5/14/2009

Inscrições abertas


















Inscrição on line para dia 18 em: http://feeltheplanetearth.org e por email para dia 19 em: monteiro@fe.up.pt

5/09/2009

dia dedicado ao Design e Cidadania na FEUP

O DESIGN studio FEUP organiza no dia 19 de Junho de 2009 um dia dedicado ao Design e Cidadania na FEUP.
Esta iniciativa visa dar-nos a conhecer na academia e promover a visibilidade interna em torno das emergentes acções de Design de Engenho e para a Solidariedade que pretendemos desenvolver de forma cooperativa.
O programa previsto comporta da parte da manhã 10:30 – 12:30 (instalações do Design Studio FEUP) uma reunião de trabalho dos elementos afectos aos diferentes projectos da FEUP nestas área, com representantes de instituições exteriores e da parte de tarde 14:30 – 18:30 (Salão Nobre ou um dos anfiteatro dos “queijos”) uma sessão pública com duas palestras e um debate.
Na reunião de trabalho das 10:30 tentaremos pré-analisar possibilidades de identificação de projectos de Design de Engenho em torno de necessidades reportadas pelos elementos externos, bem como discutir a construção de modelos de financiamento e implementação.
Presenças previstas:
Elementos do Design studio FEUP
1.Carlos Aguiar
2.Carla Monteiro
Elementos da FEUP
3.António Torres Marques
4.Barbedo Magalhães
5.Joaquim Gabriel
6.Falcão e Cunha
Elementos actualmente envolvidos em Projectos do Design Studio Feup
7.Renato Bispo
8.Ana Correia de Barros
9.Noémia
10.Lígia
Elementos do CRPG (Centro de Reabilitação Profissional de Gaia)
11.Cristina Crisóstomo
12.Emília Mendes
Elementos do GAS Porto
13.Sergio Silva (FAO Roma)
Elementos do EpDAM
14.César Águia
15.Tiago Silva Granja?
Elemento da AMI (?)
16.Fernando Nobre (?)
Elemento dos MSF (?)
17.Nome (?)
Representante das Misericórdias (?)
18.António Paulo
Da Universidade de S. Paulo (USP)
19.Maria Cecília Loschiavos
Outros contactos com ONGs
20.Nome
21.nome

Para a sessão pública das 14:30 apontamos para o seguinte programa:
14:30 - Abertura e boas vindas – Director da FEUP Prof. Carlos Costa (ou seu representante)
14:35 – O Design Studio Feup, o Design de Engenho e o dia Design e Cidadania FEUP
14:45 – Palestra por Maria Cecília Loschiavos dos Santos – DESIGN e CIDADANIA
15:30 – Palestra por Jan Carel Diehl – international projects on sustainable product innovation especially in emerging markets

16:15 – Coffe Break

16:45 – Debate com painel constituído por:
·Nome
·Nome
·Nome
·Nome
18:15 – Encerramento …..
18:30 – Fim

A divulgação do evento será feita junto de:
FEUP (meio 1, meio 2, meio 3); U Porto (meio 1, meio 2, meio 3); CPD; completar com sugestões

O publico que se espera poder reunir será maioritáriamente constituido por: Completar
………………………………….
Referencias:
We champion industrial design as a tool to address social issues, a vehicle for global life improvement, and a catalyst for individual and community empowerment.
Project H Design
…………………………….
“The majority of the world’s designers focus all their efforts on developing products and services exclusively for the richest 10% of the world’s customers. Nothing less than a revolution in design is needed to reach the other 90%.”
—Dr. Paul Polak, International Development Enterprises

Quem tem?

Equipamento de registo do Movimento dos olhos

5/07/2009

O Celta também está a ganhar forma






O Celta também está a ganhar forma






Ergoterapia - "Cap-Ergo"



Ergoterapia, s. f. (fr. ergothérapie; ing. ergotherapy). Método de tratamento e de reeducação activa dos inválidos e enfermos, que consiste em fazê-los executar um trabalho apropriado às suas capacidades funcionais diminuídas e que permite, assim, melhorar o seu equilíbrio psíquico. [definição no site Médicos de Portugal].

