6/18/2010

Projectos de Design contra a Pobreza e a Exclusão Social


Convocatória de Ideias para a criação de Projectos de Design contra a Pobreza e a Exclusão Social

Last Call – data-limite 10 Julho
  
No âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social e coincidindo com a II Bienal Ibero-Americana de Design, o Ministério da Cultura de Espanha apresenta a iniciativa “Design contra a Pobreza”. Este projecto é constituído por duas fases sucessivas: a Convocatória de Ideias e a Exposição que mostrará os projectos seleccionados no Museu de Nacional de Artes Decorativas (Madrid).

O objecto desta convocatória é colocar o design ao serviço da pobreza, mediante a selecção de propostas para os espaços e equipamentos dos lares transitórios destinados a pessoas em processo de inclusão social, com o objectivo de melhorar as actuais condições dos lares comunitários temporários.

As propostas apresentadas deverão enquadrar-se numa das três seguintes categorias: fomento da socialização (salas de estar, salas de jantar, quartos de jogos e trabalho comunitário), preservação da privacidade dos indivíduos (dormitórios, espaços de trabalho) y espaços e equipamentos privados socializados (higiene pessoal, cozinhas partilhadas, etc.); podendo optar-se por uma das modalidades dentro de cada categoria:
-        Organização, distribuição, decoração e ambientação de esses espaços.
-        Desenvolvimento de algum objecto ou equipamento dos mesmos.
Os projectos poderão ser uma nova criação ou bem como melhorias de outras existentes, sejam elas reais ou apresentadas em literatura de referência.

Poderão participar arquitectos e designers latino-americanos, espanhóis ou portugueses, individual ou colectivamente, independentemente do seu país de residência. O número de projectos a apresentar por concorrente e por categoria é ilimitado.

Dada a finalidade social e humanitária da convocatória, os melhores projectos entre os seleccionados poderão, neste caso, ser entregues às ONGs colaboradoras para a sua produção e execução, em parte ou na sua totalidade, com uma retribuição de 10.000€ pela cedência de direitos de autor, segundo o regulamento da convocatória.