9/05/2009

Código de Identificação de Cores para Daltónicos



O Projecto ColorAdd®, criado pelo designer Miguel Neiva, é um projecto Único, materializado num Código de Identificação de Cores para Daltónicos, grupo que representa ca. 10% da população masculina mundial, a quem pretende resolver problemas de dissonância cognitiva por vezes grave.

O código ColorAdd® pretende ser Universal (ausência de barreiras linguísticas) e Transversal (multi sectorial). O mercado do ColorAdd® é vasto e de âmbito Global, abrangendo todas as empresas e organizações que utilizam a Cor para comunicar características dos seus produtos ou prestar informações.

O projecto está em fase embrionária mas as suas características de forte inovação aplicada à Inclusão Social, potenciam elevado interesse de diversas entidades e do público em geral.

Integrado nos Projectos Tangenciais da EXPERIMENTADESIGN 2009 estará exposição permanente de 9 de Setembro até 11 de Novembro, na estação Baixa-Chiado do Metro de Lisboa.

Teríamos muito gosto em contar com a sua presença na inauguração, pelas 20h00 do dia 9 de Setembro.

** Sendo o espaço de exposição no interior da estação de metro e para que possa ter acesso ao mesmo, terá que se fazer acompanhar de um print do flyer anexo e apresenta-lo na entrada na bilheteira onde se encontra um elemento das relações publicas da Metro de Lisboa que fará o respectivo encaminhamento.

.....................................................

Recebido posteriormente por email do Miguel Neiva:

O projecto chama-se ColorAdd, desenvolvido para ajudar a minorar o problema de uma franja significativa da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas - inclusão. Numa altura em que tanto se fala em "design inclusivo", este projecto apresenta uma solução que permite aos daltónicos identificar as cores. O daltonismo é uma deficiência, de transmissão hereditária - sem cura, que afecta maioritariamente indivíduos do sexo masculino - estima-se que quase 10% da população masculina seja daltónica, em diferentes graus, mas com alguma dificuldade na correcta interpretação da cor. Oferecer aos daltónicos independência aquisitiva, uma mais fácil integração social em situações que a opção e escolha da cor é relevante e a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança.
Transversal a todos os quadrantes da sociedade global, independentemente da sua localização geográfica, cultura, língua, religião, bem como às diferentes vertentes sócio-económicas (saúde, educação, transportes e industria têxtil, etc), considera-se de extrema importancia e utilidade nas mais variadas áreas e de uma amplitude global.
O projecto apresenta uma solução sustentada, de implementar um código universal, que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão. Reforçando e valorizando o “design for all”.Tendo sido alvo de interesse por parte dos mais variados quadrantes da sociedade civil e politica, de diversas entidades e de órgãos de comunicação social, com reportagens no Jornal de Noticias -http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1061667 , na RTP - http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=191137&headline=20&visual=9 , na TVI, Antena 1 e na Rádio clube português.
Este projecto, já reconhecido pela comunidade cientifica, será apresentado mundialmente no AIC 2009 – Congresso Mundial da Cor, a realizar na Austrália no próximo dia 27 Setembro. Em Portugal, integrado no âmbito da programação da EXD09 - projectos tangenciais, com exposição a inaugurar no proximo dia 09 deste mês, na estação do metro - Baixa-Chiado.
É semifinalista do Prémio Nacional de Empreendedorismo – START, tendo sido já contemplado com o apoio FINICIA - IAPMEI.
Este sistema está em vias de ser implementado em diferentes áreas sectoriais e já tem o reconhecimento de diversas entidades.
Os links acima apresentado, são complementados com o site www.coloradd.net onde poderá encontrar informações mais actualizados sobre os desenvolvimentos recentes.