No site da Cap-Ergo podem ver-se exemplos de ajudas técnicas e ajudas para reabilitação, criadas com base nos princípios da utilização de tecnologia apropriada. Podem também ler-se textos acerca da correcta intervenção de um ergoterapeuta, do seu papel no âmbito da ajuda humanitária e dos princípios a ter em conta no desenvolvimento de ajudas:

"Une aide simple et bon marché qui est conçue et fabriquée pour satisfaire les besoins d'une personne en particulier donne souvent de meilleurs résultats qu'une aide plus coûteuse achetée dans le commerce.
Il est intéressant de s'adresser en priorité aux artisans : ils connaissent les différents matériaux disponibles et leurs caractéristiques. Ils seront une bonne source d'information.Un travail en collaboration avec eux se révèlera enrichissant du point de vue humain, technique et économique. Il est important d'exploiter
toute possibilité de faire fonctionner l'économie du pays dans lequel on travaille. De plus, il est essentiel de garder à l'esprit que l'aide apportée est généralement ponctuelle.
Le personnel local, la personne en situation de handicap ou ses proches doivent pouvoir réparer, adapter ou modifier l'aide technique après le départ de l'ergothérapeute."

A ganhar forma...


A ganhar forma...


5/06/2009

Próxima reunião grupo de trabalho

Quinta feira 14 de Maio pelas 15:00 no Design Studio

"DogS - Designers dreaming of a better world"

Nem de propósito, chego a casa depois da reunião no Design Studio e encontro isto: http://nordicdogs.com/
Este é um site de dois designers noruegueses que se estabeleceram em Maputo e na página de apresentação da equipa pode ler-se este texto:

We believe that the projective thinking and methods based on searching for betterment that is inherent in design is a way to improve an imperfect world.Our every-day is completely influenced by humans, often in complete opposition with nature and natural laws.
We like to use our skills as designers to realize dreams of a more sustainable, creative and happy future.


Deixo ainda outra ligação para o trabalho específico que estão a desenvolver em Moçambique e os projectos que têm para parcerias futuras: DogS in Mozambique.

(Novos?) valores do Design

“THE BEST WAY TO PREDICT THE FUTURE IS TO DESIGN IT”
Buckminster Fuller |1895-1983
(http://en.wikipedia.org/wiki/Buckminster_Fuller)

Todos os recursos e capacidades, cobertos pelos inúmeros territórios da polissémica actividade do design, deveriam dar o seu melhor, nestes tempos onde o tempo se torna cada vez mais escasso, para construir um futuro viável para humanidade nesta nave espacial Terra que tão descuidada e efemeramente ocupamos.
Muito mais do que buscar um propósito apenas centrado na conformação do significado cultural dos artefactos, muitas vezes construído em torno da exclusividade e da novidade a qualquer preço; indiferente ao contexto sócio económico em que vive mais de metade da população do planeta (com um rendimento diário inferior a 2$) o design deve urgentemente reafirmar a sua capacidade de se articular com todas as outras valências do projecto para, em cooperação, construir uma nova postura operativa, garantindo a salvaguarda de valores de equidade e
sustentabilidade da espécie humana e para além dela, do planeta.
A escassez de recursos naturais, que lança a economia mundial e o preço de bens essenciais, em cíclicas e frenéticas espirais de especulação é agora cada vez mais um cenário incontornável, impossível de ignorar, e no qual a crise financeira generalizada do fim de 2008 veio patentear a inquietante fragilidade da regulação apenas baseada no equilíbrio do sistema finaceiro.


