8/10/2009

Livro: The Design of Everyday Life

No seguimento das trocas de e-mails com o Gonçalo Gomes, da UA, foi sugerido pelo Carlos Aguiar que a informação trocada fosse disponibilizada por mim aqui no blogue.
A imagem acima é a capa de um livro de Elizabeth Shove, Mathew Watson, Martin Hand e Jack Ingram chamado "The Design of Everyday Life". É um livro curioso que fala da importância dos objectos na nossa vida, do cidadão comum como designer e da importância do "ter" e do "fazer" (que leva à questão dos projectos "Do It Yourself" [DIY]). Ao mesmo tempo, conta histórias a partir de entrevistas com utilizadores e aborda temas de teoria e prática em design, como o "user-centered design" [UCD].
Resumindo, é um livro sobre "sociologia do design" (não sei se existe com este nome) e sobre a relação entre consumo, uso, necessidades e apropriação.
O livro está disponível para compra aqui no Book Depository, um bom recurso para quem não quer pagar portes de envio.

E, já que estamos a falar de livros e poupança, fica aqui também o link para o Abe Books onde se podem encontrar livros de edições antigas e/ou raras a preços muito baixos (para edições recentes não costuma ser vantajoso). Em geral os livros demoram um bocadinho a chegar, mas às vezes vale a pena a espera.