3/19/2009

Monografia Classe VOUGA




O Design Studio FEUP e a Associação "Cenário" do cais do Puxadouro na Ria de Ovar estabeleceram uma perceria para o estudo, registo e elaboração de uma monografia sobre a classe Vouga.
Este trabalho que se espera venha a dar origem à publicação de um ou mais artigos científicos e, quem sabe, de um livro, passará pelo levantamento 3D das formas dos cascos de embarcações históricas às quais ainda é possivel aceder, como o famoso "Bill" construido poelo Mestre Gordinho, aos modelos das extinta Brigada Naval indo até aos modelos que actualmente estão em produção.
Este levantamento só é possível pela utilização de sofisticada aparelhagem portátil de digitalização laser da Escola Aveiro Norte da Universidade de Aveiro, integrada no ambito de doiestágios curriculares de alunas da licenciatura em Tecnologia e Design de Produto.
Espera-se que após o levantamento dos obras vivas seja possivel, pelo menos para algumas delas proceder ao trabalho de "engenharia inversa" e modelizar em detalhe todo o conjunto das embarcações.