QUANDO LHE PERGUNTARAM: “PRETENDE DETER O PROGRESSO” HOWARD RHEINGOLD CRÍTICO DA TECNOLOGIA REPLICOU: “O PROGRESSO PARA ONDE?”
(http://en.wikipedia.org/wiki/Howard_Rheingold)

O design, conformador de argumentos e gerador de emoções e significados tem de ser capaz de se colocar claramente ao serviço das pessoas, e não, como até agora, do consumo, promovendo uma vivencia renovada em maior sintonia com os recursos e o meio, difundindo e valorizando uma apropriação renovada dos valores da racionalidade e do engenho.
É necessário pensar em “menos impacto ambiental” em muitas frentes: nos materiais utilizados, no processo de fabrico, e na energia realmente necessária a tudo o ciclo de vida do objecto, desde a sua origem à deposição, passando naturalmente pela utilização. É necessário que os bens sejam mais usados e mais partilhados. É necessário que o balaço custo energético/dividendos seja muito
mais ponderado e optimizado.
Se nas sociedades da abundância o novo Design é fundamental para construir o imperativo de minimizar o desperdício; por exemplo deixando de submeter a racionalidade térmica dos edifícios a modas formais em arquitectura (fala-se disto há 30 anos e tão pouca atenção se continua a dar ao assunto!), nos cenários de grande carência o engenho do Design terá de encontrar soluções imaginativas para levar produtos e serviços às populações que as ajudem a construir uma melhoria verdadeira na sua qualidade de vida e não apenas a aumentar o consumo de bens, a prazo, destruidor daquela.


“SIMPLICITY IS THE ULTIMATE SOPHISTICATION”
Leonardo da Vinci
(http://en.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci)

A busca da essência das coisas e dos sentimentos está há muito arredada da cultura ocidental. Uma leitura enviesada das virtudes da técnica (e do inovador de uma forma geral) conduziu toda a máquina produtiva e cultural no sentido da complexidade crescente, muitas vezes sem se questionar da razoabilidade dessa opção.
Os mais simples objectos do nosso dia a dia viram-se dotados de capacidades e funções a maior parte das quais são completamente inúteis (ou visam apenas a obtenção de vantagens num perverso sistema de influencia mais ou menos subliminar do consumidor) que os transformam em vorazes consumidores de energia e candidatos a uma rápida obsolescência e a uma duvidosa fiabilidade.
Um dispositivo eléctrico movido a células foto voltaicas para mexer o café não é mais ecológico do que um movido a pilhas! Não, ambos são totalmente absurdos, irresponsáveis e ambientalmente criminosos. Par mexer o café o ideal é uma colher reutilizável. Provavelmente durará uns séculos, pode ser reciclada, não gasta qualquer energia. Se alguém é capaz de beber um café também é capaz de o mexer com uma colher! E já agora; já pensou em usar menos açúcar?


“HUMANS DO NOT SEE AND ACT ON THE PHYSICAL QUALITIES OF THINGS, BUT ON WHAT THEY MEAN TO THEM”
Klaus Krippendorf;The Semantic Turn, a new foundation for design
(http://www.asc.upenn.edu/usr/krippendorff/)

Ao criar significado inteligível e como tal fruível aos objectos, o design, permite uma diferente apropriação destes através de valores afectivos e simbólicos. À luz desta enorme capacidade, a reformulação da relação do homem com a energia que consome necessita de ser reinventada em novos moldes baseada em artefactos menos dependentes desta, mas porventura de maior significado, consumindo menos e a partir de fontes mais sustentáveis.
Para essa reinvenção uma nova hierarquia de valores (humanos e tecnológicos) é fundamental, articulada com a capacidade de questionar verdadeiramente os modelos e pressupostos geralmente aceites como inquestionáveis.
A semiótica dos artefactos e toda a base cultural do design devem ser ferramentas fundamentais para reencontrar uma relação reconstruída com os artefactos que cada vez mais se terão de assumir sobretudo como “meios” “ferramentas” para ajudar o homem a sobreviver, face a condições cada vez de maior escassez, e cada vez menos como mitificados “objectos” anipuladores cuja simples posse é por si só uma suficiente razão de existirem e de existirmos.

