativa encerra um quadro amplo de ideias e de actos desenvolvidos durante o corrente ano lectivo.
A exposição estará aberta de 17 a 26 de Julho, no Posto de Turismo de Viana do Castelo.
anacurralo@estg.ipvc.pt | http://portal.ipvc.pt

Projecto Luxtiles | IPVC



Finalistas de Design do Produto dão resposta à crise dos sectores da filigrana e da cerâmica com o projecto Luxtiles | IPVC
O curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo afirma-se, há mais de uma década, como uma referência do ensino em design no Norte de Portugal. Uma das motivações do curso é fortalecer as ligações com o mundo empresarial enquanto futuro cenário de trabalho para os alunos formados.
Os futuros designers do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram um projecto inovador, o ‘Luxtiles’ cruzando a filigrana dos ourives da Póvoa de Lanhoso com os materiais cerâmicos de alta tecnologia, apresentado à imprensa no passado dia 16, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pelo Museu do Ouro de Travassos. A exposição está patente ao público até 31 de Agosto, na Oficina Cultural do IPVC. aparo@estg.ipvc.pt

PND Prémios Nacionais de Design 2009

PND Prémios Nacionais de Design 2009 | Candidaturas até 31 de Agosto
Todas as informações sobre os regulamentos, as fichas de inscrição e a composição do júri dos Prémios Nacionais de Design, este ano com três vertentes, estão disponíveis para consulta no site do CPD.
O Prémio Sena da Silva visa distinguir e promover as melhores práticas de Design que contribuam para a inovação, a competitividade, o desenvolvimento económico e seus impactos na sociedade.
O Prémio Daciano da Costa pretende distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Produto/Industrial.
O Prémio Sebastião Rodrigues visa distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Comunicação/Gráfico.
paula.gris@cpd.pt | www.cpd.pt

e-design Visões para o Ensino na Europa nos Novos Contextos Ambientais e Económicos











O e-design Congresso do Ensino Superior de Design, no âmbito do Projecto do Observatório do Ensino Superior de Design, decorrerá nos dias 6 e 7 de Novembro próximo, nas instalações da Culturgest.
O Congresso conta com o endorsement do BEDA The Bureau of European Design Associations.
A iniciativa tem por objectivo reflectir sobre o ensino desta área científica em Portugal e na Europa (1º, 2º e 3º ciclos), o impacto de Bolonha e da profissão no mercado.
O Congresso tem como destinatários as Unidades de Ensino Superior que leccionam Design, as Unidades de Investigação em Design, directores/coordenadores de cursos, professores e investigadores.
Conta já com um vasto painel de oradores confirmados.
Mais informação no micro-site: www.congressoe-design.eu

METRO BUDDY

7/23/2009

KNUST HOSTS 3RD INTERNATIONAL DEVELOPMENT DESIGN SUMMIT 200














Kumasi (Ghana) - The 3rd International Development Design Summit (IDDS) is now underway at the Kwame Nkrumah University of Science and Technology (KNUST), a member of the Icograda Education Network. Organised in collaboration with the Massachusetts Institute of Technology (MIT), Franklin W. Olin College of Engineering and Cooper Perkins Inc., the summit started on 8 July and will end on 12 August 2009 (see more...)

(see also summit web page) and (summit blog)

7/21/2009

Começaram a chegar





Design para o desenvolvimento: para uma história

Resumo
Anterior a Victor Papanek com o livro Design for the Real World e a E.F. Schumacher com Small is Beautiful, a Declaração de Amhedabad para o Design Industrial e Desenvolvimento, que resultou de uma reunião em janeiro de 1979, discutiu a promoção do design industrial em países em desenvolvimento. Nos anos seguintes nem ICSID nem UNIDO seguiram esta visão e sim uma concepção muito mais restrita do design para o desenvolvimento. O objetivo deste artigo é repensar o espaço do design para o desenvolvimento, de modo que ele possa atender as necessidades de países em vias de desenvolvimento de modos mais efetivos.
Palavras-chave: desenvolvimento, historia, tecnologia (ver artigo em Arcos Design)

Revista Arcos Design

Prezados(as) pesquisadores (as)

A Revista Arcos Design - www.esdi.uerj.br/arcos - é um periódico Científico coordenado por professores do Programa de Pós Graduação da ESDI/UERJ - Escola superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O lançamento do número 50 está previsto para novembro de 2009.

