3/09/2009

Evento de Design Export Home ‘09

O júri do IX Concurso de Design Export Home ‘09, formado pela designer Carla Silvestre em representação da Moviflor, pelo designer Carlos Aguiar em representação do Design Studio FEUP , pelo arquitecto Nuno Lacerda em representação da FAUP e designer Francisco Providência em representação do Centro Português de Design, reunido na Exponor no dia 5 de Março das 11:00 h às 15:00h, decidiu por votação directa, atribuir os seguintes prémios:

1º prémio: Aparador Standing, Mundos Perdidos, lda (presente na feira na Gal. 5 / 32);
2º prémio: Boogie, Amaric, indústria de estofos, lda (presente na feira na Gal. 6 / D10);
3º prémio: Mini library, Castro Sousa, móveis, lda (presente na feira na Gal. 5 / 40).

O júri constatou, no entanto, que as peças apresentadas não são nem particularmente exemplares da arte da boa marcenaria, de que deveriam expressar a tradição local, nem projectos de design industrial particularmente cuidados, nem parecem resultar de concertadas políticas estrategicas das empresas que os propõem. Do conjunto ressalta, como tem vindo, infelizmente, a verificar-se noutros eventos deste tipo, um esforço sobretudo de "fazer diferente", sem grande consistência, domínio ou propósito.

Do atrás exposto, preocupados com as consequências exemplares deste tipo de eventos junto dos industriais deste Sector, e animados pelo objectivo de participar de forma proactiva para elevar a qualidade futura do concurso, o júri gostaria de manifestar o seu desconforto pelo equívoco implicitamente patente nas peças apresentadas, entre os contributos do design na sua tradição de conformador de artefactos culturais e a simples exploração avulsa de tendências de consumo, menos determinadas por uma metodologia e uma prática projectual do que pelo simples aproveitamento de conjunturais oportunidades de mercado.

O júri reconhece a importância destes tipo de concursos na dinamização da oferta da indústria nacional, e considerando o carácter de demonstração que as peças nele distinguidas podem vir a desempenhar, sugere uma alteração metodológica, a introduzir no futuro, pela adopção de um novo modelo de regulamento, tomando eventualmente como exemplo as práticas e experiencias de outros certames internacionais do mesmo formato, pelas quais se tem melhor atingido os objectivos desejados.

Carla Silvestre
Carlos Aguiar
Francisco Providência
Nuno Lacerda

..............................

O contexto deste prémio pode ser melhor compreendido em (portal Export Home) onde se pode ler:

Com início em 2000, o evento de design conta já com a sua IX edição consecutiva, constituindo um percurso de sucesso e prestígio.

O Concurso de Design, Export Home.09, integrado no Evento de Design, IX Edição visa reconhecer a importância do design em Portugal, aliando designers/empresas do sector do mobiliário, iluminação e têxtil.

A AEParedes, AEPF, APCM, AIPI, APIMA e AIMMP, dão continuidade e credibilidade a este Evento, de forma a poder intensificar a colaboração de profissionais de design com a indústria portuguesa e assim reforçar a inovação nestes sectores.

Com o objectivo de incentivar as empresas a investir na qualidade, inovação e design do mobiliário, este certame conta com a exposição e concurso de peças previamente seleccionadas, do leque de empresas expositoras da Export Home. A peça a expor deverá estar sempre integrada numa linha comercializável por empresas que tenham um ou mais designers como colaboradores, como prova evidente da sua aposta no design e da consideração da sua importância.