6/14/2010

Acessibilidade e design inclusivo

Rui Ribeiro, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, acaba de ser convidado a integrar a Comissão Técnica - CT 177(IPQ) - "Acessibilidades e Design Inclusivo". Trata-se do primeiro representante da Universidade do Porto a fazer parte desta comissão técnica desde a sua criação em Abril de 2008. 

Licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo IST - Instituto Superior Técnico e doutorado em Física da Radiação pela Universidade de Coimbra, Rui Ribeiro é também Senior Staff da divisão de Física Aplicada do CERN (Centro Europeu de Física de Partículas, Genebra). É colaborador do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, investigador do LOME-INEGI e professor na FEUP e na Universidade do Minho. A Física Aplicada à Medicina e a Biomecânica são as principais áreas de interesse do actual integrante da Comissão de Acessibilidade e Design Inclusivo. 

De carácter normativo e de aconselhamento, esta comissão técnica abrange a concepção, implementação e gestão do meio edificado, equipamentos, produtos e serviços, que permita assegurar uma igual oportunidade de uso, de uma forma directa, imediata, segura, permanente e o mais autónoma possível. 

A representação da FEUP terá, assim, como objectivo, transmitir à comissão o conhecimento da Faculdade de Engenharia do Porto na área da Acessibilidade e Design Inclusivo e receber informação da evolução que se opera neste domínio. 

"A Acessibilidade e o Design Inclusivo são áreas onde há muita falta de aplicação prática, ainda há muito a ideia que estes temas se resumem a colocar elevadores e rampas de acessibilidade", afirma Rui Ribeiro, destacando que "o conceito é muito mais vasto e passa, por exemplo, por levar as nossas vozes a serem ´ouvidas` por surdos e o que escrevemos a ser ´visto` por cegos. Felizmente a FEUP tem um pensamento bastante abrangente e muitos trabalhos têm sido desenvolvidos nesta temática, no entanto ainda há muito para fazer".