9/10/2011

Especialização em Design e Desenvolvimento de Produto


Já está actualizado no site da FEUP o plano de curso em vigor para o ano lectivo de 2011/2012. Como se pode perceber pela nova distribuição de ECTS apostou-se num reforço ainda maior da UC de Projecto, mantendo-se o contacto total nas 20 horas semanais 
O Curso de Especialização em Design e Desenvolvimento de Produto tem como objetivo contribuir para a competitividade interna e externa da Indústria Portuguesa, através da criação de Produtos inovadores e com a conveniente integração da vertente Design.
O Estudante verá reforçada as suas competências a nível do projeto cooperativo, melhorando o domínio nesta atividade e exercitando a articulação entre Gestão, Engenharia e Design, podendo dinamizar e contaminar com estas práticas o tecido industrial em que se integra.

O Curso (correspondendo a um total de 60 ECTS) estrutura-se em torno de um Laboratório de Projecto em Design que decorre nos dois semestres e ocupa metade do tempo de contacto previsto (15+15 ECTS - 10 horas por semana em cada semestre alicerçando a metodologia de Ensino Baseado em Projeto). Os restantes 30 ECTS são dedicados às Unidades Curriculres convergentes com Projecto: no primeiro semestre, “Materiais e Processos”, "Modelação Avançada e Prototipagem", "Semântica do Desenvolvimento de Produtos" e "Usabilidade e Design da Experiencia"; no segundo semestre, “Do Mercado ao Design e do Design ao Negócio”, “Concepção de Soluções Construtivas”, “Validação e Certificação de Produtos” e “Iniciação à Investigação”. Os projetos a abordar nas unidades de formação “Laboratório de Projeto I” e “Laboratório de Projeto II” serão de 3 tipos: curtos (1 a 2 semanas), médios (3 a 4 semanas) e longos (mais de 5 semanas), encadeando-se e sobrepondo-se por forma a preparar o aluno para a necessária gestão de tempo, dotando-o de recursos que aplicará na vida profissional. A avaliação, que ocupa 6 semanas do total de 20 por semestre (deixando 14 para efetiva lecionação), será disseminada em função do decorrer dos projetos e permitirá, pela interrupção planeada das aulas, preparar convenientemente as sínteses necessárias às entregas dos trabalhos pedidos.