9/04/2009

Pós-graduação em Gerontologia Clínica

A Escola Superior de Educação João de Deus abriu as inscrições para esta pós-graduação em Gerontologia Clínica e apresenta também os designers (bacharéis ou licenciados) como possíveis destinatários do curso. As inscrições estão abertas até 18 de Setembro e as aulas começam a 12 de Outubro.

Texto retirado do site:

"Identificação do Curso de Pós-Graduação:
A Pós-Graduação em Gerontologia Clínica surge na premente necessidade de promover num domínio holístico a educação para a saúde, a prevenção da doença e intervenção nas patologias inerentes à população envelhecida e a envelhecer.
Através de um corpo de conhecimento científico teórico-prático interdisciplinar e multidisciplinar em gerontologia, o formando habilitar-se-á a exercer no idoso, um efeito preventivo da doença, na promoção da saúde, conservando a tonicidade funcional, um controlo postural flexível, uma boa imagem do corpo, uma organização espacial e temporal plástica, uma integração e prolongamento de praxis ideomotoras, entre outras.

Objectivos Gerais:
Este curso de Pós-Graduação em Gerontologia Clínica da Escola Superior de Educação João de Deus tem como objectivo proporcionar, a todos os formandos, um conjunto de competências (humanas, técnicas, funcionais, éticas e científicas) para uma intervenção gerontológica de excelência.
Desta forma, permitirá a construção de paradigmas que procurem, por um lado, analisar os diversos factores psicossomáticos e da retrogénese psicomotora subjacentes às diversas gnósias causados pelo envelhecimento humano, contribuindo para o desenvolvimento e fomentando a autonomia, auto-estima do idoso, o bem-estar e um saber viver com as suas limitações. Por outro lado, ao extrair o código semântico da Gerontologia Clínica, por intermédio de conhecimentos científicos metodológicos e da promoção da saúde e prevenção da doença, o gerontólogo clínico, provido de novos saberes e novos olhares, tentará desconstruir esses mesmos paradigmas, para a produção e aplicabilidade funcional de novos mentefactos, artefactos e sociofactos destinados a proporcionar ao idoso, anos de vida e qualidade de vida à quantidade de vida, vivida pelo geronte."