7/24/2009

Informações da DesignList Newsletter do CPD

e-design
Visões para o Ensino na Europa nos Novos Contextos Ambientais e Económicos
O e-design Congresso do Ensino Superior de Design, no âmbito do Projecto do Observatório do Ensino Superior de Design, decorrerá nos dias 6 e 7 de Novembro próximo, nas instalações da Culturgest.
O Congresso conta com o endorsement do BEDA The Bureau of European Design Associations.
A iniciativa tem por objectivo reflectir sobre o ensino desta área científica em Portugal e na Europa (1º, 2º e 3º ciclos), o impacto de Bolonha e da profissão no mercado.
O Congresso tem como destinatários as Unidades de Ensino Superior que leccionam Design, as Unidades de Investigação em Design, directores/coordenadores de cursos, professores e investigadores.
Conta já com um vasto painel de oradores confirmados.
Mais informação no micro-site: www.congressoe-design.eu


Associação PIN | Petição online
Foi criada e colocada online uma petição ‘Joalharia Contemporânea em Risco’. A Associação acredita poderem ser assim reunidas as condições necessárias à reformulação da legislação da Contrastaria em Portugal.
www.pin.pt/pin2
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N269


Exposição ‘Ícones do Design’ da Colecção Paulo Parra
A Câmara Municipal de Évora inaugurou no passado dia 11, na Igreja de S. Vicente, a exposição ‘Ícones do Design’, da colecção Paulo Parra.
Objectos utilitários, criados no século XX, considerados ícones do design. Muitos dos quais também constam de outras colecções como a do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, do Design Museum de Londres, do Centre Georges Pompidou de Paris, ou do MUDE de Lisboa.
Estão expostos objectos de Peter Beherens, Wilhelm Wagenfeld, Henry Dreyfruss, Walter Dorwin Teague, Mario Bellini, Jacob Jensen ou Philipe Stark. ‘A estes nomes, protagonistas no processo de humanização dos sistemas tecnológicos, é atribuída a autoria de algumas das peças mais importantes da história do design industrial.’
Algumas peças tivemos ou temos em nossas casas, outras gostaríamos muito de as ter.
A mostra estará patente ao público até dia 30 de Setembro.
www.cm-evora.pt | http://ppdesign.tripod.com


Ambientes, Esboços e Int(erv)enções. Propostas | IPVC
O Curso de Design de Ambientes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo promove uma exposição de trabalhos académicos em Viana Castelo. O âmbito desta exposição assume um conteúdo de trabalhos com o intuito de projectar para a comunidade parte da produção que a equipa docente e os alunos concebem e realizam. O título desta iniciativa encerra um quadro amplo de ideias e de actos desenvolvidos durante o corrente ano lectivo.
A exposição estará aberta de 17 a 26 de Julho, no Posto de Turismo de Viana do Castelo.
anacurralo@estg.ipvc.pt | http://portal.ipvc.pt


Finalistas de Design do Produto dão resposta à crise dos sectores da filigrana e da cerâmica com o projecto Luxtiles | IPVC
O curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo afirma-se, há mais de uma década, como uma referência do ensino em design no Norte de Portugal. Uma das motivações do curso é fortalecer as ligações com o mundo empresarial enquanto futuro cenário de trabalho para os alunos formados.
Os futuros designers do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram um projecto inovador, o ‘Luxtiles’ cruzando a filigrana dos ourives da Póvoa de Lanhoso com os materiais cerâmicos de alta tecnologia, apresentado à imprensa no passado dia 16, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pelo Museu do Ouro de Travassos.
A exposição está patente ao público até 31 de Agosto, na Oficina Cultural do IPVC.
aparo@estg.ipvc.pt


‘Duas Estradas’ e ‘Andar por aí’, dois novos livros do Planeta Tangerina
No passado dia 16, no Mercado de Oeiras, o Planeta Tangerina surpreendeu os já habituais leitores com o lançamento de dois novos livros ‘Duas Estradas’ e ‘Andar por aí’. Lembramos que os livros podem ser adquiridos em várias lojas e livrarias e encomendados por e-mail.
editora@planetatangerina.com www.planetatangerina.com
http://www.youtube.com