“AFFORDABILITY ISN'T EVERYTHING, IT'S THE ONLY THING”
Paul Polak
(http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Polak)

A maior parte da humanidade vive com menos de dois dólares por dia, e este número está a crescer em muitas zonas do globo. Neste contexto qual é o significado de muitas das inovações que a técnica moderna nos propõe? Uma factura energética crescente para um número cada vez menor de pessoas? Será possível manter essa via? Será simplesmente eticamente responsável tentar essa via?
Urge uma distribuição mais equilibrada do bem estar para a globalidade dos povos e a energia é um bem de primeira necessidade, para a alimentação para o aquecimento, para a saúde.
A globalização fez-se apenas nos mercados e não nas condições de vida das pessoas.
É neste campo que o design pode dar importantes contributos se for capaz de assumir como “caderno de encargos” uma nova agenda baseada numa visão menos egocêntrica e mais consciente do panorama real dos recursos e das condições de vida das pessoas.
A tecnologia hoje em dia disponível deve ser cuidadosamente ponderada. A emergência de novos quadros de obtenção de soluções como a valorização da tecnologia apropriada é fundamental.


5/05/2009

Department of Mechanical Engineering-Engineering Mechanics at Michigan Technological University


The Department of Mechanical Engineering-Engineering Mechanics at
Michigan Technological University is proud to have been selected as the
FIRST MECHANICAL ENGINEERING PROGRAM in the Peace Corps Masters
International Program.

For more information on the program please see our department website
at http://www.me.mtu.edu/peacecorps/ or contact Dr. Michele Miller
(mhmiller@mtu.edu) or Dr. John Gershenson (jkgershe@mtu.edu).






Jan Carel Diehl


Within the DfS program he is managing the international projects on sustainable product innovation especially in emerging markets. The main focus of his research is the know-how transfer and implementation of sustainable product innovation into an international context. He is has been working with industries (like Philips, Whirlpool, Bosch-Siemens) and universities (like in the USA, India, and Indonesia) in the field of sustainable product innovation in about 30 countries world-wide. Next to his position at the TU Delft he is consultant for UNIDO and UNEP and invited lecturer at universities in amongst others Portugal, Colombia and Austria. He is co-author of the new to be published UNEP Design for Sustainability (D4S) manual for Developing Economies (D4S EE).

Project H Design

"Project H Design is a charitable organization that supports, inspires, and delivers life-improving humanitarian product design solutions. We champion industrial design as a tool to address social issues, a vehicle for global life improvement, and a catalyst for individual and community empowerment.
Project H Design encourages the reorientation of the design industry towards a more socially-impactful and humanitarian entity through a variety of initiatives that include design thinking, production and distribution, funding, design academics, and local chapter projects."

5/04/2009

Grupo de trabalho para o evento FEUP 19 de Junho

1ª reunião no Design Studio quarta feira dia 6 de Maio pelas 9:00

Carlos Aguiar
Barbedo Magalhães
António Torres Marques
Antonieta Costa
Cesar Águia
Ana Correia de Barros
Ligia Lopes
Carla Monteiro

5/03/2009

Deadline for submissions is May 30, 2009

College Engineering Challenge

The Arial Home Initiative is offering $1,000 cash awards to students or teams of students who contribute ideas that will improve the functionality of our Arial Homes. The details of this Humanitarian Engineering Challenge can be seen by downloading the PowerPoint file (below). Your submission can be in any format that you wish, but photos, graphs, and short videos would be particularly valuable in terms of explaining your design.

Since we are seeking all the good ideas we can find, the deadline for submissions is May 30, 2009. Please consider how you can use your creative energy to find new and better solutions to the major problems associated with poverty in this world.

-Tom Pirelli, Princeton BSE 1969, Executive Director of The Arial Home Initiative
(link)

5/02/2009



Conferencia na FEUP dia 19 de Junho

Mais detalhes em breve

Cecilia Loschiavo dos Santos na FEUP


MARCH 25, 2009 – UCLA – School of Public Affairs – Department of Urban Planning Students Visit to the University of São Paulo - USP - São Paulo Experiential Educational Experience (ver aqui)

ALEXANDRE MANU no PORTO


Dia 18 de Junho na Alfandega - mais informações em breve. (Para saber mais sobre Alexander Manu clique aqui e aqui )

+ DESIGN


DESIGN is a program that collects inspiring design solutions. It's about leading creatively and celebrating creative problem solving that makes a difference. (ver aqui)

@Issue, the popular journal of business and design is now a very promising-looking blog.