Nesse momento convidamos os pesquisadores da área de design e áreas afins a enviarem artigos para submissão. O prazo para recebimento para publicação no próximo número será em fluxo contínuo. O recebimento de textos para serem avaliados para inserção em números subseqüentes é 15 de Setembro do corrente ano. As normas para publicação estão no nosso site

Certos de contarmos com sua colaboração
Atenciosamente
Os editores

........................

Dear researcher

The Journal Arcos Design - www.esdi.uerj.br / arms - is a journal run by teachers of the Graduate Program of ESDI / UERJ - School of Industrial Design at the University of Rio de Janeiro.

The launch of the number 50 is scheduled for November 2009.

At this time we are inviting researchers in the field of design and related areas to send articles for submission. The deadline for receipt for publication in the next issue will be in continuous flow. The collection of texts to be evaluated for inclusion in subsequent figures is September 15 this year. Standards for publishing can be see on our site.

Ideawicket Open Innovation Portal

Dear aguiar

Ideawicket Open Innovation Portal (www.ideawicket.com) , India invites you to showcase your innovative projects and designs to potential innovation seekers and design scouts from Non-Profits, Fortune 1000 companies and Asian businesses.

Posting your project on Ideawicket will bring you the following benefits-

- Open up the market for your innovative projects in a new geography
- Information about design requirements of organizations
- New contacts outside your current network
- Potential collaborations

There is no charge for posting on Ideawicket. You are requested to only post non-confidential content and stick to projects that are truly innovative.

Best Regards

Ideawicket Team
www.ideawicket.com

7/20/2009

NavMetro

O projecto chama-se NavMetro e foi desenvolvido pelo professor Diamantino Freitas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Tendo, numa primeira fase sido apoiado pelo POSConhecimento e actualmente liderado pela Metro do Porto SA, em parceria com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), este projecto, que será brevemente aberto ao serviço do público-alvo foi distinguido com uma Menção Honrosa na 8ª edição do prémio Eng. Jaime Filipe, cuja cerimónia decorreu no passado dia 16 de Julho, nas instalações do Instituto Politécnico da Guarda.

Direccionado para pessoas com deficiências ao nível da visão, o projecto NavMetro apresenta-se como um sistema de informação e navegação, via telemóvel, facilitador da orientação e mobilidade para este grupo de pessoas que sem este recurso defrontam dificuldades acrescidas relativamente aos passageiros comuns para se deslocar nas estações de metro. O sistema encaminha o utilizador para pontos de interesse existentes dentro de uma estação de metropolitano. O grande objectivo é dar mais capacidade e liberdade de movimentos às pessoas e assim proporcionar-lhes uma maior qualidade na utilização do metropolitano.


http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=2631

7/19/2009

Cooperação com o programa EDAM



No próximo mês de Setembro irá ter inicio mais uma edição do curso TME do programa MIT Portugal. Este curso, inserido na área temática EDAM - "Engenharia da Concepção e Processos Avançados de Fabrico" conta com uma disciplina de Desenvolvimento de Produto. Para materializar a artriculação entre Designers de Produto e Engenheiros de Desenvolvimento, o DESIGNstudioFEUP propôs que os grupos de trabalho pudessem escolher um projecto a desenvolver entre um leque de trabalhos realizados por alunos dos cursos de Design da Rede. Dado o particular formato intensivo das aulas desta formação (que decorrem em 3 periodos de uma semana aproximadamente distribuidos ao longo do Semestre, é provável que alguns dos designers consigam encontrar disponibilidade de tempo para acompanharem aquele desenvolvimento com as equiapas do MIT Portugal.

Para que isto seja possível o DESIGNstudioFEUP precisa de receber projectos de design (cujos autores desejem, e em relação aos quais seja interessante desenvolver aspectos construtivos, cinemáticos, de cálculo estrutural, etc) para que possam ser equacionados para aquele efeito.

