10/25/2011

IF Design AWARD 2012






BIN 2011



Day 2 Thursday 3rd November 2011
Workshop 3 - Showroom 4 - 09:45 / 11:05
CRADLE TO CRADLE
Closed loop design and manufacturing
Ian Holmes (ES KTN)
Carlos Aguiar (FEUP UPorto)

10/23/2011

O futuro está na criatividade




Quem o diz é Sir John Sorrell, diretor do Festival de Design de Londres, que esteve em Lisboa a convite da Experimenta Design para participar no Simpósio de Economia Criativa.

E de que falamos exactamente quando falamos de criatividade?
Sorrell perdeu a conta das vezes que lhe pediram para dar uma definição de criatividade.A tal ponto que decidiu escrever um livro no qual recolheu 50 definições de design.
"As melhores são de dois miúdos. Uma rapariga de 11 anos que disse que design 'não é arte porque com a arte podemos ser mesmo esquisitos, mas com o design temos que fazer o que as outras pessoas precisam e querem'. E um rapaz disse que o design 'é o que fazemos entre o momento em que temos a ideia para o que queremos e o momento em que conseguimos ter o que queremos'"

BID



TDC 57


El Type Directors Club es una organización internacional, fundada en Nueva York en 1946, que promueve la excelencia tipográfica.
Además de realizar concursos y actividades educativas (talleres, seminarios, etc.), el Type Directors Club recibe cada año miles de trabajos llegados de una treintena de países y convoca un jurado internacional para la selección de los mejores del año.
Con esta selección, organiza una muestra itinerante que recoge libros y carteles de todo el mundo, seleccionados por su Excelencia Tipográfica.
La exposición TDC, en su 57 edición, representa el mejor diseño tipográfico y sus aplicaciones durante el año 2010.
Las piezas son el resultado y forman un conjunto cuyo nexo de unión es manejar con maestría la tipografía. Esta exposición en un escaparate de experimentos, tendencias y diseños editados por todo el mundo, en un homenaje al papel y a la impresión.
DIMAD y la Central de Diseño continúan una tradición que se inició hace años trayendo esta muestra al público madrileño.


di_madrid



best_ed



10/20/2011

The Alloy



Collaboration between engineers and Industrial Designer



The chairman of British Design Innovation (BDI) has made a public appeal for increased collaboration between engineers and Industrial Designers for the greater good of the UK economy.

Gus Desbarats stated that building a stronger knowledge-sharing alliance between Industrial Designers and engineers would establish a "great leap forward" in developing and commercialising new innovations, intellectual property and technology transfer within the UK. "Working together would lead to increased sales, stronger brands and more successful companies."

Read more: http://www.dexigner.com/news/24067#ixzz1bJ2cfZUU

10/17/2011

3ª fase EDDP candidaturas

Estão abertas candidaturas, no sítio da FEUP, até ao dia 20 de Outubro de 2011, para a 3ª fase de admissão ao Curso de Especialização em Design e Desenvolvimento de Produto. Agradece-se a divulgação. Obrigado

Orfeu negro


http://www.orfeunegro.org/

O Design e o Ensino do Desenho


A BIENAL EXD'11 CONVIDA A PARTICIPAR:

MESA REDONDA | O Design e o Ensino do Desenho_22 Out — 15:00

LOUNGING SPACE_Entrada Gratuita

Mesa Redonda sobre o ensino do desenho no design e lançamento do livro Design pelo Desenho: Exercícios, Jogos, Problemas e Simulações de Philip Cabau. O desenho é cada vez mais reconhecido como uma ferramenta de pensamento projectual e, contudo, os cursos nas areas projectuais têm cada vez menos desenho nos seus curricula. Esta contradição é o assunto central deste debate que envolve diversas personalidades relacionadas com a prática e o ensino do Design e da Arquitectura em diversas instituições do ensino superior.

Participantes: Fernando Brizio, Manuel Graça Dias, Fernando Poeiras, Francisco Providência e Vitor da Silva.

Moderador/Coordenador: Philip Cabau

10/15/2011


Quem luta nem sempre ganha, mas quem não luta perde sempre

Discurso de Jobs em Stantford 2005

Debate


4ª feira, dia 19 de Outubro de 2011, das 21h00 às 23h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem como oradores convidados Mário Soares, antigo Presidente da República e Adriano Moreira, Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa e membro da Academia das Ciências de Lisboa. 