What implications does the current global economic crisis have for design?

For Gong Szeto the answers lie in understanding how design has evolved over the last hundred years in parallel with capitalism. "Design as Derivative: Weapons of Mass Disruption." (ver aqui)

JaipurKnee


Um grupo de estudantes de Stanford, numa parte do curso intitulada Biomedical Device Design and Evaluation, criou uma prótese "low-cost". Custa 20 dólares e está a ser implementada junto de amputados na Índia. Para além da óbvia vantagem do custo, apresenta ainda outras mais-valias como os sistemas de articulação em várias direcções além da tradicional num único eixo do tipo "dobradiça". Esta mais-valia, dizem os responsáveis pelo projecto, permite uma melhor adaptação ao terreno acidentado existente na Índia.

Para uma descrição mais detalhada, consultar esta ligação.

Estão aí...

É importante não esquecer que a Normédica e a Ajutec começam já na próxima Quinta-feira, dia 7, na Exponor.
As ligações para os sites são as que se seguem:

http://www.normedica.exponor.pt/

http://www.ajutec.exponor.pt/

Nesta ligação está o formulário para pedido de um convite, que pode ser enviado através de e-mail e depois impresso para apresentação à entrada da feira.

"Próteses, minis e tremoços"

Depois do anúncio à licenciatura, eis uma ligação para um blogue, cujo nome está no título deste post, criado por uma turma de Ortoprotesia da UAlg onde há muita informação (actualizada) acerca de próteses e não só.

4/25/2009

World Shelters



Following the disastrous tsunami in 2004, World Shelters raised funds to provide 20 shelters to International Medical Corps for use in Sri Lanka as portable medical clinics. Additional shelters were delivered to a village in Galle, Sri Lanka and in Banda Aceh, Indonesia. International Medical Corps was founded in 1984 by volunteer physicians and nurses. IMC is a private, nonpolitical, nonsectarian global humanitarian organization dedicated to saving lives and eradicating suffering through emergency relief, development and health care training programs. The shelters shipped for IMC’s use as clinics measured 23 ft long x 11 ft wide x 8.5 ft tall, with 255 square feet of space. Each shelter was packed in two bundles weighing a total of 125 lbs, able to be hand-carried and easily transported by two people. IMC used additional shelters both for housing and services for displaced persons and for IMC’s own operations. (ver aqui)

World Shelters



Following the disastrous tsunami in 2004, World Shelters raised funds to provide 20 shelters to International Medical Corps for use in Sri Lanka as portable medical clinics. Additional shelters were delivered to a village in Galle, Sri Lanka and in Banda Aceh, Indonesia. International Medical Corps was founded in 1984 by volunteer physicians and nurses. IMC is a private, nonpolitical, nonsectarian global humanitarian organization dedicated to saving lives and eradicating suffering through emergency relief, development and health care training programs. The shelters shipped for IMC’s use as clinics measured 23 ft long x 11 ft wide x 8.5 ft tall, with 255 square feet of space. Each shelter was packed in two bundles weighing a total of 125 lbs, able to be hand-carried and easily transported by two people. IMC used additional shelters both for housing and services for displaced persons and for IMC’s own operations. (ver aqui)

Design Science Methodology



Design Science is a problem solving approach which entails a rigorous, systematic study of the deliberate ordering of the components in our Universe. Fuller believed that this study needs to be comprehensive in order to gain a global perspective when pursuing solutions to problems humanity is facing.

"The function of what I call design science is to solve problems by introducing into the environment new artifacts, the availability of which will induce their spontaneous employment by humans and thus, coincidentally, cause humans to abandon their previous problem-producing behaviors and devices. For example, when humans have a vital need to cross the roaring rapids of a river, as a design scientist I would design them a bridge, causing them, I am sure, to abandon spontaneously and forever the risking of their lives by trying to swim to the other shore."

