9/29/2011

Daciano - Colaboradores de sempre






Daciano Costa foi um dos mais destacados designers portugueses.
O seu mobiliário de escritório tornou-se um clássico contemporâneo.
Criou ambientes nos espaços interiores da Biblioteca Nacional e no «palácio» da Gulbenkian. A sua obra integra arquitectura de interiores, design de mobiliário, industrial, de exposições e gráfico, para além de cenografia e figurinos.
Nascido em 1933 em Lisboa, Daciano Costa frequentou a Escola de Artes Decorativas de António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
Com formação em pintura, DC começou a trabalhar no atelier do pintor e arquitectoFrederico George, que via como o seu mestre de eleição, também nesta ambivalência que sempre teve entre várias disciplinas. A sua colaboração mostrou-se "fundamental na formação da sua sensibilidade e da metodologia que viria adoptar na abordagem do processo de projecto", contou à agência Lusa o arquitecto João Paulo Martins, que com ele conviveu.
"Tenho atelier desde 59, quando deixei de trabalhar com o Frederico George. Comecei em Belém, no Pavilhão da Independência, no que sobrou da Exposição do Mundo Português, onde havia ateliers de artistas, sobretudo de escultores. Não me afirmo completamente como designer, porque no fundo o que eu tenho feito mais é arquitectura de interiores e design de mobiliário. Não quer dizer que não tenha já feito outras coisas e que não esteja preparado para fazer outras", contou numa entrevista em 1994 ao jornal PÚBLICO.
DC foi fundador da empresa Risco - Projectistas e Consultores de Design, SARL