3/19/2009

Ideias

Propus que o Design Studio FEUP pudesse trabalhar mais ou menos nos moldes do Certec (ligações num post anterior), embora mais centrado em design industrial e não tanto em acessibilidade web - neste campo existe já o Certic na UTAD que tem feito muito bom trabalho e conta com óptimos profissionais.
Poderiam ser feitas parcerias com instituições que prestam apoio a pessoas com vários tipos de deficiências e até tentar trabalhar com universidades sénior que encontrássemos no Porto. A literatura sugere que as pessoas nestas universidades tendem a ser "pró-activas" e a estar mais disponíveis para participar em iniciativas de projecto e investigação. Um exemplo são os métodos nórdicos tão em voga da utilização de "focus groups" e de investigação sobre uma perspectiva chamada "user centered". Estabelecer um contacto frequente com as pessoas possibiltará uma maior fluidez no trabalho e uma maior confiança por parte dos participantes. Por outro lado, o Design Studio poderá ser a entidade a quem as instituições recorrerão para os chamados "projectos à medida" (mais uma vez aqui, adoptando-se os moldes do Certec).
Outra das propostas seria tentar trabalhar em conjunto com os hospitais (no caso do Design Studio a proximidade física é uma mais-valia) em projectos para aplicação em ambiente clínico.
Por último, e talvez por pessoal interesse, há uma série de projectos possíveis na área das ajudas técnicas para doentes de AVC. São frequentemente doentes hemiplégicos que requerem objectos passíveis de serem utilizados com uma só mão. Nesta área, outros problemas como a falta de equilíbrio ou o medo de cair condicionam muito a actividade dos doentes pelo que há que projectar objectos que colmatem estas falhas e aumentem a confiança e segurança dos doentes na realização das tarefas.
De um modo geral, o Design Studio poderia contribuir e estar à frente a nível nacional da promoção para a vida independente das pessoas com vários tipos de incapacidades.