10/25/2011

IF Design AWARD 2012






BIN 2011



Day 2 Thursday 3rd November 2011
Workshop 3 - Showroom 4 - 09:45 / 11:05
CRADLE TO CRADLE
Closed loop design and manufacturing
Ian Holmes (ES KTN)
Carlos Aguiar (FEUP UPorto)

10/23/2011

O futuro está na criatividade




Quem o diz é Sir John Sorrell, diretor do Festival de Design de Londres, que esteve em Lisboa a convite da Experimenta Design para participar no Simpósio de Economia Criativa.

E de que falamos exactamente quando falamos de criatividade?
Sorrell perdeu a conta das vezes que lhe pediram para dar uma definição de criatividade.A tal ponto que decidiu escrever um livro no qual recolheu 50 definições de design.
"As melhores são de dois miúdos. Uma rapariga de 11 anos que disse que design 'não é arte porque com a arte podemos ser mesmo esquisitos, mas com o design temos que fazer o que as outras pessoas precisam e querem'. E um rapaz disse que o design 'é o que fazemos entre o momento em que temos a ideia para o que queremos e o momento em que conseguimos ter o que queremos'"

BID



TDC 57


El Type Directors Club es una organización internacional, fundada en Nueva York en 1946, que promueve la excelencia tipográfica.
Además de realizar concursos y actividades educativas (talleres, seminarios, etc.), el Type Directors Club recibe cada año miles de trabajos llegados de una treintena de países y convoca un jurado internacional para la selección de los mejores del año.
Con esta selección, organiza una muestra itinerante que recoge libros y carteles de todo el mundo, seleccionados por su Excelencia Tipográfica.
La exposición TDC, en su 57 edición, representa el mejor diseño tipográfico y sus aplicaciones durante el año 2010.
Las piezas son el resultado y forman un conjunto cuyo nexo de unión es manejar con maestría la tipografía. Esta exposición en un escaparate de experimentos, tendencias y diseños editados por todo el mundo, en un homenaje al papel y a la impresión.
DIMAD y la Central de Diseño continúan una tradición que se inició hace años trayendo esta muestra al público madrileño.


di_madrid



best_ed



10/20/2011

The Alloy



Collaboration between engineers and Industrial Designer



The chairman of British Design Innovation (BDI) has made a public appeal for increased collaboration between engineers and Industrial Designers for the greater good of the UK economy.

Gus Desbarats stated that building a stronger knowledge-sharing alliance between Industrial Designers and engineers would establish a "great leap forward" in developing and commercialising new innovations, intellectual property and technology transfer within the UK. "Working together would lead to increased sales, stronger brands and more successful companies."

Read more: http://www.dexigner.com/news/24067#ixzz1bJ2cfZUU

10/17/2011

3ª fase EDDP candidaturas

Estão abertas candidaturas, no sítio da FEUP, até ao dia 20 de Outubro de 2011, para a 3ª fase de admissão ao Curso de Especialização em Design e Desenvolvimento de Produto. Agradece-se a divulgação. Obrigado

Orfeu negro


http://www.orfeunegro.org/

O Design e o Ensino do Desenho


A BIENAL EXD'11 CONVIDA A PARTICIPAR:

MESA REDONDA | O Design e o Ensino do Desenho_22 Out — 15:00

LOUNGING SPACE_Entrada Gratuita

Mesa Redonda sobre o ensino do desenho no design e lançamento do livro Design pelo Desenho: Exercícios, Jogos, Problemas e Simulações de Philip Cabau. O desenho é cada vez mais reconhecido como uma ferramenta de pensamento projectual e, contudo, os cursos nas areas projectuais têm cada vez menos desenho nos seus curricula. Esta contradição é o assunto central deste debate que envolve diversas personalidades relacionadas com a prática e o ensino do Design e da Arquitectura em diversas instituições do ensino superior.

