3/15/2010

EPDAH na Câmara de Arouca


Na passada sexta-feira, dia 12 de Março, o José Costa e a Beatriz Barros vieram apresentar à Câmara de Arouca a associação EPDAH, Engenharia Para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária, de que fazem parte, bem como alguns dos projectos em que estão envolvidos. A organização, para a qual está a ser trabalhada a aquisição de estatuto de ONG, tem como base de trabalho o voluntariado, sobretudo na área da engenharia, e, como alvo, comunidades com necessidades específicas e com enormes carências. O apoio de engenheiros na elaboração gratuita de projectos na área da construção ou de artefactos com materiais locais é uma mais valia que, bem aproveitada, poderá melhorar substancialmente o modo de vida da população dessas comunidades.
Arouca, sendo um município de características rurais, tem ainda pequenas comunidades com saberes na área da agricultura e afins (fiação, tecelagem, fabrico de licores, pastorícia). Nesses locais, com muito pouca população, as pessoas são sobretudo “domésticas” e gostariam de uma ocupação, porque sentem que ainda podem fazer alguma coisa útil. A maioria das mulheres tem os filhos, já fora de casa, ou eventualmente ainda na escola (mas também fora de casa todo o dia), e o marido só chega à noite. Sentem-se muito sós e sem objectivos. Este é um grupo de pessoas para o qual gostaríamos de encontrar ocupação. Nos casos em que a actividade produzisse materiais, seria importante garantir o seu escoamento.
Também as pessoas com Rendimento Mínimo de Inserção, muitas delas saudáveis e ainda novas, poderiam colaborar em trabalho comunitário, sentindo-se mais válidas e dando assim mais valor a esse apoio estatal.
Pareceu-nos que a mediação de um grupo como a EPDAH, seria importante, nos dois casos.
Aguardamos mais alguma informação sobre os projectos da Associação e vamos simultaneamente trabalhar alguns dos projectos, ainda embrionários, que a Câmara quer desenvolver, para acertarmos com a EPDAH o tipo de colaboração a estabelecer.

Isabel Vasconcelos
Vereadora do Ambiente e Serviços Urbanos
Câmara Municipal de Arouca