—R. Buckminster Fuller from Cosmography

Design Science Methodology



Design Science is a problem solving approach which entails a rigorous, systematic study of the deliberate ordering of the components in our Universe. Fuller believed that this study needs to be comprehensive in order to gain a global perspective when pursuing solutions to problems humanity is facing.

"The function of what I call design science is to solve problems by introducing into the environment new artifacts, the availability of which will induce their spontaneous employment by humans and thus, coincidentally, cause humans to abandon their previous problem-producing behaviors and devices. For example, when humans have a vital need to cross the roaring rapids of a river, as a design scientist I would design them a bridge, causing them, I am sure, to abandon spontaneously and forever the risking of their lives by trying to swim to the other shore."

—R. Buckminster Fuller from Cosmography

Katrina Shelters


Temple to Temple has been working in the Mississippi Gulf Coast since the first weeks after Hurricane Katrina, with continuous support from World Shelters. Their initial objectives were to provide immediate relief to the devastated neighborhoods in East Biloxi peninsula that were hit simultaneously by 27ft storm surge from the north and the south. These low-income neighborhoods are a mix of African American and Vietnamese communities. Based in the Buddhist Temple in East Biloxi, Temple to Temple created a 'point of distribution' that provide food, water, ice, household supplies and many other identified services such as debris removal to the surrounding neighborhood.

Katrina Shelters


Temple to Temple has been working in the Mississippi Gulf Coast since the first weeks after Hurricane Katrina, with continuous support from World Shelters. Their initial objectives were to provide immediate relief to the devastated neighborhoods in East Biloxi peninsula that were hit simultaneously by 27ft storm surge from the north and the south. These low-income neighborhoods are a mix of African American and Vietnamese communities. Based in the Buddhist Temple in East Biloxi, Temple to Temple created a 'point of distribution' that provide food, water, ice, household supplies and many other identified services such as debris removal to the surrounding neighborhood.

Buckminster Fuller


“For the first time in history it is now possible to take care of everybody at a higher standard of living than any have ever known.
Only ten years ago the ‘more with less’ technology reached the point where this could be done. All humanity now has the option to become enduringly successful.”

– R. Buckminster Fuller, 1980

Buckminster Fuller


“For the first time in history it is now possible to take care of everybody at a higher standard of living than any have ever known.
Only ten years ago the ‘more with less’ technology reached the point where this could be done. All humanity now has the option to become enduringly successful.”