Participantes: Fernando Brizio, Manuel Graça Dias, Fernando Poeiras, Francisco Providência e Vitor da Silva.

Moderador/Coordenador: Philip Cabau

10/15/2011


Quem luta nem sempre ganha, mas quem não luta perde sempre

Discurso de Jobs em Stantford 2005

Debate


4ª feira, dia 19 de Outubro de 2011, das 21h00 às 23h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem como oradores convidados Mário Soares, antigo Presidente da República e Adriano Moreira, Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa e membro da Academia das Ciências de Lisboa. 

Informações e inscrições aqui: http://paginas.fe.up.pt/~novosparadigmas/

10/14/2011

Font Park


"Font Park" é o maior portal de fontes não-comerciais da internet. O banco de dados actual tem mais de 70 mil fontes catalogadas por ordem alfabética e divididas em 82 categorias, compatíveis com PC, Mac e Linux. Para saber mais informações sobre uma determinada fonte, basta clicar em download e uma página com informações detalhadas será aberta, incluindo todo o mapa de caracteres e um espaço para teste. O serviço é gratuito e sem necessidade cadastro."

Zonamento venda bilhetes metro NY


10/06/2011

Steve Jobs 1955-2011



A Apple anunciou que Steve Jobs, fundador da prestigiada marca da maçã e criador de produtos como o Macintosh, o iPad ou o iPhone, morreu na quarta-feira aos 56 anos de idade. O ex-CEO da Apple sofria de cancro no pâncreas.
"Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs faleceu hoje", indica um curto comunicado do conselho de administração da Apple. Na página de entrada do site da empresa a homenagem a Steve Jobs é curta e clara: "A Apple perdeu um visionário e um génio criativo, e o mundo perdeu um ser humano extraordinário. Todos nós que tivemos a sorte de conhecer e trabalhar com Steve Jobs perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixou uma empresa que só mesmo ele poderia ter construído, e o seu espírito permanecerá para sempre como o alicerce da Apple."


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/steve-jobs-1955-2011-fotogaleria-e-videos=f678446#ixzz1ZxXGKnEc


10/01/2011

Cadeiras



Mestrado em Design

http://www.esdi.uerj.br/pos-graduacao/index.html

Lucy Niemeyer



Este trabalho pretende fazer uma explanação da resultante da aplicação da semiótica ao design e de observar o design de um ponto de vista semiótico.
Design foi um dos campos profissionais em que houve um inicial e continuado, apesar de não generalizado, interesse em aplicação da semiótica. Na busca de construção de fundamentos teóricos em uma área da atividade caracterizada pela tênue conceituação disciplinar, designers adotaram a semiótica como base.
Isto aconteceu quando a Europa descobriu Charles Sanders Peirce. Segundo Nadin, isto se deu quando Max Bense, ao dar continuidade à sua busca para uma fundamentação científica para estética, chegou à teoria do signo (1970, 1971); e quando designers do Leste Europeu, enfrentando os constrangimentos típicos de um pensamento dogmático, abordaram os problemas dos códigos seus trabalhos futuros segundo uma nova perspectiva. Nos Estados Unidos e no Brasil, o interesse dos designers em semiótica foi manifestado mais tarde por influência de estudantes ou professores da Hochschule für Gestaltung, em Ulm, como Klaus Krippendorff e Tomás Maldonado, ou pela contaminação de outros campos, predominantemente dos estudos literários, como os poetas e críticos vanguardistas de São Paulo Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
Desde o começo de minha vida profissional eu aplico os princípios semióticos nos meus trabalhos de design. A certa altura da minha vida eu comecei a ensinar semiótica a designers, em cursos de graduação e pós-graduação, e a orientar aqueles que queriam aplicar semiótica em seus trabalhos (segue, ver restante artigo em:

http://needesign.com/semiotica-no-design/#more-880)

e mais http://tipografos.net/brasil/lucy-niemeyer.html