Para qualquer dúvida de discentes ou docentes por favor contactar aguiar@fe.u.pt

Obrigado

The Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA)



The Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA) is responsible for the management of certain parts of the EU's programmes in the fields of education, culture and audiovisual.

Fully operational from the 1st of January 2006, the Executive Agency operates under supervision from its three parent Directorates-General of the European Commission:

(read more)

International Design Scoreboard: Initial indicators of international design capabilities


Design is increasingly being recognised as important for national competitiveness. However, to date there has been no comprehensive collation of available data to enable reliable comparison between nations in terms of performance in design. This report provides a framework for measuring national design capability and brings together the best available data for 12 countries and their design capabilities.

The report has the following aims:

* To provide an initial comparison of nations’ design capability based on currently available data
* To highlight the challenges in comparing data from different nations
* To develop a framework to enable ongoing data collection and international comparison.

(see link here)

7/18/2009

Product Development

See on Aid to Artisans (link here)

Small-scale farmers are Africa’s greatest asset

See on SEED magazine (here)

Aid to Artisans


"We create economic opportunities for artisan groups around the world where livelihoods, communities, and craft traditions are marginal or at risk.
We blend a passion for the deep-rooted cultures and handmade traditions of the developing world with a commitment to building profitable businesses. Environmentally sound practices are at the foundation of our methodology. We recognize that we can only bring lasting economic growth if we provide an integrated approach to product development, business skills training, market access and eco-effective processes.
We accomplish this by working together with partners in the countries where we work and in the markets we connect artisans with, leaving behind an infrastructure that continues to support the artisan community long after we complete our mentoring
."

7/15/2009

Congresso de Design na Culturgest

Nos próximos dias 6 e 7 de Novembro, na Culturgest, em Lisboa, terá lugar o Congresso Europeu do Ensino Superior de Design, com o objectivo de promover a criação de uma task-force para reflexão do estado do ensino de Design no nosso país, criando sinergias entre os seus diferentes actores e interlocutores.
Mais informações no site e-design.

In the coming days 6 and 7 November in Culturgest in Lisbon, will be the European Congress of Higher Education of Design with the aim of promoting the creation of a task-force to reflect the status of the teaching of design in our country, creating synergies between its different actors and stakeholders.
More information on the site

Dia do Design e da Cidadania na Newsletter da UP



"The difference between what we do and what we could do would suffice to solve most of the word`s problems" – a frase é de Ghandi, mas esteve muito presente no dia 19 de Junho, altura em que se assinalou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) o Dia do Design e da Cidadania. Organizada pela equipa de colaboradores e docentes do Design Studio da FEUP, a iniciativa serviu para dar a conhecer a disponibilidade deste grupo para participar de forma cooperativa em projectos de Design para a Solidariedade e Cidadania em Portugal, ou em países em desenvolvimento.

O dia foi preenchido com reuniões de trabalho que contaram com a participação de alguns investigadores que neste momento desenvolvem projectos na FEUP relacionados com estas temáticas da Cidadania e do Design. Nestas reuniões marcaram também presença representantes de instituições exteriores que manifestaram interesse em participar neste dia dedicado à reflexão. As actividades estiveram abertas ao público, que assim pôde conhecer de perto o que se está a fazer no sentido de criar uma linha de actuação em torno de solicitações concretas que permitam planear acções e projectos – quer ao nível de intervenções no terreno, quer ao nível de Mestrados e Doutoramentos nesta área do Design.

Sismo L´Aquila



Na sequência da deslocação duma equipa conjunta de elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro à região de Aquila, Itália, afectada pelo sismo de 06/04/2009, importa divulgar o conjunto de experiências recolhidas.



Assim, terá lugar no dia 23 de Julho de 2009, entre as 10h00 e as 11h30, no Salão Nobre do DEC-FEUP, um conjunto de apresentações com o objectivo de difundir as impressões e as opiniões que resultaram desta missão, analisando, simultaneamente, os ensinamentos para Portugal.