Informações e inscrições aqui: http://paginas.fe.up.pt/~novosparadigmas/

10/14/2011

Font Park


"Font Park" é o maior portal de fontes não-comerciais da internet. O banco de dados actual tem mais de 70 mil fontes catalogadas por ordem alfabética e divididas em 82 categorias, compatíveis com PC, Mac e Linux. Para saber mais informações sobre uma determinada fonte, basta clicar em download e uma página com informações detalhadas será aberta, incluindo todo o mapa de caracteres e um espaço para teste. O serviço é gratuito e sem necessidade cadastro."

Zonamento venda bilhetes metro NY


10/06/2011

Steve Jobs 1955-2011



A Apple anunciou que Steve Jobs, fundador da prestigiada marca da maçã e criador de produtos como o Macintosh, o iPad ou o iPhone, morreu na quarta-feira aos 56 anos de idade. O ex-CEO da Apple sofria de cancro no pâncreas.
"Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs faleceu hoje", indica um curto comunicado do conselho de administração da Apple. Na página de entrada do site da empresa a homenagem a Steve Jobs é curta e clara: "A Apple perdeu um visionário e um génio criativo, e o mundo perdeu um ser humano extraordinário. Todos nós que tivemos a sorte de conhecer e trabalhar com Steve Jobs perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixou uma empresa que só mesmo ele poderia ter construído, e o seu espírito permanecerá para sempre como o alicerce da Apple."


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/steve-jobs-1955-2011-fotogaleria-e-videos=f678446#ixzz1ZxXGKnEc


10/01/2011

Cadeiras



Mestrado em Design

http://www.esdi.uerj.br/pos-graduacao/index.html

Lucy Niemeyer



Este trabalho pretende fazer uma explanação da resultante da aplicação da semiótica ao design e de observar o design de um ponto de vista semiótico.
Design foi um dos campos profissionais em que houve um inicial e continuado, apesar de não generalizado, interesse em aplicação da semiótica. Na busca de construção de fundamentos teóricos em uma área da atividade caracterizada pela tênue conceituação disciplinar, designers adotaram a semiótica como base.
Isto aconteceu quando a Europa descobriu Charles Sanders Peirce. Segundo Nadin, isto se deu quando Max Bense, ao dar continuidade à sua busca para uma fundamentação científica para estética, chegou à teoria do signo (1970, 1971); e quando designers do Leste Europeu, enfrentando os constrangimentos típicos de um pensamento dogmático, abordaram os problemas dos códigos seus trabalhos futuros segundo uma nova perspectiva. Nos Estados Unidos e no Brasil, o interesse dos designers em semiótica foi manifestado mais tarde por influência de estudantes ou professores da Hochschule für Gestaltung, em Ulm, como Klaus Krippendorff e Tomás Maldonado, ou pela contaminação de outros campos, predominantemente dos estudos literários, como os poetas e críticos vanguardistas de São Paulo Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
Desde o começo de minha vida profissional eu aplico os princípios semióticos nos meus trabalhos de design. A certa altura da minha vida eu comecei a ensinar semiótica a designers, em cursos de graduação e pós-graduação, e a orientar aqueles que queriam aplicar semiótica em seus trabalhos (segue, ver restante artigo em:

http://needesign.com/semiotica-no-design/#more-880)

e mais http://tipografos.net/brasil/lucy-niemeyer.html

9/30/2011

III Feira de Doação e Venda de Materiais e Equipamentos Escolares


Boa tarde,

Vimos relembrar que estamos em fase de recolha de materiais e equipamentos para doar/ vender na III Feira de Doação e Venda de Materiais e Equipamentos Escolares, a realizar-se de 11 a 13 de Outubro.
Entregue-nos os materiais e equipamentos, até dia 10 de Outubro na sala A211, entre as 9:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 16:30.
Todos os materiais e equipamentos devem estar em bom estado, podendo ser doados ou vendidos por um preço simbólico.

Muito obrigado e votos de bom fim de semana,

Nuno Santos
Unidade de Orientação e Integração
FEUP

9/29/2011

Sena da Silva


Um livro dedicado à vida e obra de António Sena da Silva (1926-2001), notável designer que foi também professor, arquitecto, divulgador, gestor e o primeiro presidente do Centro Português do Design, foi publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2009.


