11/08/2010

Angela Morelli e o poder da infografia




Como projecto final do Master of Arts na Central Saint Martins, a Angela Morelli desenvolveu o "The Global Water Footprint of Humanity". É um trabalho de infografia baseado num relatório elaborado pela Unesco. O que a Angela fez foi traduzir os dados numéricos em imagens que permitissem perceber de forma muito mais simples, imediata e intuitiva a Crise da Água.
O resultado é um livro de 900 páginas que contém uma série de mapas e uma enciclopédia de termos relacionados com o tema da Crise da Água.
Este trabalho tem tido muito sucesso e recebeu já uma menção honrosa por "outstanding work" no INDEX:|AIGA Aspen Design Challenge. Os responsáveis pelo documento original da Unesco ouviram falar deste projecto, consultaram o livro e aperceberam-se de uma série de padrões visíveis nas infografias que, somente com recurso aos dados numéricos de que dispunham inicialmente, não tinham conseguido detectar. Adoptaram agora o livro da Angela para as comunicações e apresentações que fazem hoje em dia do seu relatório.
A Angela tem vindo a apresentar este projecto em vários pontos do mundo. Esteve recentemente em Lisboa para participar na Clarity 2010 e também em Hamamatsu, Japão, onde apresentou o seu trabalho na Universal Design Conference.
A comunicação oral do seu trabalho foi notável, sobretudo por argumentar de forma muito convincente a necessidade de alargar a área do Design Universal às preocupações com a sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo que mostrava claramente os métodos que podemos (e devemos?) seguir para suscitar a empatia de terceiros em torno destas nossas preocupações com "a causa" do Design Universal / Design Inclusivo / Design para Todos... Design para a maioria.
O projecto "The Global Water Footprint of Humanity" pode ser consultado também através dos mapas interactivos que a Angela disponibilizou no seu site. A ligação é esta.