11/23/2008

DESIGN STUDIO FEUP


REGULAMENTO (dstudio@fe.up.pt)

Objectivos
O DESIGN STUDIO FEUP é um espaço de trabalho que tem como objectivo fundamental a disponibilização de condições para o desenvolvimento de projectos (produtos ou processos) em ambiente integrado, de índole pluridisciplinar, tendo em conta as vertentes Design, Engenharia e Gestão (design, engineering e management) fomentando deste modo a aprendizagem com base na experiência projectual concreta (PBL- Project or Product Based Learning).
O DESIGN STUDIO FEUP encontra-se instalado no topo norte do piso 2 do edifício M (sobre as oficinas do Demegi) sem prejuízo de, no futuro, vir a ocupar outras instalações na UPorto

Funcionalidades
O DESIGN STUDIO FEUP coloca à disposição dos utentes, não só o respectivo espaço físico, mas ainda meios informáticos ligados à rede da FEUP e salas para reuniões de trabalho no âmbito do desenvolvimento dos projectos.
O DESIGN STUDIO FEUP colocará também à disposição dos utentes um local que lhes permita a realização de maquetes ou modelos relacionados com os respectivos projectos, bem como algumas facilidades no domínio da impressão, desenho e imagem.
A aquisição e gestão dos consumíveis necessários será da responsabilidade dos utilizadores.
Sempre que solicitado, a Direcção do DESIGN STUDIO FEUP tentará mediar na obtenção de condições para que os alunos envolvidos nos projectos tenham acesso à estrutura da FEUP e Institutos ligados à FEUP, no que diz respeito a Laboratórios e Oficinas, fomentando deste modo a experimentação e permitindo testar soluções, desenvolver protótipos e apresentar resultados, sem prejuízo da total independência destes e do que for decidido pela respectiva tutela.

Acesso
O DESIGN STUDIO FEUP funcionará 24h por dia, todos os dias da semana.
Depois de aprovado um projecto, a utilização da estrutura do DESIGN STUDIO FEUP pelos elementos associados ao mesmo só poderá efectivar-se após a activação de meios de acesso pessoais, não só ao espaço (cartão magnético), como às respectivas estruturas informática (username e password) e técnica.
Os utentes deverão zelar pela limpeza, integridade e longevidade do espaço e dos equipamentos residentes no mesmo, bem como contribuir para a existência de um bom ambiente de trabalho, podendo ser responsabilizados por danos causados no material e/ou equipamentos colocados à sua disposição.

Utentes
Os utentes do DESIGN STUDIO FEUP deverão ser, preferencialmente, alunos da FEUP, sem prejuízo da sua eventual abertura futura a estudantes das restantes escolas da U. Porto, ou mesmo de outras Universidades.
A utilização do DESIGN STUDIO FEUP por elementos externos à FEUP, previamente solicitada pelo supervisor do projecto em causa e aceite pelo Coordenador do DESIGN STUDIO FEUP, poderá implicar o pagamento de uma taxa de bancada, a determinar oportunamente.

Gestão
O DESIGN STUDIO FEUP é gerido por um Coordenador nomeado pelo Director da FEUP.
O DESIGN STUDIO FEUP disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo Coordenador, constituído por um representante de cada um dos departamentos da FEUP, e dos Institutos de Ligação.
A estes elementos podem vir a juntar-se representantes das unidades de investigação financiadas pela FCT e dos Mestrados ou Doutoramentos que o solicitarem
Este Conselho reunirá a pedido do Coordenador do DESIGN STUDIO FEUP para:
Sugerir orientações estratégicas para a implementação do DESIGN STUDIO FEUP
Analisar os planos de actividades propostos pela Coordenação do DESIGN STUDIO FEUP
Dar parecer sobre relatórios de actividades e contas
Analisar e comentar os resultados e sugerir alterações e melhorias nas políticas gerais de funcionamento e da articulação do DESIGN STUDIO FEUP com as restantes unidades da FEUP