Esta edição – que inclui textos de especialistas de várias áreas disciplinares, alguns dos quais companheiros de percurso – revela a actualidade do seu pensamento e o seu decisivo contributo para a afirmação e consolidação do Design em Portugal. Cada um dos 17 autores que colaboram nesta edição abordou uma determinada faceta da sua vida e obra.

A edição integra ainda uma biografia, um levantamento de trabalhos e projectos e uma colectânea dos seus textos, muitos deles inéditos.

Em Portugal, António Sena da Silva foi uma das vozes que mais sublinhou a necessidade imperiosa de um design mais sustentável, chamando a atenção para o seu significado na avaliação e política de gestão, alertando para a indispensável requalificação dos recursos humanos, reavaliação dos níveis salariais, racionalização de procedimentos e aproveitamento criativo e inovador dos recursos existentes. Com a entrega e paixão que colocava em tudo o que fazia, defendia a necessidade de uma mudança efectiva no modo de pensar e agir. Os caminhos que foi tentando abrir, a sua cultura, a consciência e o modo como criava e motivava equipas fazem dele uma referência na sua área, testemunhada neste livro.

Trata-se da terceira obra publicada pela Fundação dedicada a grandes designers nacionais, depois das edições sobre Sebastião Rodrigues (1995) e Daciano da Costa (2001). Publicada em colaboração com o Centro Português de Design, esta edição é coordenada por Bárbara Coutinho, directora do Mude (Museu do Design)




Daciano - Colaboradores de sempre






Daciano Costa foi um dos mais destacados designers portugueses.
O seu mobiliário de escritório tornou-se um clássico contemporâneo.
Criou ambientes nos espaços interiores da Biblioteca Nacional e no «palácio» da Gulbenkian. A sua obra integra arquitectura de interiores, design de mobiliário, industrial, de exposições e gráfico, para além de cenografia e figurinos.
Nascido em 1933 em Lisboa, Daciano Costa frequentou a Escola de Artes Decorativas de António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
Com formação em pintura, DC começou a trabalhar no atelier do pintor e arquitectoFrederico George, que via como o seu mestre de eleição, também nesta ambivalência que sempre teve entre várias disciplinas. A sua colaboração mostrou-se "fundamental na formação da sua sensibilidade e da metodologia que viria adoptar na abordagem do processo de projecto", contou à agência Lusa o arquitecto João Paulo Martins, que com ele conviveu.
"Tenho atelier desde 59, quando deixei de trabalhar com o Frederico George. Comecei em Belém, no Pavilhão da Independência, no que sobrou da Exposição do Mundo Português, onde havia ateliers de artistas, sobretudo de escultores. Não me afirmo completamente como designer, porque no fundo o que eu tenho feito mais é arquitectura de interiores e design de mobiliário. Não quer dizer que não tenha já feito outras coisas e que não esteja preparado para fazer outras", contou numa entrevista em 1994 ao jornal PÚBLICO.
DC foi fundador da empresa Risco - Projectistas e Consultores de Design, SARL


http://entipografia.web.ua.pt/programa.html


28 / set / 2011
Programa final e alinhamento dos oradores
A conferência vai realizar-se no dia 30 de Setembro de 2011 (sexta-feira), no Auditório Joaquim José da Cunha, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (isca) da Universidade de Aveiro. O programa inclui:
  • 2 sessões de comunicações (artigos);
  • 1 sessão de apresentação de projetos (posters);
  • 2 conferências de oradores convidados;



Manobras

http://manobrasnoporto.com/#5diasdemanobras


9/28/2011

Eduardo Afonso Dias




Sebastião Rodrigues (1929 - 1997)

A Sebastião Rodrigues deve-se a imagem gráfica de prestígio que tem ainda hoje a Fundação Calouste Gulbenkian. Desde o cartazes, desdobráveis, livros, catálogos, etc., muito material publicado pela Gulbenkian foi projectado desde a década de 60 por S. Rodrigues. Nascido e criado no Dafundo, Sebastião Rodrigues exerceu o seu ofício em Lisboa. Desde muito cedo aprendeu o ofício com o pai, executando pequenas tarefas gráficas para o serviço de publicidade do jornal A Voz.

