8/10/2009

Método: "Cultural Probes"

À semelhança (e no seguimento) do que Glaser e Strauss criaram em 1967 - a "Grounded Theory" - as "Cultural Probes" são um método para recolha de informação sobre os utilizadores e as suas actividades. A diferença para outros métodos de recolha de dados e observação "no terreno" é que este método se baseia em "auto-documentação" (mais uma vez, não sei se este termo existe, provavelmente não. Em inglês chama-se "self-report") dos utilizadores.
Os participantes recebem um "kit" para reunir informação durante um certo período de tempo de modo a que mais tarde, tipicamente depois de uma entrevista, essa informação possa ser analisada. Os "kits" podem conter materiais diversos como diários, máquinas fotográficas, gravadores de voz, entre outros.
É um método útil sobretudo para a fase inicial de projecto que permite obter muito material para análise, sendo, para mais, divertido. Para além disso, a forma de apresentação da informação é também útil para a comunicação dentro da equipa de projecto.
Este é o link para a publicação de Gaver, Dunne e Pacenti sobre as "Cultural Probes".