3/12/2010

Design Studio FEUP no projecto ROBVIGIL

Um consórcio de empresas portuguesas pretende lançar no mercado, em 2012, os "Robvigil", apresentados como os primeiros robôs vigilantes inteligentes do Mundo.
Dotados de uma capacidade de visão de 360 graus, estes robôs vigilantes serão capazes de detectar gases, incêndios, fumo e água no chão, e comunicar através de tele e videoconferência, quer com outros robôs quer com humanos.

"Pretende-se que estes robôs inteligentes simplifiquem as tarefas humanas, uma vez que podem ser teleguiados em tempo real através de controlo remoto, inaugurando um novo paradigma de cooperação homem/máquina", explica o INESC Porto, uma das entidades que integram o consórcio, citado pela Lusa.

Composto inteiramente por empresas portuguesas, o consórcio, que arrancou em Fevereiro, conta ainda com a participação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e as empresas Clever House - Sistemas Inteligentes, Strong Segurança e Sinepower Consultoria.

Segundo o Inesc Porto, a chegada destes robôs vigilantes inteligentes promete igualmente reduzir os riscos humanos inerentes ao sector da vigilância, "dado que as tarefas potencialmente mais perigosas passam a ser asseguradas pelo robô: seguir e cercar pessoas, atravessar locais perigosos (com gás, chamas, etc.)".

Na base deste projecto estão "tecnologias já testadas anteriormente com sucesso em projectos da FEUP e INESC Porto e que podem agora ser devidamente exploradas no mercado com os recentes avanços e a aposta nas RNG - Redes de Nova Geração".

Link 1

Link 2