Em 1945 foi trabalhar para o Atelier de Publicidade Artística (APA) onde veio a conhecer o seu futuro companheiro de trabalho, Manuel Rodrigues, que o acompanhou durante 30 anos.
Sebastião Rodrigues trabalhava com todos aqueles que faziam parte do vasto processo de produção gráfica e com todos eles trocava conhecimentos e experiências.
Com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian (1959-60), viajou durante meio ano pelo Norte do País para recolher material gráfico de raiz popular.
Foi nestas e noutras viagens que fazia com frequência que Sebastião Rodrigues recolheu o material que viria a constituir matéria prima para os seus trabalhos.
Na pesquisa e no aprofundamento das raízes da cultura popular portuguesa está uma das chaves da qualidade do seu trabalho.
Sebastião Rodrigues era um perfeicionista. O domínio de todo o processo de design, desde a concepção ao produto final era feito com todo o rigor.
Combinou as potencialidades da impressão em offset com inspiração de raiz popular e tradicional e ainda com influências tão vastas que vão desde o design americano (Alvin Lustig) ao nacional (Victor Palla).
O seu grafismo foi uma das heranças deixadas por Victor Palla. A grande inovação estava na harmonização do lettering utilizado na capa do livro e da ilustração que geralmente estava sempre presente.

Afiar facas



http://forums.egullet.org/index.php?/topic/26036-knife-maintenance-and-sharpening/

Knife Sharpening


Last week I was taught how to sharpen our kitchen knives by a wood carver, Howard Raybould, who's been honing his technique for 30 years. It's the most useful skill I've acquired since learning how to ride a bike.
Howard arrived bearing: a wooden board; a clamp to attach the board to the table with; a damp cloth to put on the board; a small oilcan with paraffin oil in it (diluted), a sharpening stone, 10 inches long, smoother on one side than the other, a metal file with a wooden handle  (hard but fragile), a tube of metal polish, a leather belt for polishing the knives and a not very clean cleaning rag. The small blackboard was for drawing pictures of knife edges on. We already had the steel.
Two hours later I had learned: a) The rudiments of how to sharpen knives. b) That it's pointless running your finger across the blade to judge its sharpness, use your eyes. c) You use the steel towards the end not at the beginning. d) That the best angle to sharpen the knife is this one, and absolutely not that one — even though the two angles are very similar, and e) that it's not possible to learn knife sharpening and write meaningful notes about the subject at the same time.
Now all I need is 30 years practice and I'll be as good as Howard is. And maybe by then I'll be able to teach you.

http://observersroom.designobserver.com/johnthackara/post/knife-sharpening/28618/


Minimalismo

http://minimalissimo.com

Morpho

TYP

Japanese product designer and art director Teruhiro Yanagihara ofIsolation Unit has designed TYP – an elegant collection of leather goods for the Tokyo based leather manufacturer Morpho.
The collection essentially comprises a variety of booklets or wallets, a brand concept derived from a paper and stationary theme. Available in ISO standard paper sizes (C4, A4, A5, B6, A6, A7), TYP has a very thin and simple design, which is emphasised by the closing mechanism that works only through folding. The booklets are also available in a variety of colours.



Design Review




Designa 2011



DESIGNA 2011

Síntese
Conferência anual de investigação em Design que adopta o tema do clássico ensaio de Tomás Maldonado A Esperança Projectual, com o propósito de reflectir sobre o desempenho da criatividade em tempo de crise. O evento conta com um leque de conferencistas convidados, a par da apresentação de comunicações resultantes de um ‘blind call for papers’, a publicar.
Apresentação
Tem-se desperdiçado a oportunidade de reflectir sobre a vastidão dos problemas conceptuais e operativos colocados pelo Design, considerado como processo de projecto ou enquanto um produto que acentua a dialéctica do concreto. É da consciência dessa falta que nasce a vontade de proporcionar alguma sistematicidade à reflexão, criando rotinas de encontro capazes de gerar o sentido de comunidade de prática e de dar visibilidade a este corpus disciplinar, no todo e aos seus diversos ramos especializados, que vão da arte e da comunicação à indústria. Muitos dos temas discutidos pelos designers e pelos críticos e teóricos da cultura gravitam em torno da melhoria das condições de vida e do valor estético e económico dos produtos, tangíveis ou imateriais. (Ler mais)


9/25/2011

O suave mistério da palavra "design"



15 anos de Design na UA

Brand designed to celebrate 15 years of training in design at the University of Aveiro, Portugal. Its design is sustained in the square with rounded corners to meet the shape of the Griffon Vulture, present in the brand of the university, thus preserving their formal identity.