2/28/2011

Bicicletas Valdemiro - OVAR

João Benta gostou da "cabra"
Nos recentes Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada dispudados em Castelo de Vide, João Benta foi o corredor da formação de Sobrado que disputou a prova de contra-relógio (Sub-23), devidamente "equipado" com uma bicicleta exclusiva para o efeito, saída da oficina de Valdemiro Cardoso.
O jovem corredor, estreante numa prova com estas caracterìsticas, viria a fazer o décimo melhor tempo montado na sua "cabra" e gostou da experiência. "Para lá da estreia, onde procurei dar o máximo, senti-me muito bem na nova bicicleta. Estou ainda a crescer como ciclista, sei que tenho de trabalhar muito, mas não há dúvida que a máquina é mesmo um luxo", confessou Benta

CIBEM10 - Porto


 Comité Organizador do CIBEM 2011 convida-o a participar no 10º Congresso Iberoamericano de Engenharia Mecânica que terá lugar no Porto - Cidade Património Mundial da Humanidade.

No seguimento das anteriores edições, o CIBEM conta com a participação de professores, investigadores, profissionais e alunos de Engenharia Mecânica. Trata-se de um evento bianual promovido pela Federação Iberoamericana de Engenharia Mecânica. As anteriores edições tiveram lugar em Madrid, Espanha (1993), Belo Horizonte, Brasil (1995), Havana, Cuba (1997), Santiago do Chile, Chile (1999), Mérida, Venezuela (2001), Coimbra, Portugal (2003), Cidade do México, México (2005), Cusco, Peru (2007) e em Las Palmas, Espanha (2009).

CIBEM é um fórum de discussão na área da engenharia mecânica abrangendo os mais clássicos temas, bem como emergentes tópicos, tais como, biomecânica, imagem , novos materiais, micro e nanotecnologias, microfluídos, novas fontes energéticas, novos conceitos no desenvolvimento de produto, mecânica computacional, mecânica experimental, modelações avançadas, etc.

Os participantes do CIBEM 2011 terão a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos, de os discutirem com especialistas e investigadores e de promoverem o aparecimento de novas ideias e sinergias que irão influenciar e contribuir para a investigação futura da Engenharia Mecânica e áreas relacionadas.

Aguardamos por contribuições de investigadores, alunos, especialistas e profissionais de Engenharia Mecânica e áreas afim esperando recebê-los no Porto em Setembro de 2011 para o CIBEM 2011.



http://paginas.fe.up.pt/~cibem10/

6ª CLME 2011 - Maputo

http://paginas.fe.up.pt/clme/2011/


Sobre o tema central "A Engenharia como Alavanca para o Desenvolvimento e Sustentabilidade", este 6o Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia é organizado em conjunto pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pela Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (FEUEM) e pelas Ordens dos Engenheiros de Portugal e de Moçambique. O Congresso decorrerá em Maputo  entre 29 de Agosto e 2 de Setembro de 2011, em local a indicar oportunamente.


Pela primeira vez o design industrial estará representado estando a ser organizado um Workshop para divulgação do tema e dos cursos de Mestrado e Doutoramento da FEUP.

6º CIPED - Lisboa


10, 11, 12 - Out. Oct. - 2011- Lisboa 2011

Fundação Calouste Gulbenkian
Uma Agenda para o Design

Depois de cinco bem sucedidas edições no Brasil, o 6º CIPED ganha uma nova dimensão com a sua primeira edição em solo Europeu, sendo apadrinhado/organizado pelo CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da FA-UTL.

O congresso decorrerá de 10 a 12 Outubro 2011 em Lisboa, nos auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, com o mote “An Agenda for Design”, procurando afirmar-se como um marco internacional na disseminação de investigações nas principais áreas do Design (Comunicação, Produto e Moda), mas também do Ergodesign, do Design Inclusivo e da Urbanidade.

