11/20/2011

D de design(ers)


A coleção D é uma edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda em parceria com a Silvadesigners que assume a responsabilidade pelo conceito, design e conteúdos editoriais.
Esta parceria coincide com o interesse da INCM em revelar áreas de excelência da cultura portuguesa contemporânea. Os objectivos são historiar o design português e exibir uma montra do potencial criativo de Portugal , a partir da obra de uma selecção rigorosa de designers históricos e actuais. Os livros são de pequeno formato, 128 páginas e a uma cadência de 6 títulos por ano. O público-alvo são estudantes e professores dos ensinos secundário e universitário e as comunidades profissionais ligadas às artes plásticas, design, ilustração e publicidade. A edição bilingue permite o contacto e disponibilidade com livrarias das instituições culturais estrangeiras

11/18/2011

Quem desenhou?


The green school



Recomenda-se



These 101 concise lessons in design, drawing, the creative process, and presentation - from the basics of "How to Draw a Line" to the complexities of color theory--provide a much-needed primer in architectural literacy, making concrete what too often is left nebulous or open-ended in the architecture curriculum. Each lesson utilizes a two-page format, with a brief explanation and an illustration that can range from diagrammatic to whimsical. The lesson on "How to Draw a Line" is illustrated by examples of good and bad lines; a lesson on the dangers of awkward floor level changes shows the television actor Dick Van Dyke in the midst of a pratfall; a discussion of the proportional differences between traditional and modern buildings features a drawing of a building split neatly in half between the two.



The way we live now


http://designmuseum.org/exhibitions/2011/terence-conran

11/10/2011

Pedido de divulgação

Junto se divulga, a pedido dos organizadores, a seguinte informação:



 READY? GO. 
Até ao final de Janeiro de 2012, Paredes Polo de Design de Mobiliário vai promover residências para designers e concursos nas áreas do Design e Escultura para estudantes e artistas nacionais e estrangeiros. 

Art on Chairs International Design Competition 
Concurso Internacional para estudantes e profissionais de Design 
Candidaturas até 31 de Janeiro de 2012 
A Universidade de Aveiro através do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura), lança o Art on Chairs International Design Competition, um concurso para a valorização do produto nas indústrias de mobiliário do concelho de Paredes. 
O objetivo é encontrar e divulgar soluções inovadoras e originais destinadas à produção industrial e artesanal de cadeiras pelas indústrias de mobiliário de Paredes. 
Os projetos premiados e respetivos protótipos, bem como as restantes propostas inicialmente selecionadas, farão parte da exposição internacional Art on Chairs, que se realiza em Paredes a partir de setembro de 2012. 
O júri do Arts on Chairs International Design Competition será presidido pelo designer Henrique Cayatte, Presidente do Centro Português de Design. 
Mais informações e regulamento 

More Design. More Industry. 
Concurso para residências em empresas de mobiliário de Paredes. 
Candidaturas até 10 de Dezembro de 2011. 
Uma experiência criativa na indústria de mobiliário para licenciados em Design e profissionais de Design. 
Em parceria com o ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) e a ESAD (Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos), Paredes Polo do Design de Mobiliário atribui, através de concurso, nove bolsas para residências de designers portugueses e estrangeiros nas empresas de mobiliário do concelho de Paredes. 
As residências terão a duração de oito meses e cada residente será acompanhado por um tutor/designer sénior. 
Durante as residências será produzido um documentário a exibir na exposição internacional Art on Chairs, de Setembro a Novembro de 2012. Na exposição serão também exibidos os trabalhos desenvolvidos no período da residência. 
Mais informações e regulamento 


Concurso para o Circuito Aberto de Arte Pública de Paredes 
Concurso para obras de arte urbana contemporânea destinado a artistas de qualquer nacionalidade. 
Candidaturas até 10 de Dezembro de 2011. 
O Concurso para o Circuito Aberto de Arte Pública (CAAP) é promovido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, entidade contratada pelo Município de Paredes para o seu desenvolvimento e implementação. Destina-se a selecionar 6 artistas e respetivas obras para integrarem o CAAP, a inaugurar em Paredes em 2012. 
O circuito estender-se-á ao longo da zona urbana consolidada, utilizando o património, a paisagem ou as ruas comerciais como salas de um museu, estimulando o prazer de ver, a experiência da arte e a relação de proximidade entre artista e espetador. 
Juntamente com as obras selecionadas em concurso, vão integrar o CAAP obras de conceituados artistas plásticos como Alberto Carneiro, Rui Chafes, José Pedro Croft, Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Rita McBride e Didier Fiuza Faustino. 
Mais informações e regulamento