3/10/2011

24hrs Inclusive Design Challenge

O Design Studio Feup da Universidade do Porto e o Royal College of Art de Londres vão organizar nos dias 3, 4 e 5 de Junho um Workshop - 24hrs Inclusive Design Challenge sobre o tema Cidade Inclusiva.

Esta iniciativa conta com a orientação da Professora Julia Cassim do Helen Hamlyn Centre (RCA), à semelhança das que tem sido realizados, nos últimos dois anos, em diversas cidades do mundo. Para maior esclarecimento consultar os links dos workshops realizados em Dublin e um PDF (em anexo) de uma publicação de workshops realizados em 2009.

A Professora Julia Cassim esteve em Outubro de 2010 no Porto, a convite da Designer Lígia Lopes, para um Seminário sobre Design Inclusivo, promovido pelo Design Studio Feup, tendo aproveitado essa estadia para conhecer e avaliar as nossas capacidades de organizar um desafio desta dimensão. De referir que a revista Design Week identificou recentemente Júlia Cassin como uma das 50 personalidades mundiais mais relevantes na área do Design Inclusivo, o que sendo uma referencia e um agarantia do interesse e valia científica do Workshop, é também uma grande responsabilidade para todos nós ao organizá-lo.

A Câmara Municipal de Gaia aderiu entusiasticamente a esta iniciativa e acaba de confirmar a cedência gratuíta do espaço do Convento Corpus Christi para acolher as sessões de trabalho e apresentações.












As sessões de trabalho decorrerão com base em equipas multidisciplinares que contarão com Designers de produto, Designers de comunicação, Engenheiros, Arquitectos, Técnicos de planeamento Autárquico, representantes de associações relevantes da área da reabilitação, integração social, etc, estudantes de design de 2º ciclo e “Design Advisers” – utentes com necessidades especiais (motoras, visuais, decorrentes de barreiras cognitivas ou culturais) que inter-agirão com os técnicos trazendo a claro as dificuldades de inclusão que os espaços urbano escondem nos mais variados contextos e situações.

Pretende-se que cada equipa seja capaz de produzir no segundo dia de trabalho propostas de soluções concretas para os problemas identificados.


 A organização prevê a possibilidade de participação de alunos dos cursos de design da FEUP (dois de DDP e dois de MDI ).