Serão realizadas apresentações de acordo com os temas seguintes



A MISSÃO DA FEUP/ I C-UA



Observações Gerais da Visita



Xavier Romão



O Comportamento das Estruturas de Alvenaria



Alexandre Costa



Danos em Edifícios de Betão Armado



Hugo Rodrigues



A apresentação esta disponível para download aqui.



La Función Social del Diseño





Extracto de artigo de André Ricard em FOROALFA (Link)

Perkins Brailler


Perkins School for the Blind, the nation’s first school for the visually impaired, provides education and services to help build productive, meaningful lives for more than 90,000 children and adults who are blind, deafblind or visually impaired with or without other disabilities in the U.S. and more than 60 countries worldwide. Founded in 1829, Perkins pursues this mission on campus, in the community and around the world.
Over fifty years after the first Perkins Brailler was introduced, Perkins and American Printing House for the Blind made strides to reimagine a classic. To increase the possibilities for learning worldwide this new design aimed to be smaller, lighter, quieter, and have an easier keystroke than the current design. With these challenges in mind, Perkins came to PDT (see all PDF)

Product Development Technologies, Inc. (PDT)



In 1995, Product Development Technologies, Inc. (PDT) began as a two-man operation. Driven by an entrepreneurial spirit and genuine passion for our work, PDT has grown into a full service, award winning product development firm with global reach.
The same spirit that brought us where we are today powers our team of designers and engineers, focusing their enthusiasm and energy to envision and bring to life incredibly innovative products for clients worldwide. PDT understands the big picture in product development - we don't just design products, we help clients build their business through design.... (see link)

Na CORE 77

7/14/2009

IAAD


Who are we and why

The Istituto d’Arte Applicata e Design in Torino is born in 1978 in the capital city of Industrial design by the initiative of a group of professionals that operate in the field of visual communication and product design, becoming a reference point for schools, forming and industry.
Design is culture of planning, a system able to correlate the production with end users. Design must attend to research and innovation, pointing to give social value and cultural meaning for assets and services. Shape and function are cornerstones for conscious design. (link)

7/12/2009

Small is beautiful

No Blog Consciencia Social (ver aqui) encontrei o seguinte post com a boa notícia de que o livro Small is beautifull está disponível gratuitamente on line em (ver aqui)

Aqui fica a transcrição do post citado

Quinta-feira, Agosto 23, 2007
Small is beautiful
"(O economista actual) está habituado a medir a 'qualidade de vida' pela quantidade de consumo anual, assumindo sempre que uma pessoa que consome mais vive melhor do que uma pessoa que consome menos. Um economista budista consideraria esta abordagem excessivamente irracional: já que o consumo é apenas um meio para atingir o bem estar humano, o objectivo deveria ser o de obter o máximo de bem-estar com o mínimo de consumo. ... Quanto menos labuta houver, mais tempo e energia sobra para a criatividade artística. A economia moderna, por outro lado, considera o consumo como o único fim e objectivo de toda a actividade económica. "

" É claro, portanto, que uma economia budista deve ser bastante diferente da economia do materialismo moderno, já que o budista vê a essência da civilização, não na multiplicação das necessidades, mas na purificação do caracter humano. O carácter, por sua vez, é formado primariamente pelo trabalho do homem. E o trabalho, conduzido de forma apropriada em condições de dignidade e liberdade humanas, abençoa aqueles que o fazem e igualmente os seus produtos."

"Máquinas cada vez maiores, implicando concentrações cada vez maiores de poder económico, e exercendo violência crescente sobre o ambiente, não representam progresso: eles são uma negação da sabedoria. Sabedoria exige uma nova orientação da ciência e da tecnologia na direcção do orgânico, do suave, do não violento, do elegante e do belo."

E.F. Schumacher, 1973, Small is beautiful

Schumacher escreveu o seu famoso Small is beautiful em 1973, quando aparentemente ainda pouca gente estava farta do consumismo e os problemas ambientais eram muito menos visíveis do que hoje. Defendia um mundo (produtivo e económico) construído à escala humana, como a única forma de tornar esse mundo ecologica e humanamente sustentável.

