O presente post visa dar resposta (a cinza) aos comentários publicados pelo leitor André S. no post
"O visão do Design de que não precisamos". Sou obrigado a coloca-lo aqui porque o blogger não aceita a publicação deste número de caracteres como comentário.
ADORAVA ASSISTIR A UMA AULA DESTE SENHOR
"CARLOS AGUIAR" E VER AO VIVO TAL BARBARIDADE. É DE RIR A TUA VISÃO!
Respeita-se a opinião do
comentador, mas posso informa-lo que também tenho constatado outras reacções nas
minhas aulas. Como compreende nem toda a gente é igual nem reage da mesma
maneira.
CARLOS! PELO QUE ESCREVES!? ESTÁS
COMPLETAMENTE FORA DE PRAZO. A TEORIA QUE TENS PARA O DESIGN É A MESMA QUE
TINHAS À 15 ANOS ATRÁS?
Não, não é. De facto uma
prática profissional continuada ao longo dos últimos 15 anos (por acaso foram
mais, mas 15 chegavam bem), associada à docência, ao estudo e investigação,
permitem-me ter hoje em dia uma visão diferente da que tinha à 15 anos, sem que para
isso tenha de fazer tábua rasa de determinados valores humanos.
A SOCIEDADE MUDA, TU NÃO QUERES MUDAR?
Depende. Gostava de lhe
contar uma pequena história:
QUANDO LHE PERGUNTARAM: “
PRETENDE DETER O PROGRESSO ? ”
HOWARD RHEINGOLD REPLICOU: “
O PROGRESSO PARA ONDE ? ”
(http://en.wikipedia.org/wiki/Howard_Rheingold)......
(http://en.wikipedia.org/wiki/Howard_Rheingold)......
DESIGN É PARA... ??? PARA QUEM ???
PESSOAS MUITO DIFERENTES!?
OU HAVERÁ UMA TABELA QUE GERA A PESSOA TIPO
QUE REPRESENTE O UNIVERSO NA SUA TOTALIDADE?
UOW!!
TENS DE SEGMENTAR! ENSINA ISSO AOS TEUS
ALUNOS!
FAZ COM QUE ELES CRIEM NEGÓCIOS E TENHAM A NOÇÃO
QUE NO MERCADO É TUDO DIFERENTE.
Por acaso as questões da segmentação dos
mercados e do empreendedorismo são tratadas genéricamente nas minhas aulas (existem unidades curriculares especificas dessas matérias) como
poderá confirmar qualquer pessoa que tenha assistido a elas - julgo não ser o
seu caso?.
POR ISSO FAZ SENTIDO PRODUTOS MUITO DIFERENTES
E SEGMENTADOS! COM COMUNICAÇÃO DIRECCIONADA.
Naturalmente que faz todo o
sentido, mas isso não contradiz a possibilidade de essa comunicação ser feita
de várias maneiras, uma das quais será a que usa a Munna, assentado num discurso
e em argumentos que não subscrevo.
O QUE ASSISTO AQUI!!!! É RISONHO!
COMO É QUE ALGUÉM TEM UM PENSAMENTO TÃO
PEQUENO E FECHADO??? E NÃO PERCEBE O QUE ESTÁ À VOLTA.
Naturalmente que essa pode
ser a sua opinião e tem todo o direito de a ter e de a exprimir, mas não posso
concordar com ela porque não identifico no meu discurso os traços típicos de um
pensamento fechado. Costumo debater os assuntos sobre os quais me debruço e
apresentar as razões das minhas ideias e tomadas de posição. Por certo aceita
que num pais livre se possa exprimir uma opinião diferente da sua?
É O MAL DE MUITOS PROFESSORES QUE PASSAM A
VIDA A DESENVOLVER TEORIAS E NÃO ACOMPANHAM NO TERRENO!
Não compreendo a afirmação
dado que, como professor convidado a tempo parcial sem exclusividade sempre vivi, ao longo de toda a minha carreira profissional, da prestações de serviços de design no
mercado real e não de uma carreira académica teórica. Infelizmente para a sua
afirmação tenho no curriculo a colaboração com três instituições de ensino
superior (uma de cada vez) para as quais fui contratado exactamente como
especialista por força da minha experiencia profissional.
NO TERRENO!!!!! A REALIDADE DO MERCADO
SAI DO SÉCULO PASSADO E VEM TER CONNOSCO AO
SÉCULO XXI.
O DESIGN NÃO É A TUA VISÃO!
Afirmação, opinativa e não sustentada mas que se naturalmente respeito, muito especialmente por ser diferente da minha. Poderemos conversar sobre o assunto com mais calma e de viva voz que a escrita destes comentários leva imenso tempo.
PORTUGAL NÃO PRECISA DE GAJOS QUE SEJAM SÓ BLA
BLA BLA E TEORIA NO PAPEL.
Não compreendo, mais uma
vez, a afirmação dado que, como professor convidado a tempo parcial sem
exclusividade sempre tive uma carreira profissional simultânea e em nenhuma época me dediquei apenas à carreira académica.
PRECISA DE GAJOS QUE FAÇAM O QUE A MUNNA FAZ E
VAI CONTINUAR A FAZER! ESPERO!
Se se refere à capacidade de
empreendedorismo e criação de postos de trabalho estou totalmente de acordo
consigo, se se refere ao discurso sobre os valores do design para o luxo
subjacentes à newsletter tenho sobre o assunto uma opinião diferente da sua, como
julgo já ter expresso anteriormente.
PARABÉNS MUNNA