2/26/2010

Static load tests

The Design Studio FEUP has started a new project.
We are now developing a holder for cylinders in various positions for several tests. This project also includes the development of a pendulum to test the crash behaivour of the plastic jackets. The device under development will be supported by a multi-axial system serving as a basis for the testing program. Holder concepts are being 3D modeled in CAD for optimizing the solution.

Method Cards da IDEO


Não sei se já tinha falado disto aqui no blog, mas cá vai na mesma. A IDEO, uma empresa conhecida pela sua metodologia focada na compreensão dos utilizadores (user-centered design), fez uma série de 51 cartões que têm como objectivo orientar um processo de pesquisa em design numa aproximação aos utilizadores, às suas necessidades, rotinas e aspirações.
As cartas estão divididas em grupos consoante o que se pretende aferir: "ask", "watch", "learn" e "try".
Chamam-se Method Cards e podem ser comprados pela internet aqui.

Utensílios de cozinha para uso com uma só mão



Na verdade parece-me que é uma espécie de justaposição de vários utensílios existentes para auxiliarem as pessoas hemiplégicas ou amputadas nas tarefas de preparação da comida (e os famosos pinos perigosos de segurar a comida continuam lá...).
Mas é bom ver que há pessoas interessadas em projectar utensílios para uso com uma só mão. Neste caso a pessoa chama-se Gabriele Meldaikyte.
Ficam duas das imagens aqui e as restantes podem ser vistas no site da Yanko.

2/24/2010

NavMetro

O projecto chama-se NavMetro e foi desenvolvido pelo professor Diamantino Freitas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Tendo, numa primeira fase sido apoiado pelo POSConhecimento e actualmente liderado pela Metro do Porto SA, em parceria com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), este projecto, que será brevemente aberto ao serviço do público-alvo foi distinguido com uma Menção Honrosa na 8ª edição do prémio Eng. Jaime Filipe, cuja cerimónia decorreu no passado dia 16 de Julho, nas instalações do Instituto Politécnico da Guarda.

Direccionado para pessoas com deficiências ao nível da visão, o projecto NavMetro apresenta-se como um sistema de informação e navegação, via telemóvel, facilitador da orientação e mobilidade para este grupo de pessoas que sem este recurso defrontam dificuldades acrescidas relativamente aos passageiros comuns para se deslocar nas estações de metro. O sistema encaminha o utilizador para pontos de interesse existentes dentro de uma estação de metropolitano. O grande objectivo é dar mais capacidade e liberdade de movimentos às pessoas e assim proporcionar-lhes uma maior qualidade na utilização do metropolitano.

CIVITAS Bus Assembly


2/23/2010

Localização DsF

Ainda não percebi muito bem se devemos dizer que é no 1º ou no 2º andar. Se entrarem pela porta sul (a indicada) e subirem de elevador ou de escadas, vão até ao piso 2, sigam ao longo da galeria aberta que corre ao longo das oficinas de mecânica e logo verão o Design Studio FEUP. Se entrarem pela porta de serviço do lado Norte, subam as escadas à esquerda e chegaram. Boa sorte. Quando formos grandes a FEUP vai ter sinaléctica adequada. (podemos todos esperar sentados...eh eh)

2/22/2010

The bodywork of Toyota Coaster was removed

The removal of the Toyota Coaster bodywork allowed us to analyze and verify all areas and chassis components that should be maintained, and that it will be in contact with some components, the floor and the bodywork structure of the CIVITAS Bus.

Thus, we concluded that the front of the floor and the dashboard of Toyota Coaster bus must be maintained, which requires the remodeling of the front of the CIVITAS Bus that was designed. To this end, it was necessary make a dimensional survey of the components that will be kept on the front.

Soon, you can see the front of CIVITAS Bus completely remodeled!

Novos Cursos 2º e 3º ciclos

O Mestrado em Design Industrial (MDI) ministrado pela FEUP entre 2000 e 2010 vai evoluir para duas novas ofertas formativas de 2º e 3º ciclos de Bolonha (MSc e PhD) em Design e Desenvolvimento de Produto.

O processo de transição passa pela oferta no ano lectivo de 2010/2011 de dois cursos de Design e Desenvolvimento de Produto: um de “Especialização” e um de “Estudos Avançados”, já aprovados pela Reitoria da Universidade do Porto.

Os primeiros anos curriculares destes dois cursos são idênticos, respectivamente, aos dos futuros Cursos de “Mestrado em Design e Desenvolvimento de Produto” e “Programa Doutoral em Design e Desenvolvimento de Produto”, cuja acreditação pela A3ES será solicitada durante o ano de 2010.

Face a este processo de transição, não serão abertas vagas para o MDI no ano lectivo de 2010/11, mantendo-se este em funcionamento apenas para conclusão das formações anteriormente iniciadas.

Os novos alunos interessados em formação nesta área (a nível de 2º ou 3º ciclo) deverão assim inscrever-se nos referidos cursos de “Especialização em Design e Desenvolvimento de Produto” ou “Estudos Avançados em Design e Desenvolvimento de Produto”, a partir dos quais terão acesso, respectivamente, aos de “Mestrado em Design e Desenvolvimento de Produto” e “Programa Doutoral em Design e Desenvolvimento de Produto” (após a acreditação destes), por atribuição de equivalência às disciplinas entretanto realizadas.

2/20/2010

FOROALFA


Disciplinas teóricas como la retórica, la historia, la comunicación, la semiología, la física, el cálculo estructural, la sociología, la economía, la estética y la etnografía, entre otras muchas, son adecuadas para hacer análisis sobre los trabajos efectuados por los diferentes tipos de diseñadores; y proveen conocimientos para que los diseñadores los apliquen en su práctica profesional. Ahora bien: ¿existe la teoría del diseño?, ¿hay algunas leyes o postulados generales propios del diseño y aplicables a todos o a una mayoría de los casos a diseñar? ¿Cuáles son los artículos, libros y autores del saber teórico propio del diseño?
Hay quienes plantean que la teoría del diseño es una asignatura aún pendiente. ¿De ser así, de qué debería ocuparse una teoría del diseño?, ¿cuál sería su función? Por el otro lado, están los que sostienen que es imposible formular una teoría para que los diseñadores apliquen a sus trabajos específicos, y que el diseño solamente produce conocimientos empíricos de validez muy relativa y no generalizables.

CATIA V5 Workshop - IMA and SimDesigner

From 17th to 19th February, the collaborators of the Design Studio FEUP completed the second part of CATIA V5 workshop, that included the modules "Image & Shape" and "SimDesigner".

2/11/2010

Jorge Pacheco_ 1941|2010

Jorge Pacheco deixa-nos um legado de qualidade ímpar no panorama do design português e uma imensa saudade. O design português ficou mais pobre.
Afável e de invulgar talento, tanto como profissional e pedagogo, a que sempre aliou uma forte intervenção associativa, muito do que melhor se pensou e projectou no design nacional de equipamento e produto teve a sua intervenção. Tanto directamente nos artefactos que projectou, como através das suas aulas e dos trabalhos de alunos que orientou, Jorge Pacheco imprimiu sempre uma marca de rigor e de inovação numa época em que o design ainda era, para tantos, para a maioria, desconhecido.



Ver tambem em APD





BUS interior