O 6º CIPED conta com a presença de oradores de renome em seis áreas científicas, para as quais também serão aceites apresentações orais e em poster, aprovadas pela Comissão Cientifica no sistema de Double-blind peer-review. As comunicações aceites farão parte do livro de Abstracts e as melhores destas serão alvo de publicação integral nas Actas do Congresso.

2/18/2011

Nissan EV


http://www.designboom.com/weblog/cat/16/view/11700/nissan-townpod-ev.html


Nissan recently revealed its townpod ev concept which aims to combine private and commercial features with an electrically powered drivetrain. the townpod EV was on display at the paris auto show, with only a few details revealed. The vehicle has a sizable frame that allows ample space for passengers and cargo.. the back seats are removable and adjustable giving a lot or a little more truck room. the trunk hatch itself splits into two horizontal swinging doors to make loading and unloading easy, while a small sunroof like opening in the roof allows larger objects to squeeze inside. 

Buckminster Fuller



http://www.designboom.com/weblog/cat/8/view/11676/bucky-fuller-spaceship-earth.html

bucky fuller & spaceship earth is the title of a new exhibition looking at the work of buckminster fuller being held at ivorypress art + books in madrid. the show is running from september 1 to october 30 and is curated by norman foster and luis fernández-galiano. the exhibition features drawings and models including the recently completed recreation of the dymaxion car. foster worked with fuller for the last 12 years of his life and explains that fuller  ‘had a profound influence on my own work and thinking’. the new dymaxion car was commissioned by foster based on fuller’s own drawings and prototypes. the prototype was built in east sussex by the car restoration company crosthwaite & gardiner. 

hella-jongerius



http://www.designboom.com/weblog/cat/8/view/12708/hella-jongerius-at-museum-boijmans-van-beuningen.html

http://www.good.is/post/hella-jongerius-designs-300-unique-vases-to-accompany-her-book/

sami-knife-exhibition

  http://www.designboom.com/weblog/cat/8/view/12662/sami-knife-exhibition-at-saint-etienne-biennale-2010.html

2/13/2011



A "ENGENHO E OBRA" - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento - ONGD, associação da sociedade civil, de direito privado e fins não lucrativos. 

Tem como objecto a concepção, execução e apoio a programas e projectos de cooperação para o desenvolvimento, assistência humanitária, de ajuda de emergência e de protecção e promoção dos direitos humanos. Tem ainda como objecto a intervenção nas áreas de ensino, educação e cultura, de assistência científica e técnica, de emprego e formação profissional, de protecção e defesa do ambiente, de desenvolvimento rural, de educação para o desenvolvimento, bem como da execução de todo o tipo de empreitada global que se destine à promoção e melhoramento das condições de vida das populações. Tem finalmente como objecto a promoção, divulgação e disseminação da língua portuguesa no Mundo


http://www.engenhoeobra.org/

2/08/2011

A ler

Serge Latouche (Vannes, 12 de janeiro de 1940) é um economista e filósofo francês. Muito influenciado pelos trabalhos de François Partant, Latouche é membro fundador e ex-presidente da associação « La ligne d'horizon », cujo objetivo é prosseguir as reflexões de Partant, contidas em seus livros e artigos. Também conhecido por seus trabalhos de Antropologia econômica, Latouche desenvolveu uma teoria crítica da ortodoxia econômica. Denunciou o economicismo e o utilitarismo nas Ciências Sociais e criticou, tanto através de uma argumentação teórica consistente como da abordagem empírica, constituída de numerosos exemplos, o conceito de desenvolvimento e as noções de eficácia e racionalidade econômica. Segundo Latouche, é preciso descolonizar nosso imaginário. Em especial, desistir do imaginário econômico (...) Redescobrir que a verdadeira riqueza consiste no pleno desenvolvimento das relações sociais de convívio em um mundo são, e que esse objetivo pode ser alcançado com serenidade, na frugalidade, na sobriedade, até mesmo em uma certa austeridade no consumo material, ou seja, aquilo que alguns preconizaram sob o slogan gandhiano ou tolstoísta de "simplicidade voluntária".
Adversário do consumismo e da racionalidade instrumental, contrário à ocidentalização do planeta, Latouche é um dos mais conhecidos partidários do decrescimento sustentável.
Serge Latouche atua em vários coletivos na elaboração do conceito de pós-desenvolvimento. É também um dos contribuintes históricos de La Revue du MAUSS (Mouvement anti-utilitariste en sciences sociales), professor emérito da Faculdade de Direito, Economia e Gestão Jean Monnet da Universidade de Paris XI (Paris-Sud), em Sceaux, e no Institut d'études du dévoloppement économique et social (IEDS) de Paris. Além disso, dirige o Groupe de Recherche en Anthropologie, Épistémologie et Économie de la Pauvreté (GRAEEP).

Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno

"O conceito de decrescimento tem duas fontes: uma antropológica, que é a crítica antiga da economia, da modernidade e da base original do homo economicus e que teve sua glória nos anos 1970. A mensagem de Ivan Illich, de quem me considero discípulo, é a de que viveríamos melhor de outra maneira. Dito de outra forma, é desejável sair deste sistema que nos leva à catástrofe. O segundo momento da teoria do decrescimento, ligado, principalmente, à ecologia e ao relatório do Clube de Roma, é o da sua imperatividade por razões físicas. Devemos então unir o desejo e a necessidade. Podemos viver muito bem de outra maneira."
Serge Latouche

"Fomos formatados pelo imaginário do 'sempre mais', da acumulação ilimitada, dessa mecânica que parece virtuosa e que agora se mostra infernal por seus efeitos destruidores sobre a humanidade e o planeta. A necessidade de mudar essa lógica é a de reinventar uma sociedade em uma escala humana, uma sociedade que reencontre seu sentido da medida e do limite que nos é imposto porque, como dizia meu colega Nicholas Georgescu-Roegen, 'um crescimento infinito é incompatível com um mundo finito'."

Neste Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno o autor expõe seu projecto de uma sociedade do decrescimento e descreve como se deveria realizar essa transição nas sociedades consumistas, evitando, deste modo, uma catástrofe ecológica e humana, pois os recursos do planeta não são inesgotáveis. Para Serge Latouche, o decrescimento é uma 'utopia concreta': não podemos continuar a perseguir infinitamente o crescimento, a economia e o progresso económico, quando o nosso planeta se encontra em declínio – é preciso um modelo alternativo, uma filosofia e um modo de vida gradual e serenamente decrescente.

2/05/2011

Global Village

      

Open Source Ecology is developing and testing the Global Village Construction Set, a set of tools to build replicable, open source, modern, off-grid resilient communities. By weaving open source permacultural and technological cycles together, we intend to provide basic human needs while being good stewards of the land, using resources sustainably, and pursuing right livelihood. With the gift of openly shared information, we can produce industrial products locally using open source design and digital fabrication. This frees us from the need to participate in the wasteful resource flows of the larger economy by letting us produce our own materials and components for the technologies we use. We see small, independent, land-based economies as means to transform societies, address pressing world issues, and evolve to freedom.
Factor e Farm is the land-based facility where we are putting this theory into practice. Here we are testing the prototypes of of Global Village Construction Set by using them to support a community of developers, working piece by piece towards self sufficiency. Ultimately, our goal is to make this self sufficiency available to all. To this end, the GVCS is designed to be self-replicable. After the first set is complete, it will be used to fabricate copies of itself from raw materials (or the cost of scrap metal). At that point we will shift to begin developing networks of interconnected self-sufficient villages and homes.
Taken literally, open source means that the goods and knowledge for reproducing the complete product (the "source") is freely accessible (open), and ecology is the study of living interactions between organisms and their natural environment. From a human perspective, we seek to push our vision of ecology beyond ecological crisis and into ecological harmony and human productivity.