O livro está disponível gratuitamente on-line no www.scribd.com

Cidade proíbe venda de água engarrafada

Embalagem é considerada uma ameaça para o ambiente e um gasto desnecessário (ver aqui)

7/11/2009

Casos de Diseño - FOROALFA



Una nueva categoría de contenidos en FOROALFA, destinada a publicar lo mejor de la práctica profesional del diseño. Casos de Diseño reales, de todas las áreas y especialidades, que constituyen verdaderos aportes a la profesión. Presentados por los propios autores y narrados en detalle para ayudar al lector a comprender cómo es que trabajan los mejores diseñadores. (link here)

7/09/2009

Tecnologia Apropriada

Acabam de ser transferidos todos os "posts" do blogue Tecnologia Apropriada que, à semelhança do que foi feito com o Ajudas Técnicas, passou a estar incluído no Design e Cidadania.
Mais uma vez, todos os "posts" com a etiqueta "Tecnologia Apropriada" inseridos até à data de hoje ficaram com o meu nome, quando na verdade foram TODOS publicados originalmente pelo Carlos Aguiar.
Fica assim completo o leque. Todos os temas relacionados com Tecnologia Apropriada podem ser vistos clicando sobre a etiqueta correspondente, aqui na coluna à direita. Agradecemos também que os colaboradores tenham o cuidado de adicionar as respectivas etiquetas sempre que criam um "post" novo para assim facilitar a navegação de quem visita o blogue.
Obrigada.

LUXTILES - Press Release


O curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] afirma-se há mais de uma década como uma referência do ensino em design no norte de Portugal. Uma das motivações do curso é fortalecer as ligações com o mundo empresarial enquanto futuro cenário de trabalho para os alunos formados.

Sendo Viana do Castelo uma cidade que vive de tradições e de valores, a sua cultura material é bastante valorizada no que diz respeito à ourivesaria Tradicional, contudo também se caracteriza desde há muito tempo pelo seu contexto produtivo, devido às pequenas e médias empresas relacionadas com a cerâmica. Estando as áreas da joalharia e da cerâmica em crise, ao ponto de por em causa não só os postos de trabalho como também as próprias empresas, o curso de Design de Produto respondeu à crise dos sectores em causa, formando e colocando profissionais no mercado de trabalho, perpetuando os valores da cultura matérica da cidade.

Os futuros designers do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram um projecto inovador, cruzando a filigrana dos ourives da Póvoa de Lanhoso com os materiais cerâmicos de alta tecnologia. A cultura da azulejaria, qualificada como um dos ex-líbris da cultura urbana portuguesa, é o ponto de partida para o desenvolvimento de projectos de jóias inovadoras, simultaneamente relacionadas com a tradição da cultura material Portuguesa. Neste sentido foram desenvolvidos projectos que, através do concept do azulejo, propõem novos produtos de ourivesaria rostos de cidades como Aveiro, Braga, Guimarães, Lisboa, Porto, Braga ou ainda testemunhas do período Barroco, da Renascença, ou imaginando o azulejo como meio de expressão para os artistas portugueses. Os projectos, elaborados pelos alunos finalistas do curso de Design do Produto sob a orientação dos docentes Ermanno Aparo e Liliana Soares, foram elaborados com o apoio dos ourives da Póvoa de Lanhoso e da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais do IPVC, no âmbito da Unidade Curricular de Projecto de Design em Empresas II do curso de Design do Produto.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Museu do Ouro de Travassos apresentam à imprensa o Projecto Luxtiles, no dia 16 deJulho, pelas 19H00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa deLanhoso, seguido de um verde de honra.
O projecto Luxtiles será exposto ao público durante um evento/desfile, que se realizará no próximo dia 24 de Julho de 2008, pelas 21:00h, na Oficina Cultural do IPVC em Viana do Castelo (Largo 9 de Abril).
A exposição ficará patente até 31 de Agosto.

teste

teste

SoundAMP


Muito se tem falado sobre qual será, ou quais serão, as melhores formas de evitar o estigma que acarreta o uso de ajudas técnicas. O livro Design meets Disability, já aqui divulgado, fala de algumas abordagens ao problema. Uma delas é através da ocultação da ajuda técnica.
Pois bem, esta aplicação usa esta última abordagem.
A SoundAMP é uma aplicação para o iPhone, que permite amplificar todos os sons que chegam ao microfone, ajudando assim pessoas com problemas auditivos. Tem ainda outra funções úteis como a possibilidade de repetir os últimos 5 segundos de algo que não se ouviu bem da primeira vez.
A aplicação está disponível na loja da Apple e custa 9,99 dólares.