– R. Buckminster Fuller, 1980

Reunião dia 22

No âmbito do cluster das “Ajudas Técnicas” realizou-se no passado dia 22 de Abril uma reunião que teve lugar no Design Studio FEUP com o objectivo de fortalecer ligações e criar várias parcerias. Para contextualizar o cluster das “Ajudas Técnicas” foram apresentadas as diferentes áreas de intervenção do Design Studio FEUP e as relações existentes entre os projectos que decorrem no âmbito das mesmas, salientando-se também os doutoramentos e projectos de investigação de Renato Bispo, Ana Correia Barros e António Gomes (em preparação).
Ao longo da reunião, cada membro apresentou o seu projecto. Deste modo, é de referir o trabalho que Ana Correia Barros (IADE) tem vindo a desenvolver em conjunto com várias instituições médicas sobre a relação emocional que as pessoas estabelecem com as ajudas técnicas, nomeadamente vítimas de AVC. Assim, referiu alguns aspectos que concluiu como o facto de as pessoas não aderirem às ajudas técnicas padronizadas, preferindo criar os seus próprios utensílios, de forma a adaptarem-se às suas necessidades bem como fugir ao estigma de que as ajudas técnicas têm associadas características diferentes dos produtos comuns. O objectivo do seu projecto visa também a concepção de equipamentos para pessoas limitadas com um aspecto que não fira as suas susceptibilidades, evitando que estas se sintam excluídas ou diferentes.
O doutoramento de Renato Bispo, que vai ao encontro dos objectivos de Ana Correia Barros, integra-se na área da melhoria, redesign e dimensionamento do mesmo tipo de produtos, e procura conceber objectos que não diferenciem as pessoas pela deficiência e que minimizem o preconceito do uso – design inclusivo.
Relativamente a António Gomes, este ainda não tem o completamente definido o seu plano de doutoramento, mas pretende que este seja enquadrado nas áreas da sua formação profissional, pois o seu percurso curricular passa por uma licenciatura em engenharia mecânica e, actualmente, finaliza o mestrado em design industrial. O seu contributo poderá ser relevante na consiliação da área do design com a engenharia numa vertente industrial (produção).
Dos restantes presentes:
Arlindo Silva, com formação em Engenharia Mecânica e professor no IST (instituto superior técnico de Lisboa), destaca-se na área do design inclusivo, na metodologia projectual e metodologia de selecção de materiais. A sua participação nas ajudas técnicas deve-se ao livro sobre cadeiras de rodas manuais, de autoria conjunta com Pedro Barbosa Rodrigues no ano de 2000.
Augusto Coelho, docente da Escola Superior Aveiro Norte – Universidade de Aveiro, encontra-se actualmente envolvido num projecto de design de uma ambulância.
Participaram também neste encontro dois ex-alunos de Design da Universidade de Aveiro, David Reis e Eduardo Noronha, que desenvolvem agora a carreira profissional na Plural Design que se encontra no edifício da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Estes jovens designers ambicionam o desenvolvimento do design de uma cadeira de rodas, em que a imagem desmistifique a imagem do deficiente. Para tal, foram mencionados alguns conselhos e directivas que devem ter em conta para que o seu projecto tenha sucesso, nomeadamente o facto de acrescentar valor ao produto, sem se mentalizarem que as cadeiras já existentes não são um “boas”.
Da parte do professor Jorge Lino ficou o conselho de que para além de se pensar nos projectos, deve-se pensar na forma de os viabilizar economicamente, procurando o apoio de empresas bem como de financiamentos.
Miguel Velhote Correia, com formação na área da Engenharia Electrónica, tem vindo a desenvolver um estudo sobre a movimentação humana e é responsável pelo projecto sobre percepção visual o movimento humano (em colaboração com a Universidade do Minho, Neurologia de Coimbra e a FEUP). Estas actividades resultaram no desenvolvimento de um dispositivo que previne a doença do pé diabético, inicialmente pensado para amputados, mas devido a questões financeiras considerou-se mais rentável a aplicação do dispositivo no diagnóstico dos doentes com diabetes.
Cristina Crisóstomo, em representação do CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, pretende sistematizar o conhecimento sobre doenças e acidentes que decorrem de deficiências e incapacidades e apoiou a estratégia de política de inclusão social das pessoas com deficiências e incapacidades.
Um elemento da equipa de Teresa Restivo fez referência aos projectos em que se encontra inserido: o Lipocalibrador e Hand Grip.
De formação na área da engenharia mecânica, Bruno Sá, representante da empresa MEDmat INNOVATION, deu a conhecer as potencialidades que esta possui na área do desenvolvimento, prototipagem e concepção de próteses personalizadas através de moldes construídos com base no utilizador. Esta técnica permite aproximar a prótese ao utilizador em aspectos como a cor da pele, entre outros.
Por fim, o professor Carlos Aguiar fez referência à Associação Portuguesa de Vela Adaptada, que poderá servir de base aos projectos das Ajudas Técnicas.




Superbus

























(referencia de Fátima Kanitar)
O Superbus é um projecto financiado pelo governo holandês concebido pela Universidade de Tecnologia de Delft com o intuito de ser uma alternativa aos transportes ferroviários de alta velocidade. Com 15 m de comprimento e 2,50 m de largura, as suas dimensões em nada diferem das de outras viaturas de transporte de passageiros. Porém, devido à ausência do compartimento inferior para bagagens e à colocação baixa dos assentos, possui uma altura total de apenas 1,70 m. Assemelha-se assim a uma longa lâmina que corta o ar rente ao solo com um coeficiente aerodinâmico tão invejável como 0,2! (ver aqui)