(via medGadget)

Chegámos

O blogue Ajudas Técnicas instalou-se aqui.
Estamos confortáveis.
Para todos os "posts" relacionados com o tema, basta clicar sobre o link "Ajudas Técnicas" aqui à direita debaixo de "Etiquetas".
Obrigada.

Nota:
Há uma série de "posts", especialmente os mais antigos, que aparecem como publicados por mim, mas que na verdade foram publicados por outras pessoas no blogue "Ajudas Técnicas". Enquanto não se conseguir resolver o problema, quem quiser saber a identidade do autor original, tenha a bondade de consultar o blogue Ajudas Técnicas.
Caros leitores: parece que a vossa onda de comentários "desentupiu" os blogs. Caíram agora de repente na minha caixa de correio notificações de de uns 30, alguns dos quais bem antigos! Parece que o sistema é lento. Espero que agora estejam a aparecer on line. Obrigado pela vossa resposta ao meu apelo.

7/08/2009

Design Inclusivo

Design Inclusivo: Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Serviços e Ambientes
Autoria: Jorge Falcato Simões, Arquitecto – Câmara Municipal de Lisboa
Renato Bispo, Designer – ESAD – Caldas da Rainha | Associação Projectar para Todos


Download I Parte aqui.

7/07/2009

Atenção

...ao apelo.

Obrigada.

Electrolomo


Aqui está. A Electrolomo, la tercera rueda eléctrica, conforme anunciado no site, é uma adaptação destinada a cadeiras de rodas, para que se transformem numa espécie de triciclo eléctrico.
Os vídeos de utilização estão disponíveis aqui, onde, aliás, foi feita a descoberta deste dispositivo.
Mais informações sobre a Electrolomo:
Mais informações sobre outros produtos da Rodem:

the future of innovation

Seed and The Council on Competitiveness brought together thought leaders from science, business, academia, and design to discuss the future of innovation (see here)

Design de fichas electricas



ver aqui

Apelo aos leitores

Manter estes blogs representa, para mim, um enorme esforço de tempo. Não tendo a percepção se este trabalho tem ou não alguma utilidade, esse esforço torna-se quixotesco e inútil. Se os leitores não iniciarem uma prática de comentário ao que leem, ainda que seja apenas escrever "olá! li isto!" duvido que estes blogs tenham futuro. Toda a gente fala em cidadania mas quanto a participar num esforço colectivo....Este blog pretendia ser isso mesmo: a contrução de um colectivo em torno do design e de valores. Mas um colectivo só tem sentido se for participado. É com alguma tristeza que vejo o fim chegar, custa-me dizê-lo mas é bom que todos tenhamos consciencia que é essa a consequencia inevitável da presente postura de quem o lê. É pena. Sinto que fiz a minha parte, mas não vou continuar a falar para uma parede com uma porta fechada.

Carlos Aguiar

Apelo aos leitores

Manter estes blogs representa, para mim, um enorme esforço de tempo. Não tendo a percepção se este trabalho tem ou não alguma utilidade, esse esforço torna-se quixotesco e inútil. Se os leitores não iniciarem uma prática de comentário ao que leem, ainda que seja apenas escrever "olá! li isto!" duvido que estes blogs tenham futuro. Toda a gente fala em cidadania mas quanto a participar num esforço colectivo....Este blog pretendia ser isso mesmo: a contrução de um colectivo em torno do design e de valores. Mas um colectivo só tem sentido se for participado. É com alguma tristeza que vejo o fim chegar, custa-me dizê-lo mas é bom que todos tenhamos consciencia que é essa a consequencia inevitável da presente postura de quem o lê. É pena. Sinto que fiz a minha parte, mas não vou continuar a falar para uma parede com uma porta fechada.

Carlos Aguiar

Dexigner Newsletter

Já é possível aceder-se à Dexigner Newsletter de Julho. Basta clicar aqui.







Apelo aos leitores

Manter estes blogs representa, para nós Carlos Aguiar e Ana Correia de Barros, um enorme esforço de tempo. Não tendo a percepção se este trabalho tem ou não alguma utilidade, esse esforço torna-se quixotesco e inútil. Se os leitores não iniciarem uma prática de comentário ao que leem, ainda que seja apenas escrever "olá! li isto!" duvido que estes blogs tenham futuro. Toda a gente fala em cidadania mas quanto a participar num esforço colectivo....Este blog pretendia ser isso mesmo: a contrução de um colectivo em torno do design e de valores. Mas um colectivo só tem sentido se for participado. É com alguma tristeza que vemos o fim chegar, custa-nos dizê-lo mas é bom que todos tenhamos consciencia que é essa a consequencia inevitável da presente postura de quem o lê. É pena. Sentimos que fizemos a nossa parte, mas não vomos continuar a falar para uma parede com uma porta fechada.

Apelo aos leitores

Manter estes blogs representa, para mim, um enorme esforço de tempo. Não tendo a percepção se este trabalho tem ou não alguma utilidade, esse esforço torna-se quixotesco e inútil. Se os leitores não iniciarem uma prática de comentário ao que leem, ainda que seja apenas escrever "olá! li isto!" duvido que estes blogs tenham futuro. Toda a gente fala em cidadania mas quanto a participar num esforço colectivo....Este blog pretendia ser isso mesmo: a contrução de um colectivo em torno do design e de valores. Mas um colectivo só tem sentido se for participado. É com alguma tristeza que vejo o fim chegar, custa-me dizê-lo mas é bom que todos tenhamos consciencia que é essa a consequencia inevitável da presente postura de quem o lê. É pena. Sinto que fiz a minha parte, mas não vou continuar a falar para uma parede com uma porta fechada.

Carlos Aguiar

Apelo aos leitores

Manter estes blogs representa, para mim, um enorme esforço de tempo. Não tendo a percepção se este trabalho tem ou não alguma utilidade, esse esforço torna-se quixotesco e inútil. Se os leitores não iniciarem uma prática de comentário ao que leem, ainda que seja apenas escrever "olá! li isto!" duvido que estes blogs tenham futuro. Toda a gente fala em cidadania mas quanto a participar num esforço colectivo....Este blog pretendia ser isso mesmo: a contrução de um colectivo em torno do design e de valores. Mas um colectivo só tem sentido se for participado. É com alguma tristeza que vejo o fim chegar, custa-me dizê-lo mas é bom que todos tenhamos consciencia que é essa a consequencia inevitável da presente postura de quem o lê. É pena. Sinto que fiz a minha parte, mas não vou continuar a falar para uma parede com uma porta fechada.

Carlos Aguiar
Apelo aos leitores: Manter estes blogs representa, para mim, um enorme esforço de tempo. Não tendo a percepção se este trabalho tem ou não alguma utilidade, esse esforço torna-se quixotesco e inútil. Se os leitores não iniciarem uma prática de comentário ao que leem, ainda que seja apenas escrever "olá! li isto!" duvido que estes blogs tenham futuro. Toda a gente fala em cidadania mas quanto a participar num esforço colectivo....Este blog pretendia ser isso mesmo: a contrução de um colectivo em torno do design e de valores. Mas um colectivo só tem sentido se for participado. É com alguma tristeza que vejo o fim chegar, custa-me dizê-lo mas é bom que todos tenhamos consciencia que é essa a consequencia inevitável da presente postura de quem o lê. É pena. Sinto que fiz a minha parte, mas não vou continuar a falar eternamente para uma parede com uma porta fechada! Eh Eh. Boas leituras!

Carlos Aguiar